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FCE Cosmetique 2016: tudo sobre a maior feira de cosméticos da América Latina.

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - Testada A FCE Pharma, FCE Cosmetique e POWTECH Brasil celebraram mais uma edição de sucesso, que ocorreu entre 10 e 12 de maio de 2016, em São Paulo. Com um perfil de público de alto nível de qualificação e poder decisório, incluindo representantes de importantes marcas como Hypermarcas, Eurofarma, Natura e L’Oréal, 14.137 visitas foram registradas nesta edição, dentre elas 44% com perfil decisório, como presidentes, vice-presidentes, diretores e sócios-proprietários de revendas do País e do exterior.

A FCE Cosmetique ofereceu formatos diferenciados em seu Circuito do Conhecimento e Inovação, que combinou a Arena do Conhecimento – um auditório aberto ao público que apresenta palestras voltadas à inovação, tendências e lançamentos do setor –, a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia – a área de trabalhos científicos em formato de e-pôsteres – e a FCE Innovation Area – um espaço desenvolvido para aproximar diferentes núcleos de inovação existentes no Brasil com as principais indústrias e profissionais do setor.

O Perfumart esteve lá e mostra para você as principais tendências.

Quem segue o Perfumart através das redes sociais (Fan page, Instagram, etc.) conseguiu acompanhar um pouquinho do imenso leque de informações e tendências apresentados na Feira. Agora, o portal mostra, com mais detalhes, as principais novidades do universo da perfumaria, bem como alguns nomes envolvidos por trás dos processos de fabricação, muitas vezes, desconhecidos pelo consumidor final.

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Ao ingressar no pavilhão, o primeiro estande era o da Vollmens Fragrances. A Vollmens é uma empresa brasileira e familiar, fundada em 2004, que conta com uma equipe de profissionais especializada no mercado de perfumaria e com uma gama de ingredientes composta pelos melhores produtos, importados dos principais produtores ao redor do mundo, compondo o órgão dos perfumistas para a criação das fragrâncias Vollmens. Atualmente, a empresa atua na criação de fragrâncias para os seguintes segmentos de mercado:

✓ Cosméticos: Cuidados capilares, cuidado com a pele e produtos para banho;
✓ Perfumaria fina: Feminina, Masculina e Infantil;
✓ Perfumes de ambientes: velas, sprays e varetas;
✓ Produtos de limpeza: cuidados com o lar e com as roupas;
✓ Produtos PET Care: produtos voltados para uso em animais;
✓ PVC: aplicação de fragrâncias em materiais industrializados.

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Durante a Feira, a Vollmens Fragrances demostrou suas fragrâncias próprias, dentro da categoria Perfumaria Fina, além de alguns difusores de ambientes, e ainda explicou alguns processos para a criação de fragrâncias personalizadas. Alguns visitantes foram presenteados com um difusor, especialmente criado para o evento, que pode ser conferido nas imagens abaixo. É claro que eu solicitei exemplares das fragrâncias para testes e resenhas, a fim de atestar a qualidade final dos perfumes criados pelos perfumistas internos da casa (até o momento, continuo no aguardo).

(clique nas imagens para ampliar)


Em seguida, foi a vez de visitar o estande da Kaapi Fragrâncias. A Kaapi é uma empresa especializada no desenvolvimento de ingredientes aromáticos naturais e fragrâncias. Por meio de pesquisa, criatividade e comprometimento, a empresa oferece produtos adequados à necessidade de cada cliente, a fim de quebrar paradigmas e estreitar a relação entre clientes e Casa de Fragrância.

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Dentro do que nos foi apresentado, o que mais me chamou a atenção foi uma fragrância criada para um cliente do ramo de calçados, com uma rica nuance de couro e um perfume sedutor e masculino. Solicitei uma amostra deste, mas o assunto precisaria ser discutido com a área comercial.

Essa tendência de perfumar lojas (e eventos) vem se tornando, praticamente, um padrão no mercado. Um exemplo conhecido é a fragrância criada para a loja de roupas Vila Romana, hoje comercializada, após inúmeras solicitações de clientes encantados pelo perfume que sentiam ao entrar nas unidades. As casas de fragrâncias, como a Kaapi, investem muito nesse novo nicho de mercado.

A empresa também criou brindes exclusivos para a Feira: velas e aromatizantes de ambientes, que podem ser conferidos na imagem abaixo. Mas deixo aqui o meu apelo: Kaapi, eu adoraria ganhar um frasco exclusivo daquela fragrância! Quem sabe esse não pode ser um novo mercado para a empresa, já que o Brasil é o maior consumidor de perfumes da atualidade e os brasileiros estão sempre em busca de perfumes exclusivos? A expertise vocês já possuem!

Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - Brinde Kaapi


Ainda dentro do universo da perfumaria, a Scentec Fragrâncias montou um estande que trouxe as tendências do mercado, visando conceitos construídos de acordo com o mercado consumidor atual e, também, com o que os Millennials (geração de grande influência) esperam do mercado de fragrâncias. Em maio, publicamos um post tratando do assunto e das pesquisas realizadas por outras Casas de Fragrâncias. Para conferir, basta clicar aqui.

A Scentec nasceu do sonho de um empreendedor em atender empresas que precisam de essências com belas composições, inovação e alta performance, da mesma forma que as grandes Casas de Essências fazem ao redor do mundo. Para tal, há 25 anos (após anos de experiência em Casas como Firmenich e IFF), Laercio Labate e Maria do Carmo Graña montaram a primeira distribuição exclusiva de essências do Brasil, em parceria com a IFF, que é considerada a maior Casa de Fragrâncias do mundo, com mais de 125 anos de existência.

Na Feira, a Scentec também apresentou um mural com a linha do tempo evolutiva, dentro do mercado dos perfumes, que contou com a ajuda da especialista Renata Aschar, que esteve por lá, auxiliando os visitantes.

Esses novos conceitos foram definidos da seguinte maneira:

✓ Om: voltado para o interior, a paz, a espiritualidade e o equilíbrio.
✓ Clint: voltado para resgatar a masculinidade do homem clássico, mas de espírito contemporâneo. Enfoca a vaidade, a cumplicidade, etc.
✓ Touch: voltado para o conforto, a ligação entre as pessoas, o contato.
✓ Mere: voltado para aspectos como simplicidade, naturalidade, o essencial, o genuíno.
✓ Agender: voltado para o que não se define, expressão corporal e artística, quebra de tabus, androgenia.

Assim como os demais expositores, a empresa também preparou brindes exclusivos para alguns visitantes. E como não poderia ser diferente, criou fragrâncias exclusivas para os homens e para as mulheres, conforme mostram as imagens abaixo.

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Outro nome conhecido no mercado é a Firmenich, que fornece fragrâncias e aromas para mercados do mundo inteiro. São aromatizantes para alimentos, bebidas, remédios e, é claro, perfumes, atingindo bilhões de consumidores todos os dias.Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 24

A empresa montou um belíssimo estande central, apresentando algumas criações em formas de cera, dentro de velas e até de uma taça de champanhe. Os convidados eram recebidos por profissionais vestidos à caráter, como na Corte Real, enquanto taças de espumante eram distribuídas. Infelizmente, não vi profissionais da empresa abordando os visitantes, o que ficou muito vago em termos de apresentação. Não consegui entender o que estava sendo exposto: se novas fragrâncias, novas tendências do mercado, etc. Em uma Feira que visa negócios, deixei o espaço com muitas dúvidas em aberto.

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A Mane do Brasil também esteve por lá e trouxe uma experiência chamada Humane, na qual os convidados eram levados a experimentar novos acordes exclusivos, também dentro desse novo momento de conceitos e criações mais simples da perfumaria, além de mostrar o resultado da nova tecnologia utilizada, chamada Jungle Essence, para reprodução de óleos essenciais, cujas moléculas odoríferas são extraídas em baixas temperaturas.

As fragrâncias apresentadas eram surpreendentes, verdade seja dita. A responsável pelo marketing no Brasil ficou de enviar material para divulgação e maiores detalhes sobre este trabalho, porém não recebi nenhum contato até o momento.

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Novas tendências e assuntos de interesse geral.

Dentre os expositores da FCE Cosmetique estão fornecedores de matéria-prima, embalagens, química fina, serviços gráficos, máquinas, equipamentos, controle de qualidade, terceirização de serviços, fragrâncias, válvulas e sprays e tecnologia para a indústria cosmética. Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - 10

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Circulando pelo pavilhão, foi possível encontrar inúmeros frascos de perfumes – já conhecidos do grande público – expostos em prateleiras, bem como acabamentos, válvulas, sprays, etc. E como nós sabemos, cada vez mais, pequenos diferenciais e/ou detalhes são importantes e definem uma venda.

Um frasco bonito, bem-acabado, com a transparência certa, com a pintura ideal, trazendo um spray cromado ou não, é capaz de atrair ou afastar os consumidores. Afinal de contas, em se tratando de cosméticos e, principalmente, perfumes (que é o foco do site), ninguém quer ter um frasco feio exposto em sua coleção.

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Dentro desse contexto, a FCE Cosmetique contou com vários fornecedores e fabricantes de frascos, que trouxeram as principais tendências do mercado para seus estandes. Entre os inúmeros modelos expostos, acredito que o que iremos ver, em breve, nos principais lançamentos mundiais, serão as pinturas neon e as texturas. Elas estavam presentes em quase toda a Feira.

Consigo imaginar, perfeitamente, frascos de fragrâncias esportivas (Sport) abrindo mão do tradicional vermelho nos pequenos detalhes, para cores vibrantes e pinturas em neon. Frascos esmaltados/laqueados também estão em alta e isso já vem sendo provado através dos últimos lançamentos anunciados, mensalmente, aqui no site.

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A Wheaton Brasil é líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de perfumaria, cosméticos e farmacêutico, além de uma das cinco maiores instalações especializadas nestes segmentos do mundo.

Atualmente, além da Wheaton Vidros, responsável pela produção e decoração de embalagens e produtos em vidro, o Grupo Wheaton Brasil é composto pelas seguintes empresas: Viton, fabricante de máquinas e equipamentos para indústrias vidreiras e Extar, empresa de comércio e representação de produtos em vidro.

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Além do mercado nacional, a Wheaton Brasil também está presente no mercado internacional, exportando para mais de 40 países. Entre os seus principais clientes estão empresas como: Avon, Natura, O Boticário, Belcorp, Unique, Jequiti, Água de Cheiro, Pfizer, Sanofi Aventis, Roche, Wal-Mart, Unilever, etc.

No estande da Wheaton encontrei frascos famosos e muitas dessas tendências citadas acima, como frascos com pintura metalizada e textura em relevo, vidros com textura de areia, ampliando a experiência do toque, ou o frasco com gotículas, como se tivesse sido molhado por dentro.

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Também foi legal visitar o estande da AkzoNobel, que ocupa a liderança mundial no mercado de tintas decorativas e ainda fabrica uma grande variedade de especialidades químicas, que podem ser encontradas em centenas de produtos de uso diário. No caso da perfumaria, a empresa recebe um briefing com as informações solicitadas pelos clientes e, muitas vezes, cria uma tinta especial e própria para determinado produto. Nas imagens abaixo, é fácil identificar alguns dos acabamentos e tampas pintadas com tintas AkzoNobel.

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A Feira também trouxe inúmeros fornecedores gráficos, responsáveis por embalagens, rótulos, etc., além de fornecedores de amostras e sprays de bolsa, como é o caso da Leclair, que trabalha com envase de hidroalcoólicos em amostras, miniaturas e até estojos promocionais, além de fabricar e distribuir produtos do mercado hoteleiro (amenities), cada vez mais em alta, conforme mostra este post.

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Considerações Finais:

De forma geral, a FCE Cosmetique é um excelente polo de negócios e conhecimento, tanto para quem está envolvido nos bastidores do processo criativo e de produção, como para o consumidor final, principalmente, aquele que possui interesse pelas áreas de perfumaria e cosméticos ou para quem está pensando em migrar para essa área, tendo em vista o crescimento de blogueiros, estudiosos e perfumistas artesanais que estão surgindo no País, nos últimos anos.

Para ver um pouco mais do que rolou na FCE Cosmetique 2016, deixo abaixo mais algumas imagens.

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Perfumart - FCE Cosmetique 2016 - Altos-e-Baixos

Ano que vem tem mais uma edição da FCE Cosmetique. Nos vemos por lá!


 

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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

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