shadow

2 ANOS DE PERFUMART NO AR!

Perfumart - 2 anos do site

“Hoje vai ser uma festa; bolo e guaraná, muito doce pra você…”

Há pouco mais de 2 anos, decidi agrupar, em um só local, todas as resenhas de perfumes escritas por mim e publicadas em fóruns nacionais e internacionais, além das parcerias que conquistei com empresas do ramo, trazendo benefícios e descontos para os leitores, dicas e curiosidades sobre a arte da perfumaria e a minha consultoria personalizada.

O projeto levou cerca de 2 meses para tomar forma, já que eu queria mais do que um simples “blog” e este tipo de material era (e ainda é, de certa maneira) mal difundido no nosso País, pois são poucos os sites que abordam, com exclusividade, o mundo da perfumaria.

Entre tropeços e anseios e muitas horas de trabalho diário, os passos foram sendo dados: primeiro veio o nome, de forma que pudesse ser compreendido, facilmente, em outras línguas, o logotipo, o registro do domínio, a busca por uma boa hospedagem, que atendesse a minha urgência e a minha falta de conhecimento em websites, etc. E no dia 15 de outubro de 2013, o site foi ao ar!

Pedras no caminho.

Porém, pouco após completar 1 ano no ar, veio o primeiro problema: as páginas não abriam, o servidor (que era internacional) não estava dando o suporte necessário e ainda reclamava do montante de material que eu produzia. Fiquei cerca de 15 dias sem conseguir publicar um post sequer. A solução foi migrar para um servidor nacional, sabendo que eu teria de enfrentar a tão famosa plataforma WordPress. Ou seja: refazer tudo da estaca zero.

E assim foi feito: muitas horas assistindo tutoriais em vídeo, entendendo linguagens de programação, pesquisando temas, widgets, criando um banco de dados com todo o material que eu já havia publicado até então (em ordem cronológica) e, o pior de tudo: perdendo seguidores. Foram exatos dois meses (entre abril e junho) para refazer o site e colocá-lo no ar novamente, do jeitinho que eu queria (e podia). Modernizações foram feitas, como busca por tags, criação de newsletter, ligação com as mídias sociais do portal, etc. Todos os artigos e listas foram republicados, na sua devida ordem, a fim de manter intacto o conteúdo do site.

Dizem que “há males que vem para o bem” e eu acredito. O portal ficou muito mais interativo e bonito do que era antes e, com o tempo, acredito que só tende a melhorar. Desde então, só nesses quatro meses, já obtivemos 53.490 visualizações de páginas, com sessões que incluem Portugal, Estados Unidos, Índia, China, etc. O vídeo de 15 segundos que eu fiz para o Instagram, quando recebi o kit de lançamento do Dior Sauvage, teve um alcance de mais de 12 mil pessoas, só no Facebook, durante aquela semana. E olha que eu ainda não resolvi resenhar em vídeo, eim? 🙂 (porém, já fiz uma entrevista muito bacana com o perfumista da Amberfig Parfums).

Mas a verdade é que um dos maiores apelos motivacionais que recebi, quando tudo saiu do ar (e eu pensei em deixar de lado) foi o apoio de alguns leitores meus, que me enviaram mensagens privadas por e-mail, facebook ou até mesmo nos grupos afins, perguntando o que havia acontecido com o site, dizendo que já não conseguiam comprar mais nada, antes de olharem as minhas resenhas. Portanto, a todos que estão lendo este texto agora, saibam que vocês fizeram a diferença!

Perfumart - post 2 anos do site

O trabalho continua.

O foco principal continua sendo criar um amplo banco de resenhas em Língua Portuguesa, das mais diversas marcas de perfumes, trazendo para o público brasileiro um pouco do que já existia lá fora, com alguns sites que se tornaram, ao longo dos anos, verdadeiras enciclopédias virtuais, referências olfativas para milhões de apaixonados por perfumes de todo o mundo.

O Perfumart continua recebendo material do mundo inteiro, inclusive, de empresas do ramo da Alta Perfumaria, que demonstram interesse em verem suas fragrâncias analisadas e resenhadas em um site brasileiro, pois é sabido que o nosso público investe bilhões de dólares por ano em perfumes e cosméticos, inclusive, fazendo uso de seus cartões de crédito internacionais, obtendo fragrâncias mais caras e exclusivas para suas coleções.

Agradecimentos:

Dá trabalho, é cansativo, custa dinheiro, perde-se muito tempo, mas dividir esta paixão com pessoas que buscam o que eu já busquei no passado ou que tem muito para acrescentar, com conhecimentos que estão além dos meus, é muito prazeroso. Como eu sempre digo: “perfume é o acessório da pele”. É capaz de mudar o nosso humor, melhorar a nossa autoestima, conquistar, seduzir, embelezar e, é claro, perfumar os nossos caminhos.

E como toda boa fragrância, o que eu mais quero é que o Perfumart deixe rastro por onde vá e fixe muito na mente de vocês. Obrigado a todos que participaram ou ainda fazem parte desta história: Lush Brasil, Natura, Época Cosméticos, Free Itália Perfumes, Prestige Ass. de Com. e MKT, etc.

E fiquem ligados (as)! Vamos ter alguns sorteios através das nossas redes sociais. Mas para isso, vocês precisam fazer o papel que vos cabe: curtir, seguir e compartilhar, né? Não custa nada, não dói e ainda ajuda a espalhar conhecimento. 🙂

Instagram: https://instagram.com/perfumart
Facebook: https://www.facebook.com/perfumartbrasil
Google+ : https://plus.google.com/+PerfumartBrasil/posts
Twitter: https://twitter.com/perfumartbrasil

Sigamos rumo ao 3º aniversário!


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

6 comments on “2 ANOS DE PERFUMART NO AR!

  1. JOSE CIPRIANO DA SILVA

    BEM DEPOIS DE LER TUDO QUE VC ESCREVEU , SÓ TENHO UMA COISA PARA TE FALAR: CONTINUA. DESISTIR NUNCA! SEJA PERSEVERANTE, POIS O MUNDO PRECISA DE PESSOAS COMO VC, QUE SABEM TER A CORAGEM QUE VC SEMPRE TEVE E TEM DE ENFRENTAR TODOS OS DESAFIOS QUE ENTRAM NA TUA VIDA. E VC, COM TUA CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, PASSA POR TODOS ELES, AFINAL VC É UM VENCEDOR, MESMO QUE VC ACHE QUE NÃO. TUA FAMÍLIA TE AMA.

  2. Parabéns, Cassiano.
    Quase todos os dias acesso aqui pra ver novas resenhas.
    Eu fiquei meio triste quando o site saiu do ar, mas que bom que voltou com tudo.
    Há poucos sites nacionais especializados em perfumes e o seu sem dúvida é o mais bonito visualmente e tem um conteúdo sensacional.
    Continue assim. Siga firme. E desejo mais sucesso.
    Abraços.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »