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Lista dos perfumes anunciados para Outubro de 2014.

Perfumart - lançamentos mensaisMais um mês se passou e cá estamos nós, a poucos dias do fim do ano. Incrível, mas já estamos no mês 10! E tão rápido quanto o passar dos dias, assim também é o mercado dos perfumes: a cada minuto, algo novo é lançado, uma nova fragrância é criada, um novo frasco é desenhado, uma nova marca surge, etc.

E mesmo sendo difícil acompanhar todos os lançamentos mundiais (inclusive, porque nos faltam informações sobre tudo o que é produzido neste mercado), ainda assim, o Perfumart tenta manter seus leitores atualizados com as informações mais acessíveis. Então, vamos ao que interessa!Perfumart - divisor opaco lançamentosComeçando pelos FEMININOS, a L’Occitane traz L’Occitane em Provence Arlesienne, uma nova fragrância inspirada na Vênus d’Arles (estátua Romana de 1651), musa de artistas como Van Gogh, Picasso, entre outros. É um buquê floral, com notas de açafrão, mandarina, rosa, muguet, violeta, sândalo, madeiras e fava tonka.

Moschino traz mais uma fragrância para a linha Cheap and ChicStars, que promete ser luminosa e traz um buquê de rosas e peônias, na saída, além de lírio do vale, flor de laranjeira e jasmim, finalizadas por uma base de madeira flutuante, vetiver e ambroxan. O frasco traz uma tampa com inúmeras estrelas cadentes.

Obviamente, não há um mês aqui no Perfumart em que não tenhamos um lançamento de alguma celebridade. Então, vamos à primeira: Shakira está lançando Rock, que vem reforçar uma nova expressão musical da cantora, além de celebrar o ritmo que move o mundo. Segundo o fabricante, a fragrância tenta transmitir a sensação de ansiedade e excitação que a cantora sente antes de subir no palco. O frasco me agrada, pois é simples, feminino, mas contém o elemento do Rock, como os brincos dos anos 80, as guitarras da época, etc. O perfume é composto por notas de bergamota, limão, mandarina, jasmim, maracujá, flor de laranjeira, cedro, patchouli e âmbar.

A Lanvin anunciou mais uma fragrância para as mulheres: Me L’Absolu, seguindo as edições Me (original, de 2013) e Me L’Eau (um flanker anunciado no início do ano), com notas de folhas de violetas, mandarina, osmanthus, jasmim, peônias, pêssego, patchouli, almíscar e madeiras. Segundo a Lanvin, a fragrância representa a sofisticação e é um acessório de moda que pode ser usado tanto no dia, quanto na noite.

Uma nova versão de Armani Code (de 2006) estará disponível em breve. Assim como aconteceu com a versão masculina, a casa de Giorgio Armani também anunciou uma versão Ultimate para as mulheres: Armani Code Ultimate Femme. Traz notas intensas de gengibre, laranja amarga, sorbet de pera, flor de laranjeira, jasmim sambac, café, baunilha e madeiras exóticas. Estará disponível em tamanhos de 30ml e 50ml, de concentração EDP.

A Espanhola Loewe também anunciou uma nova fragrância, chamada Quizás Seduction, para dar continuidade à sua linha Quizás, Quizás, Quizás (de 2007), seguida por Quizás, Quizás, Quizás Passion (de 2011). Esta nova fragrância traz notas de amora, laranja e maracujá, seguidas por tuberosa, jasmim e flor de laranjeira, com uma base de baunilha e caramelo. Parece muito interessante! O frasco manteve a identidade visual da linha, agora preto e com detalhes em dourado.

As famosas maçãs de Donna Karan voltaram à lista dos lançamentos. Desta vez, as fragrâncias originais Be Delicious (2004), Be Delicious Fresh Blossom (2009) e Golden Delicious (2010), ganharam versões brilhantes de sobrenome Sparkling Apple.
Be Delicious Sparkling Apple promete dar água na boca com suas notas de maçã verde, groselha e melancia, além de rosa, folhas de violeta, muguet e gardênia, com uma base de sândalo, âmbar e madeira de magnólia; Be Delicious Fresh Blossom Sparkling Apple (nome grande) é considerada mais alegre, com notas de pera, néroli, maçã e tangerina, na saída; muguet e gardênia, no coração; sementes de ambrette (Abelmosco), almíscar e madeiras, na base; Por fim, Golden Delicious Sparkling Apple é a mais sensual, com notas de toranja, cassis, gengibre, maçã, muguet, ameixas, sândalo, âmbar e almíscar. Todas as versões estarão disponíveis, somente, em tamanhos de 50ml EDP.

A Juicy Couture anunciou uma fragrância de edição limitada, que está passando por uma pré-venda exclusiva na Sephora, antes de alcançar o mercado aberto: Viva La Juicy So Intense. Considerada pela casa como uma fragrância luxuosa e decadente, traz notas de cassis, mandarina, madressilva, gardênia, jasmim, âmbar, caramelo, baunilha, sândalo e pralinê. O frasco de 100ml EDP custa US$100.

A fabricante italiana de lingerie La Perla conquistou, com primor, o mercado de perfumes. Algumas de suas fragrâncias já foram testadas pelo Perfumart e, agora, a empresa anunciou mais uma novidade: La Perla Peony Blossom. Anunciada como sexy, sedutora e atemporal, traz notas de cassis, pera, pêssego, flor de laranjeira, jasmim, peônia, violeta, patchouli, almíscar e baunilha, em frascos de 30, 50 e 100ml EDT.

Em janeiro deste ano, a Casa de Pierre Balmain lançou o perfume Extatic EDP, seguido por uma versão mais leve, Extatic EDT. Agora, uma nova fragrância foi anunciada, dando seguimento à linha Extatic, de forma mais intensa e viciante: Extatic Intense Gold. A fragrância traz notas de jasmim da noite, heliotrópio e flor da baunilha, além de ládano e âmbar dourado. O frasco manteve o mesmo design, agora todo preto com detalhes em dourado, casamento característico de cores da Casa Balmain.

Uma novidade também chega para as fãs da casa Narciso Rodriguez: uma edição limitada de frascos com borrifadores clássicos, ao invés do tradicional spray. As fragrâncias permanecem inalteradas. Trata-se de um “agrado” às colecionadoras.

A tradicional joalheria Van Cleef & Arpels traz mais uma de suas joias perfumadas para o mercado: First Edition Or. Trata-se de uma edição limitada que reflete o mundo das joalherias refinadas, dentro do qual a Casa é mais do que reconhecida. Contém notas de bergamota, pêssego, framboesa, rosa, jasmim, muguet, almíscar, baunilha e madeiras.

As fãs de Angel também ganharão um novo objeto de desejo. Thierry Mugler anunciou uma edição limitada do seu icônico perfume, em homenagem à época mais fria do ano: Angel Glamorama Limited Edition, virá em um frasco azul escuro, repleto de pequenos pontos que evocam um céu limpo e estrelado, aumentando o mistério e a cobiça. A fragrância continua a mesma!

A Salvatore Ferragamo se antecipou (e muito!) e já anunciou seu próximo lançamento, que só vai estar disponível nas lojas a partir de fevereiro de 2015: Emozione, um chipre-floral de nuances amadeiradas, que une o clássico ao contemporâneo, de forma elegante. Terá notas de bergamota, pêssego, íris, peônias, rosa Búlgara, heliotrópio, patchouli, camurça e almíscar.
Além deste, a casa italiana também está relançando uma de suas fragrâncias em uma nova embalagem: Incanto Bloom. Desde 2010 no mercado, a fragrância é um sucesso e a nova embalagem ganhou um frasco rosa, com pinturas de “dentes-de-leão” em tons de roxo, vermelho e rosa, mantendo a mesma composição.

A Oriflame acabou de anunciar, bem no final de setembro, uma nova fragrância: Miss Giordani, composição floral e frutada, que traz notas de bergamota, toranja, manga, hera, frésia, peônia, néroli, pimenta, sândalo, baunilha, patchouli e almíscar. O frasco parece ser muito bonito e foi fabricado para ser pesado e transmitir luxo. Vai ser vendido em tamanho único de 50ml EDP.

Eu já estava até achando estranho encerrar a lista com apenas uma celebridade lançando novas fragrâncias. Então, eis que surge a cantora e atriz (ela faz uma participação especial no recém-lançado filme de cinema “O Doador de Memórias”) Taylor Swift, que desde 2011 já está na sua 5ª fragrância, sendo a segunda deste ano, depois de Taylor, anunciada aqui no Perfumart em março. Seu novo perfume se chama Incredible Things, que traz um frasco branco e fosco, com uma espécie de aquarela ao fundo e uma silhueta em perfil. A composição carrega notas de pimenta, toranja, orquídea-baunilha, for de maracujá, vetiver, etc.


Vamos, então, ingressar nos lançamentos MASCULINOS, com a marca Sueca Oriflame trazendo mais uma novidade para o seu portfólio: Be the Legend, o perfume feito para o homem confiante, embora acessível; excitante, embora descontraído. O anúncio foi feito ainda no mês passado e a fragrância traz notas que se “chocam”, causando um efeito que chama bastante atenção, segundo o fabricante: maçã verde, couro e fava tonka.

A Calvin Klein também é uma empresa que nunca deixa de lançar algo novo, praticamente, todos os meses. Em agosto, foi anunciada uma fragrância para as mulheres, chamada Reveal, que agora recebe a sua cara metade: Reveal for Men. Mas atenção: só estará disponível para venda a partir de fevereiro de 2015.
Foram envolvidos 4 perfumistas diferentes, nesta composição que traz notas de gengibre cristalizado, brandy de pera, kiwano (melão africano), camurça, sálvia, néctar de agave, fava tonka, vetiver, âmbar e um ingrediente especial da coleção Orpur, da Givaudan.

A tradicional casa Maurer&Wirtz está celebrando o 55º aniversário da fragrância Tabac Original, que foi um marco na perfumaria Alemã e, como não dizer, na perfumaria mundial como um todo. Para este momento, a empresa traz o perfume em uma nova embalagem, com uma nova logo gravada na caixa, bem como o frasco, que manteve o formato de ânfora, trazendo pequenas mudanças. Com relação à fragrância, a composição original foi mantida, com suas notas de bergamota, néroli, pimenta, petitgrain, camomila, gerânio, âmbar, cravo (flor), sândalo, entre outras.

Os fãs das fragrâncias clássicas da marca Carven já podem comemorar. A casa está relançando dois de seus perfumes em frascos novos, laqueados, criados por Thierry de Bashmakoff. Carven Pour Homme é amadeirado e rico em especiarias. Foi criado por Francis Kurkdjian e Patricia Choux, com notas de folhas de violeta, toranja, noz-moscada, sálvia, cedro, vetiver e sândalo.
Vétiver Carven foi lançado em 1957 e se tornou um clássico da perfumaria mundial, inspirando diversas outras criações de vetiver. Esta nova versão contém notas de bergamota, capim-limão, toranja, lavanda, laranja, gerânio, benjoim, sândalo, cedro e, é claro, vetiver. Estarão disponíveis, a princípio, na Sephora da França e, em seguida, ao redor do mundo, conforme estratégia de marketing da empresa.

Uma marca italiana, chamada Replay, está lançando mais uma fragrância masculina. O que me chamou atenção foi o frasco. Acho engraçado e um tanto quanto estranho, ver tantas campanhas mundiais sobre desarmamento, violência e, então, uma empresa vem e lança um perfume com um frasco no formato de um revólver. E para piorar, pelo menos na foto, parece de péssima qualidade. Confesso que gostei mais da versão pequena (25ml), chamada “shot”, cujo frasco tem o formato de uma bala de revólver, que eu achei uma ideia bem bolada dentro do contexto. De toda forma, o perfume se chama Relover e é Frutal-especiarado, contendo notas de bergamota, laranja yuzu, pera, cardamomo, pimenta, noz-moscada, cravos, lavanda, alecrim, sândalo, almíscar e patchouli.

Os homens que são, realmente, amantes de bons perfumes conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar em Pino Silvestre (de 1955). Agora, a casa lança uma nova coleção chamada True Essence of Woods (a verdadeira essência das madeiras), que traz 3 novas fragrâncias: Pino Silvestre Oud AbsolutePino Silvestre Underwood e Pino Silvestre Rainforest.
A primeira (Oud Absolute) traz notas cítricas, gerânio, oud (madeira de Agar), âmbar e outras madeiras. A segunda (Underwood) traz notas cítricas, acentuadas por uma sálvia selvagem, com uma base de madeira de caxemira e patchouli branco da Indonésia. A última (Rainforest) traz uma mistura de limão, bergamota e cravos, além de tomilho, sálvia, zimbro e lavanda, sobre uma base de âmbar, sândalo e cedro. Todas as versões terão 2 tamanhos: 75ml e 125ml (EDT).

Em 2012, a Cartier lançou um flanker da sua famosa fragrância Déclaration, chamado de Déclaration d’Un Soir. Agora, traz mais uma variação desta linha, visando alcançar maior poder de sedução: Déclaration d’Un Soir Intense. Contém notas de pimenta preta e pimenta vermelha, no topo da composição, seguidas por rosa e noz-moscada, no coração, e uma base de sândalo e almíscar.  O frasco continua o mesmo, em um gradiente de nuances escuras.

A casa Ermenegildo Zegna também encerrou o mês passado com alguns anúncios. Um deles é o lançamento da nova fragrância Uomo Absolute, complementando o lançamento de Uomo (2013), que teve, como foco, a representação do estilo italiano masculino. Agora, a casa lança esta versão mais intensa e rica, anunciando um misto de simplicidade, excitação e inovação, através de uma composição que traz notas de bergamota, limão, menta e cardamomo, na cabeça; cedro, vetiver, sálvia e hedione, no coração; baunilha, madeira ambarina e almíscar, na base. O frasco continua brincando com o conceito de luz e sombra, tão adorado pela casa.


Encerrando a lista, alcançamos a nossa área de LINHAS EXCLUSIVAS, FRAGRÂNCIAS UNISSEX, NICHOS E DUOS. E para começar, a casa Maitre Parfumeur et Gantier anunciou um lançamento para os fãs da fragrância Ambre Precieux, de 1988. Chama-se Ambre Precieux Ultime, uma edição limitada de apenas 1.000 frascos. O fabricante garante que a fragrância manteve os mesmos ingredientes, ganhando apenas novas proporções. O frasco é negro e a fragrância será vendida em tamanhos de 100ml, com concentração EDT.

A Avon International anunciou mais um duo de fragrâncias, em parceria com Christian Lacroix, que já criou sucessos como Rouge e Noir, ambos de 2007, seguidos pelo duo Absynthe, de 2009 e Nuit, de 2011. Agora, a parceria gerou um novo duo chamado Christian Lacroix Ambre, para o inverno de 2014 (no exterior). A versão feminina é considerada um Chipre-gourmand, com notas de óleo de mandarina, berries, absoluto de rosas, jasmim, jacarandá, âmbar e caramelo líquido. A versão masculina traz notas de pimenta e bergamota, além de um coração de cardamomo, sândalo e musgo, com uma base de âmbar dourado, sendo considerada uma fragrância oriental-amadeirada. Estarão disponíveis em tamanhos de 50ml EDP (feminina) e 75ml EDT (masculina).

Em maio, quando foi publicada a lista dos lançamentos aqui no Perfumart, a casa Maurer&Wirtz trouxe um duo chamado 4711 Wunderwasser Eau de Cologne. Agora, a empresa traz o mesmo duo em versões mais fortes, com óleos essenciais mais concentrados. Só não entendo o porquê de não manterem o mesmo nome para ambas versões. A versão feminina recebeu o sobrenome Elixir e traz pomelo, flor de lótus, néroli, pimenta, mel, íris, baunilha, entre outras notas. Já a versão masculina, recebeu o sobrenome Intense e traz notas de limão, mandarina, bergamota, pimenta, anis estrelado, lavanda, manteiga de íris, madeira de teca, entre outras. Os preços sugeridos são de €17,95 para os frascos de 50ml (tamanhos únicos).

Ainda falando sobre a Maurer&Wirtz, a famosa Eau de Cologne 4711 comemora 222 anos (isso mesmo!) com uma edição limitada de frascos pintados pelos artistas Koralie e Supakitch, em tamanhos de 800ml, disponíveis apenas na loja oficial, em Cologne, por €247,11 cada. Os frascos serão numerados pelos artistas e, enquanto a arte de koralie relembra o instrumento xilofone e os museus, a arte de Supakitch foi inspirada no mundo animal, nas texturas de penas, etc.

O perfume Valentina (2011) é um sucesso entre as mulheres no mundo inteiro. Em 2012, uma nova versão foi lançada, chamada Valentina Assoluto, fortalecendo o aspecto floral do perfume. Em 2013, novos flankers chegaram ao mercado: Valentina Acqua Floreale e Valentina Oud Assoluto. Agora, uma nova fragrância foi anunciada para venda exclusiva na loja Harrods: Valentina Rosa Assoluto, em um frasco de 80ml EDP, pelo preço sugerido de 92 libras.

Em julho, o Perfumart recebeu, em primeira mão, a notícia do lançamento desta nova fragrância da Ferrari: Vetiver Essence. A fragrância dá seguimento à linha Essence Collection, que traz perfumes de maior qualidade, com ingredientes mais nobres, além de frascos mais elaborados e luxuosos. Esta linha ganhou força entre os brasileiros, quando da chegada de Essence Oud, um grande sucesso de vendas da marca. Agora, a fragrância chega ao mercado, mantendo a mesma identidade visual, com frascos de 100ml EDP, acabamento de couro na tampa e notas de bergamota, pimenta vermelha, pimenta Sichuan, cardamomo, raiz de íris, café, vetiver, fava tonka, patchouli e madeira de avelã.

A Demeter Fragrance Library, marca de nicho conhecida por suas criações “inusitadas”, das quais eu já comentei um pouco no meu Diário de Bordo da viagem que fiz para Nova Iorque, em 2012, acaba de anunciar mais uma novidade: Lemon Meringue. É a terceira fragrância criada sobre notas de limão a ser comercializada. A primeira foi Pink Lemonade e a segunda, Meyer lemon. Desta vez, temos notas de limão e baunilha, em frascos de 15, 30 e 120ml, além de outros itens da linha.

A marca Juliette Has a Gun também tem uma linha exclusiva, que foi lançada em 2013, com o perfume Oil Fiction. Agora, uma segunda fragrância foi adicionada à esta linha: Moon Dance, que traz notas de bergamota, rosa, violetas e tuberosa, em uma base de patchouli. A apresentação é a mesma, em um estojo branco, com uma placa de destaque e frascos retos. Desta vez, o líquido é escuro, em tom de vinho, para atrair e provocar.

A Montale, casa da qual eu sou fã, é famosa por possuir fragrâncias opulentas, guardadas em frascos leves, feitos de alumínio e fáceis de identificar em qualquer vitrine ou coleção. Ainda no mês de setembro, a empresa anunciou o lançamento de 2 novas fragrâncias para complementar outros lançamentos do ano, como Aoud Melody, Orange Oud e Nepal Oud. São elas: Montale Aoud Night e Montale Rose Night. A primeira traz notas de limão e bergamota, frutas e oud da Malásia, rosa do Marrocos, folhas de patchouli da Indonésia, couro, âmbar, almíscar branco, sândalo e madeira de Guáiaco. A outra traz nuances acentuadas de rosas, com notas de pétalas de rosa, rosa da Bulgária, patchouli do Sumatra, âmbar e almíscar branco.

A Viktor & Rolf anunciou não só um duo, mas um trio especial para as festas de final de ano. A casa preparou edições limitadas de suas fragrâncias mais populares, que estarão à venda somente a partir do mês de novembro. São elas:
Flowerbomb Swarovski Deluxe, cujo frasco é decorado de forma manual, com 2.900 cristais facetados em preto, além de vir dentro de uma embalagem de couro com o selo da marca. O preço? 100ml EDP por 2.000 euros. Em seguida, Flowerbomb Christmas Edition, cujo frasco recebeu um ornamento em forma de floco de neve e será vendido por €93 (50ml EDP). E para os homens, obviamente, Spicebomb Christmas Edition, cujo frasco também se manteve o mesmo, agora coberto por uma tinta cobre, chegando ao consumidor final por um preço sugerido de €80 (100ml EDT).

Molton Brown anunciou uma nova fragrância ao seu leque de opções: Shisur, inspirada nas noites árabes, na cidade sob as areias, no mistério do Oriente. A composição inclui nuances extremamente sofisticadas de íris, combinadas com acordes mais sujos de açafrão e olíbano, além de notas de oud, absoluto de ládano, frutas secas, cedro e alcaravia. Faz parte da coleção Navigations Through Scent.

A famosa loja Bloomingale’s (lembram do filme Splash – uma sereia em minha vida, de 1984?) também possui alguns itens de venda exclusiva, assim como a Harrods. E desta vez, a loja conseguiu exclusividade no novo lançamento da casa de Giorgio Armani, especialmente feito para as festas de final de ano: Armani Si White Limited Edition. Trata-se de uma edição especial e limitada da fragrância Armani Si, de 2013, com o frasco em branco leitoso e detalhes dourados. A composição é a mesma da original, ou seja, não é um flanker desta ou da versão Intense (2014), que recebeu um frasco todo negro e uma composição diferenciada.

A  clássica fragrância Aramis vai completar 50 anos e a empresa resolveu celebrar esta data com um lançamento exclusivo, que será vendido, somente, na Harrods (acho que vou criar um espaço para a Harrods aqui no site!): Aramis Classic Anniversary Edition virá dentro de uma capa de couro ajustada, com uma placa dourada e a marca gravada. A composição permanece inalterada. O frasco de 110ml EDT custará 60 libras. É item para colecionador, sem dúvidas!

Ermenegildo Zegna possui uma linha exclusiva de fragrâncias, criada em 2012, que acaba de ganhar mais uma integrante: Peruvian Ambrette, a sétima fragrância da linha, que traz notas de madeira de caxemira, sementes de ambrette, madeira de guáiaco e nuances de raiz de íris. O nome vem das florestas na região de San Martín, no Peru, aonde foram obtidas as tais sementes, cujo aroma é levemente adocicado e almiscarado. Mais uma vez, a venda é exclusiva na Harrods.

A casa de nichos Atelier Cologne também terá mais uma fragrância adicionada à sua gama de perfumes, em comemoração aos 5 anos de parceria entre seus fundadores Sylvia e Christophe: Rendez-vous. Este lançamento faz parte de uma nova categoria da casa chamada Collection Les Exclusives, juntamente com o lançamento de 2012, chamado Sous le toit de Paris, e contém notas de bergamota da Calábria, limão da Sicília, pimenta rosa e flor osmanthus, ambas da China, manteiga de íris da Toscana, folhas de violetas de Grasse, acorde de camurça, patchouli da Indonésia e almíscar. Também será vendida, com exclusividade, nas lojas próprias da marca, na Bergdorf & Goodman e na Neiman Marcus.

A italiana Replay, citada acima na parte dos lançamentos masculinos, também está lançando um par de fragrâncias para quem “admira as coisas simples da vida”. O duo se chama Replay Essential e traz, de cara, frascos diferentes que não denotam, em nada, que fazem parte de uma mesma linha. Particularmente, detesto este tipo de falta de atenção. A identidade visual muda e não existe coesão. É como se as fragrâncias não se complementassem. Mas, pelo visto, cuidar da imagem da fragrância não é o ponto mais positivo da empresa. A versão feminina contém notas de bergamota, maçã verde, girassol, cedro, caramelo, entre outras; enquanto a versão masculina possui notas de gengibre, cardamomo, acordes aquáticos, cravo, jasmim, cedro, bálsamo tolu, sândalo, etc.

A casa Lili Bermuda, cujas fragrâncias estão sendo resenhadas por mim nas últimas semanas, acabou de anunciar uma novidade: Mary Celestia Perfume, que veio da tentativa de recriar um perfume que foi encontrado dentro do barco (de mesmo nome) que afundou na Guerra Civil, em setembro de 1864.
Em 2011, uma série de tempestades ocorreu, fazendo com que algumas peças que estavam no fundo do mar emergissem, quando uma caixa com alguns itens surgiu e, dentro dela, estava um perfume chamado Piesse and Lubin – London, um verdadeiro tesouro de 150 anos, escondido no fundo do mar. Serão fabricados apenas 1.864 frascos, em referência ao ano em que o barco afundou, trazendo um medalhão com o mesmo em relevo, uma sacola de veludo para proteger o frasco e uma caixa feita de cedro da Bermuda, contendo um selo vermelho, como se usava nas correspondências antigas.

*Fonte: Fragrantica.com

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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

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