shadow

FCE Cosmetique 2018: tudo sobre a maior feira de cosméticos da América Latina.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-Testada

A FCE Cosmetique 2018 acabou de acontecer em São Paulo. Como sempre, foram três dias de feira, oferecendo as últimas novidades na indústria de cosméticos, sendo a primeira exposição latino-americana a receber os principais lançamentos da Europa. Além disso, o evento é o único na América Latina que sempre esteve presente na transformação do setor, reunindo toda a cadeia de fornecedores da indústria cosmética e trazendo inovação para o mercado brasileiro.

Nas últimas edições, o número só fez crescer. Em 2016, foram registrados 14.137 visitantes e no ano passado esse número subiu para 15.400. Neste ano, o pavilhão registrou 16.224 visitantes, de acordo com a organização.

 
Pela terceira vez consecutiva, o Perfumart esteve lá conferindo tudo de perto.

Quem segue o blog através das redes sociais (Fanpage, Instagram, etc.) conseguiu acompanhar, ao vivo, um pouquinho das principais novidades e tendências apresentadas na Feira (ainda dá tempo de conferir os vídeos na aba “Eventos”, na conta do Instagram). Agora, trago para vocês um pouco mais do que rolou por lá, diminuindo a distância entre o que acontece por trás dos processos e o consumidor final.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-27

Como sempre, ao ingressar no pavilhão, os primeiros estandes sempre são dos maiores fornecedores/fabricantes do mercado. Desta vez, a Wheaton Brasil veio na frente com um espaço de fácil circulação, apresentação impecável e muita vidraria.

A empresa é líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de perfumaria, cosméticos e farmacêutico, além de uma das cinco maiores instalações especializadas nesses segmentos, em todo o mundo. Atualmente, além da Wheaton Vidros, o Grupo Wheaton Brasil é composto pelas seguintes empresas: Viton (fabricante de máquinas e equipamentos para indústrias vidreiras), Decor (unidade própria para decoração de frascos e utensílios de vidro), Extar (empresa de comércio e representação de produtos em vidro), Farmacap (fabricante de fechamentos e acessórios de borracha e alumínio) e Verescence do Brasil (antiga SGD), cuja aquisição foi noticiada em março deste ano.

Além do mercado nacional, a Wheaton Brasil também está presente no mercado internacional, exportando para mais de 40 países e tem, como principais clientes, Avon, Natura, O Boticário, Hinode, Jequiti, Eurofarma, EMS, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, etc.

Este ano, a Wheaton trouxe frascos com aplicações que brilham no escuro, alto relevo (inclusive, sugeri a criação de frascos com leitura em Braille), pintura metalizada e até lousa para personalização. Além disso, os visitantes também puderam conferir um aplicativo de realidade ampliada, que foi criado para dar um toque de modernidade à exposição.  

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-01

(clique nas imagens para ampliar)


A FAV105, fundada em abril de 1996, é distribuidora exclusiva da Firmenich no Brasil. Na edição deste ano, a empresa montou um estande com conceito aberto, que trouxe um ar de proximidade com os visitantes, bem diferente do que vivenciei nas duas últimas edições. Durante a visitação, foi possível interagir em 3D, descobrindo etapas para a criação de uma fragrância, como se fossem acordes de saída, corpo e fundo.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-11

(clique nas imagens para ampliar)


A Scentec Fragrâncias também esteve por lá e trouxe o conceito Scentrend, que engloba três pilares: EQUILIBRIUM (que fala sobre a biotecnologia, a modernidade e a importância da preservação do meio ambiente); POSITIVELY PINK (inspirado na delicadeza feminina, representando a mulher de hoje, que junta modernidade e empoderamento, mas não abre mão da doçura. Sua cor é a Rosa Millennial); URBAN ALTERNATIVE (representando o universo masculino e o homem cosmopolita, aquele que é vaidoso e que está mudando hábitos de consumo em um mercado mutante).

Além do estande muito bem preparado, a Scentec Fragrâncias arrasou no quesito apresentação, ao trazer inúmeras soluções prontas para os seus clientes. Foram apresentados cerca de três produtos para cada categoria, unindo a qualidade das fragrâncias com produtos de uso diário, como sabonete esfoliante com casca de pinha (Equilibrium), sérum com partículas luminosas para proteção solar e retenção da poluição (Positively Pink) e creme para barba (Urban Alternative). Ainda, foram apresentadas três fragrâncias finas dentro de cada estilo, que renderam várias conversas entre nós.

Vale lembrar que a Scentec Fragrâncias é distribuidora exclusiva da IFF, considerada a maior Casa de Fragrâncias do mundo, com mais de 125 anos de existência.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-15

(clique nas imagens para ampliar)


A Vollmens Fragrances trouxe uma experiência sensorial para a Feira, chamada de Jardim Secreto. Esse jardim explora tendências que chegam com força no mercado mundial e que estarão presentes nos próximos lançamentos das grandes marcas, de acordo com pesquisas realizadas pela empresa.

Para criar as fragrâncias, os perfumistas da Vollmens se inspiraram na natureza, no minimalismo e na tecnologia. Os visitantes puderam conferir três tendências: AROMÁTICOS, AMADEIRADOS E FLORAIS. Cada um desses estilos recebeu três variações perfumadas em um cenário muito bem construído e decorado, envolvendo lavanda e ervas em um canto, flores perfumadas e criadas pela Kopiehaus (líder no mercado de papel olfativo no Brasil) em um outro espaço e um balanço suspenso com diferentes estilos de ingredientes amadeirados. Um verdadeiro jardim em meio à tantas máquinas, vidros, frascos, tampas, rótulos, pessoas, etc.  

Um grande diferencial deste ano foram as tatuagens perfumadas, oferecidas aos visitantes e aplicadas, lá mesmo, criando sinergia e aproximação com o público. Trouxe uma nova tendência de amostragem de fragrâncias e foi um sucesso. Não foi à toa que o estande estava lotado! Vale lembrar que foram os perfumistas da Vollmens que criaram as fragrâncias Violette e Malabar, para a House of Hautt.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-19

(clique nas imagens para ampliar)


Já a Symrise esteve por lá para reforçar o que o mercado ficou sabendo desde o ano passado: a aquisição da Citratus Fragrâncias, empresa produtora de fragrâncias localizada em Vinhedo -SP.

A Citratus atua há 26 anos no mercado brasileiro de fragrâncias com foco em pequenas e médias empresas. Ao longo das últimas décadas, a Citratus construiu relações comerciais bem estabelecidas para clientes locais de crescimento rápido, tanto na indústria de fragrâncias quanto em importantes fornecedores de matérias-primas naturais. Para se ter uma ideia, somente em 2016, a empresa atingiu vendas de aproximadamente US$ 12 milhões.

Através da aquisição, a Symrise passa a ser líder do mercado para clientes pequenos e médios. De acordo com Adelino Gonçalves, Gerente Nacional de Vendas da divisão de Cuidados Pessoais e Fragrâncias, com esse movimento o número de clientes (até então, somente as grandes empresas do ramo) aumentou de 40 para cerca de 2.000.

A Symrise é um fornecedor global de fragrâncias, aromas, materiais e substâncias cosméticas, bem como ingredientes funcionais. Seus clientes incluem fabricantes de perfumes, cosméticos, alimentos e bebidas, indústria farmacêutica e produtores de suplementos nutricionais. Está entre os líderes mundiais no mercado de sabores e fragrâncias. Com sede na Alemanha, o Grupo está representado em mais de 40 países da Europa, África e Oriente Médio, Ásia, Estados Unidos e América Latina, onde está presente há mais de cinco décadas. O Grupo atende seus clientes no Brasil através de instalações próprias de produção e criação em São Paulo, bem como na região amazônica, através de suas instalações em Belém do Pará.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-26


Considerações Finais: 

Sem dúvidas, a FCE Cosmetique é um excelente polo de negócios e conhecimento para todos que estão envolvidos nos mais diversos estágios de produção de perfumes e cosméticos. Na Feira é possível conhecer fornecedores gráficos (rótulos, etiquetas e toda parte de identidade visual), produtores de embalagens (desde as simples às mais elaboradas e muito utilizadas em Press Kits), fornecedores de acabamentos, tampas, válvulas, etc.

Com a experiência vivida nos últimos três anos, também aprendi que é preciso definir prioridades no que vale a pena visitar e destinar maior tempo para conhecer. Do contrário, as horas passam voando e alguns assuntos acabam não gerando tanta importância para o blog.

Por esta razão, infelizmente, alguns estandes foram deixados de lado porque estavam muito cheios, como no caso da Mane, fabricante de aromas e fragrâncias com uma cartela de clientes de peso, como Natura, O Boticário, Hypermarcas, L’Oréal, L’Occitane, Nestlé, Lacta, BRF, Coca-Cola, Ambev, entre outras grandes empresas do ramo alimentício e cosmético. Vale o registro do estande que a empresa montou este ano, na imagem abaixo.

Perfumart - FCE COSMETIQUE 2018-20

Outra questão pertinente (principalmente para quem realiza o meu tipo de trabalho) foi a participação do Diretor de Estratégia Digital da L’Oréal Paris, Jonathan Biancarelli, ao palestrar sobre o comportamento dos jovens consumidores nas mídias sociais, salientando que as redes são peças fundamentais na divulgação de produtos e conceitos de diversos segmentos e que, no mercado de cosméticos, elas têm algo especial a oferecer: a oportunidade de dialogar com jovens consumidores, ouvindo suas demandas e trabalhando a comunicação de maneira específica.

(clique nas imagens para ampliar)

 

Ano que vem tem mais uma edição da FCE Cosmetique. Nos vemos por lá!

 

*Textos e imagens: Perfumart / Imagem da testada: reprodução – FCE Cosmetique


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »