shadow

FCE Cosmetique 2016: tudo sobre a maior feira de cosméticos da América Latina.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - Testada A FCE Pharma, FCE Cosmetique e POWTECH Brasil celebraram mais uma edição de sucesso, que ocorreu entre 10 e 12 de maio de 2016, em São Paulo. Com um perfil de público de alto nível de qualificação e poder decisório, incluindo representantes de importantes marcas como Hypermarcas, Eurofarma, Natura e L’Oréal, 14.137 visitas foram registradas nesta edição, dentre elas 44% com perfil decisório, como presidentes, vice-presidentes, diretores e sócios-proprietários de revendas do País e do exterior.

A FCE Cosmetique ofereceu formatos diferenciados em seu Circuito do Conhecimento e Inovação, que combinou a Arena do Conhecimento – um auditório aberto ao público que apresenta palestras voltadas à inovação, tendências e lançamentos do setor –, a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia – a área de trabalhos científicos em formato de e-pôsteres – e a FCE Innovation Area – um espaço desenvolvido para aproximar diferentes núcleos de inovação existentes no Brasil com as principais indústrias e profissionais do setor.

O Perfumart esteve lá e mostra para você as principais tendências.

Quem segue o Perfumart através das redes sociais (Fan page, Instagram, etc.) conseguiu acompanhar um pouquinho do imenso leque de informações e tendências apresentados na Feira. Agora, o portal mostra, com mais detalhes, as principais novidades do universo da perfumaria, bem como alguns nomes envolvidos por trás dos processos de fabricação, muitas vezes, desconhecidos pelo consumidor final.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 38

Ao ingressar no pavilhão, o primeiro estande era o da Vollmens Fragrances. A Vollmens é uma empresa brasileira e familiar, fundada em 2004, que conta com uma equipe de profissionais especializada no mercado de perfumaria e com uma gama de ingredientes composta pelos melhores produtos, importados dos principais produtores ao redor do mundo, compondo o órgão dos perfumistas para a criação das fragrâncias Vollmens. Atualmente, a empresa atua na criação de fragrâncias para os seguintes segmentos de mercado:

✓ Cosméticos: Cuidados capilares, cuidado com a pele e produtos para banho;
✓ Perfumaria fina: Feminina, Masculina e Infantil;
✓ Perfumes de ambientes: velas, sprays e varetas;
✓ Produtos de limpeza: cuidados com o lar e com as roupas;
✓ Produtos PET Care: produtos voltados para uso em animais;
✓ PVC: aplicação de fragrâncias em materiais industrializados.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 1

Durante a Feira, a Vollmens Fragrances demostrou suas fragrâncias próprias, dentro da categoria Perfumaria Fina, além de alguns difusores de ambientes, e ainda explicou alguns processos para a criação de fragrâncias personalizadas. Alguns visitantes foram presenteados com um difusor, especialmente criado para o evento, que pode ser conferido nas imagens abaixo. É claro que eu solicitei exemplares das fragrâncias para testes e resenhas, a fim de atestar a qualidade final dos perfumes criados pelos perfumistas internos da casa (até o momento, continuo no aguardo).

(clique nas imagens para ampliar)


Em seguida, foi a vez de visitar o estande da Kaapi Fragrâncias. A Kaapi é uma empresa especializada no desenvolvimento de ingredientes aromáticos naturais e fragrâncias. Por meio de pesquisa, criatividade e comprometimento, a empresa oferece produtos adequados à necessidade de cada cliente, a fim de quebrar paradigmas e estreitar a relação entre clientes e Casa de Fragrância.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 3

Dentro do que nos foi apresentado, o que mais me chamou a atenção foi uma fragrância criada para um cliente do ramo de calçados, com uma rica nuance de couro e um perfume sedutor e masculino. Solicitei uma amostra deste, mas o assunto precisaria ser discutido com a área comercial.

Essa tendência de perfumar lojas (e eventos) vem se tornando, praticamente, um padrão no mercado. Um exemplo conhecido é a fragrância criada para a loja de roupas Vila Romana, hoje comercializada, após inúmeras solicitações de clientes encantados pelo perfume que sentiam ao entrar nas unidades. As casas de fragrâncias, como a Kaapi, investem muito nesse novo nicho de mercado.

A empresa também criou brindes exclusivos para a Feira: velas e aromatizantes de ambientes, que podem ser conferidos na imagem abaixo. Mas deixo aqui o meu apelo: Kaapi, eu adoraria ganhar um frasco exclusivo daquela fragrância! Quem sabe esse não pode ser um novo mercado para a empresa, já que o Brasil é o maior consumidor de perfumes da atualidade e os brasileiros estão sempre em busca de perfumes exclusivos? A expertise vocês já possuem!

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - Brinde Kaapi


Ainda dentro do universo da perfumaria, a Scentec Fragrâncias montou um estande que trouxe as tendências do mercado, visando conceitos construídos de acordo com o mercado consumidor atual e, também, com o que os Millennials (geração de grande influência) esperam do mercado de fragrâncias. Em maio, publicamos um post tratando do assunto e das pesquisas realizadas por outras Casas de Fragrâncias. Para conferir, basta clicar aqui.

A Scentec nasceu do sonho de um empreendedor em atender empresas que precisam de essências com belas composições, inovação e alta performance, da mesma forma que as grandes Casas de Essências fazem ao redor do mundo. Para tal, há 25 anos (após anos de experiência em Casas como Firmenich e IFF), Laercio Labate e Maria do Carmo Graña montaram a primeira distribuição exclusiva de essências do Brasil, em parceria com a IFF, que é considerada a maior Casa de Fragrâncias do mundo, com mais de 125 anos de existência.

Na Feira, a Scentec também apresentou um mural com a linha do tempo evolutiva, dentro do mercado dos perfumes, que contou com a ajuda da especialista Renata Aschar, que esteve por lá, auxiliando os visitantes.

Esses novos conceitos foram definidos da seguinte maneira:

✓ Om: voltado para o interior, a paz, a espiritualidade e o equilíbrio.
✓ Clint: voltado para resgatar a masculinidade do homem clássico, mas de espírito contemporâneo. Enfoca a vaidade, a cumplicidade, etc.
✓ Touch: voltado para o conforto, a ligação entre as pessoas, o contato.
✓ Mere: voltado para aspectos como simplicidade, naturalidade, o essencial, o genuíno.
✓ Agender: voltado para o que não se define, expressão corporal e artística, quebra de tabus, androgenia.

Assim como os demais expositores, a empresa também preparou brindes exclusivos para alguns visitantes. E como não poderia ser diferente, criou fragrâncias exclusivas para os homens e para as mulheres, conforme mostram as imagens abaixo.

(clique nas imagens para ampliar)


Outro nome conhecido no mercado é a Firmenich, que fornece fragrâncias e aromas para mercados do mundo inteiro. São aromatizantes para alimentos, bebidas, remédios e, é claro, perfumes, atingindo bilhões de consumidores todos os dias.Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 24

A empresa montou um belíssimo estande central, apresentando algumas criações em formas de cera, dentro de velas e até de uma taça de champanhe. Os convidados eram recebidos por profissionais vestidos à caráter, como na Corte Real, enquanto taças de espumante eram distribuídas. Infelizmente, não vi profissionais da empresa abordando os visitantes, o que ficou muito vago em termos de apresentação. Não consegui entender o que estava sendo exposto: se novas fragrâncias, novas tendências do mercado, etc. Em uma Feira que visa negócios, deixei o espaço com muitas dúvidas em aberto.

(clique nas imagens para ampliar)


A Mane do Brasil também esteve por lá e trouxe uma experiência chamada Humane, na qual os convidados eram levados a experimentar novos acordes exclusivos, também dentro desse novo momento de conceitos e criações mais simples da perfumaria, além de mostrar o resultado da nova tecnologia utilizada, chamada Jungle Essence, para reprodução de óleos essenciais, cujas moléculas odoríferas são extraídas em baixas temperaturas.

As fragrâncias apresentadas eram surpreendentes, verdade seja dita. A responsável pelo marketing no Brasil ficou de enviar material para divulgação e maiores detalhes sobre este trabalho, porém não recebi nenhum contato até o momento.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 37


Novas tendências e assuntos de interesse geral.

Dentre os expositores da FCE Cosmetique estão fornecedores de matéria-prima, embalagens, química fina, serviços gráficos, máquinas, equipamentos, controle de qualidade, terceirização de serviços, fragrâncias, válvulas e sprays e tecnologia para a indústria cosmética. Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 10

(clique nas imagens para ampliar)

Circulando pelo pavilhão, foi possível encontrar inúmeros frascos de perfumes – já conhecidos do grande público – expostos em prateleiras, bem como acabamentos, válvulas, sprays, etc. E como nós sabemos, cada vez mais, pequenos diferenciais e/ou detalhes são importantes e definem uma venda.

Um frasco bonito, bem-acabado, com a transparência certa, com a pintura ideal, trazendo um spray cromado ou não, é capaz de atrair ou afastar os consumidores. Afinal de contas, em se tratando de cosméticos e, principalmente, perfumes (que é o foco do site), ninguém quer ter um frasco feio exposto em sua coleção.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 15

(clique nas imagens para ampliar)

Dentro desse contexto, a FCE Cosmetique contou com vários fornecedores e fabricantes de frascos, que trouxeram as principais tendências do mercado para seus estandes. Entre os inúmeros modelos expostos, acredito que o que iremos ver, em breve, nos principais lançamentos mundiais, serão as pinturas neon e as texturas. Elas estavam presentes em quase toda a Feira.

Consigo imaginar, perfeitamente, frascos de fragrâncias esportivas (Sport) abrindo mão do tradicional vermelho nos pequenos detalhes, para cores vibrantes e pinturas em neon. Frascos esmaltados/laqueados também estão em alta e isso já vem sendo provado através dos últimos lançamentos anunciados, mensalmente, aqui no site.

(clique nas imagens para ampliar)


A Wheaton Brasil é líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de perfumaria, cosméticos e farmacêutico, além de uma das cinco maiores instalações especializadas nestes segmentos do mundo.

Atualmente, além da Wheaton Vidros, responsável pela produção e decoração de embalagens e produtos em vidro, o Grupo Wheaton Brasil é composto pelas seguintes empresas: Viton, fabricante de máquinas e equipamentos para indústrias vidreiras e Extar, empresa de comércio e representação de produtos em vidro.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 29

Além do mercado nacional, a Wheaton Brasil também está presente no mercado internacional, exportando para mais de 40 países. Entre os seus principais clientes estão empresas como: Avon, Natura, O Boticário, Belcorp, Unique, Jequiti, Água de Cheiro, Pfizer, Sanofi Aventis, Roche, Wal-Mart, Unilever, etc.

No estande da Wheaton encontrei frascos famosos e muitas dessas tendências citadas acima, como frascos com pintura metalizada e textura em relevo, vidros com textura de areia, ampliando a experiência do toque, ou o frasco com gotículas, como se tivesse sido molhado por dentro.

(clique nas imagens para ampliar)


Também foi legal visitar o estande da AkzoNobel, que ocupa a liderança mundial no mercado de tintas decorativas e ainda fabrica uma grande variedade de especialidades químicas, que podem ser encontradas em centenas de produtos de uso diário. No caso da perfumaria, a empresa recebe um briefing com as informações solicitadas pelos clientes e, muitas vezes, cria uma tinta especial e própria para determinado produto. Nas imagens abaixo, é fácil identificar alguns dos acabamentos e tampas pintadas com tintas AkzoNobel.

(clique nas imagens para ampliar)

A Feira também trouxe inúmeros fornecedores gráficos, responsáveis por embalagens, rótulos, etc., além de fornecedores de amostras e sprays de bolsa, como é o caso da Leclair, que trabalha com envase de hidroalcoólicos em amostras, miniaturas e até estojos promocionais, além de fabricar e distribuir produtos do mercado hoteleiro (amenities), cada vez mais em alta, conforme mostra este post.

(clique nas imagens para ampliar)


Considerações Finais:

De forma geral, a FCE Cosmetique é um excelente polo de negócios e conhecimento, tanto para quem está envolvido nos bastidores do processo criativo e de produção, como para o consumidor final, principalmente, aquele que possui interesse pelas áreas de perfumaria e cosméticos ou para quem está pensando em migrar para essa área, tendo em vista o crescimento de blogueiros, estudiosos e perfumistas artesanais que estão surgindo no País, nos últimos anos.

Para ver um pouco mais do que rolou na FCE Cosmetique 2016, deixo abaixo mais algumas imagens.

(clique nas imagens para ampliar)


Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - Altos-e-Baixos

Ano que vem tem mais uma edição da FCE Cosmetique. Nos vemos por lá!


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *