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Kopiehaus: papel de sucesso.

Quem me acompanha nas redes sociais do blog sabe que estive, recentemente, conversando com o pessoal da Kopiehaus Olfativos. Falamos sobre mercado, trocamos ideias e desenhamos projetos futuros (espero poder trazer novidades para vocês em breve 😉 ).

Mas a pergunta que não quer calar é: você já ouviu falar na Kopiehaus? Pois bem, então deixe-me apresentar a empresa e contar um pouco da sua história na indústria da perfumaria. 

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A Kopiehaus é uma empresa brasileira e pioneira na confecção de produtos e artefatos fabricados com papéis olfativos. Seu carro-chefe são as fitas olfativas, também conhecidas por nós como blotters.

Inicialmente, a empresa começou com projetos especiais em papel, tendo como matéria-prima papéis nacionais e importados. Mas foi em 1992 que a Kopiehaus desenvolveu o primeiro projeto para a indústria de aromas/fragrâncias (internamente chamada de área de olfativos), após um pedido feito, diretamente, por Jean Luc Morineau, perfumista francês radicado no Brasil, que tinha enorme dificuldade em conseguir fitas de qualidade para realizar seus testes de essências em laboratório. Na época, ele se via obrigado a trazer do exterior, sempre que fazia alguma viagem de negócios.

Após esse primeiro trabalho para a área de olfativos, a Kopiehaus passou a se especializar no processo de demonstração de essências, fragrâncias, perfumes, etc. atendendo aos mais diversos clientes do mercado de beleza e cosméticos, passando por fabricantes de sanitizantes, alimentos e outros mais.

Com expertise e pioneirismo, se firmou na indústria como fornecedora oficial das principais Casas de Fragrâncias nacionais e possui reconhecimento, inclusive, no mercado internacional. Para manter a qualidade, investe na importação de papéis olfativos de alta absorção e qualidade, como Alenquer®, Alsace® e Bologne®, que permitem sobreposição de tintas especiais, cortes eletrônicos e fabricação de produtos com cheiro e sem cheiro.

Há anos, a Kopiehaus se mantém como líder no mercado de suprimentos olfativos, oferecendo diversas linhas de produtos, como fitas olfativas, cartões olfativos, envelopes aromatizadores, papéis para gaveta, além de projetos especiais para casas de fragrâncias, laboratórios, etc. Ainda, atua em projetos que são desenvolvidos em conjunto com as agências de comunicação integrada.

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Atualmente, a empresa se orgulha em produzir cerca de 100 mil “experiências olfativas” por dia, de forma sustentável, através de um conceito preventivo, no qual se juntam estratégia ambiental integrada e preventiva para processos, produtos e serviços, a fim de aumentar a eficiência global e reduzir os riscos às pessoas e ao meio ambiente. Há uma constante preocupação com o uso de recursos naturais, especialmente a água, além de não trabalharem com matérias-primas tóxicas.

 

E como isso funciona na indústria de perfumes?

As grandes marcas do mercado são, em sua maioria, clientes da Kopiehaus. Desde as principais Casas de Fragrâncias, como IFF, Givaudan, Symrise e Vollmens, passando por fabricantes como Natura, Avon e Jequiti, a empresa fornece opções que vão de blocos de fitas olfativas a materiais personalizados para demonstração.Perfumart - post Kopiehaus post 4

Aliás, falando em demonstradores técnicos, a Kopiehaus também trabalha com projetos para eventos de lançamentos específicos, como aqueles que costumo prestigiar quando uma determinada fragrância chega às lojas brasileiras. Alguns exemplos podem ser conferidos na imagem abaixo ou diretamente na página da empresa, clicando aqui.

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Você sabia?

O papel olfativo é diferente de um papel comum, porque precisa de uma maior capacidade de absorção para a retenção de fragrâncias, aromas e óleos essenciais. Além dessas características, possui pH (potencial hidrogeniônico) neutro e uma ínfima (ou nenhuma) quantidade de alvejantes e outras substâncias químicas predominantes nos papéis comuns. Em virtude dessas características exclusivas, seu custo é um pouco mais elevado do que o do papel comum e demanda condições especiais de armazenamento e manuseio.

A falta de conhecimento dessas características do papel olfativo faz com que muitas pessoas – consumidores, lojistas e profissionais de áreas de comunicação – acreditem que qualquer tipo de papel serve para avaliar ou efetuar a demonstração de um perfume. É por isso que, muitas vezes, temos contato com fitas que envergam com uma simples borrifada de perfume, além de não funcionarem com o propósito de demonstrar a evolução e durabilidade de uma fragrância, ainda que a regra geral seja testar sempre na própria pele, o que não dá para fazer quando a gente entra em uma loja e experimenta mais de 10 perfumes diferentes, por exemplo.  

Ou seja, se você entrou em uma loja (que pode ser pequena e desconhecida ou famosa e parte de uma grande rede) ou participou de uma demonstração realizada por alguma consultora e se deparou com fitas de gramatura e qualidade duvidosas, pode ter certeza que não se tratam de clientes Kopiehaus.

Portanto, se você está pensando em ingressar nesse mercado, como revendedor ou fabricante, como Assessoria de Comunicação ou perfumista, indico procurar a Kopiehaus (clicando aqui). Não há entrega de qualidade no final do processo, se ele começa de forma errada. É o que chamamos, no popular, de economia burra.

A Kopiehaus é a prova de que o sucesso de um bom resultado começa nos bastidores do processo. Não se trabalha na perfumaria sem boas fitas olfativas; não há perfumista que seja bom o suficiente sem matéria-prima de qualidade; não há teste eficaz sem o uso de fitas que segurem a essência durante os inúmeros ensaios; não há demonstração bem feita com tiras de papel que encharcam e retorcem.

Para finalizar, vale reforçar que a empresa ainda apoia instituições de educação da área, como Santa Marcelina, Oswaldo Cruz e Álvares Penteado, contribuindo com doações de materiais olfativos. Sem dúvidas, a Kopiehaus é uma empresa que desempenha papel fundamental na indústria da perfumaria. E o trocadilho, neste caso, foi intencional!

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*Fonte: Kopiehaus / Fotos: Perfumart / Textos editados por Perfumart.


 

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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

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