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Mercado de amenities cresce e fortalece o branding.

Perfumart - post sobre amenities - Boticário

Sabe quando você viaja e, ao chegar no quarto do hotel, se depara com alguns produtos sobre a cama ou na bancada do banheiro? Estou falando daqueles produtinhos que são repostos diariamente (na maioria dos casos) e que vão desde sabonetes a kits de costura, e que todo mundo (sem hipocrisia) sempre acaba pegando um e trazendo de volta pra casa. Pois é, o nome dado a esses “mimos” é AMENITIES. Por definição, o termo significa amenidades, mas no mercado globalizado da hotelaria também significa comodidades e/ou cortesias.

Foi-se o tempo em que disponibilizar simples sabonetes e shampoos, em embalagens pouco atrativas, era o suficiente para satisfazer os hóspedes. De uns anos pra cá, o consumidor tem viajado mais e isso faz com que ele se torne mais exigente, inclusive, com a estadia paga para pernoitar. Um quarto com ar-condicionado e café da manhã já não é mais o “básico”. Nos dias de hoje, o básico inclui TV a Cabo, Wi-Fi incluso, banheira, TV de tela plana, camas maiores e, é claro, muitos “mimos”, tais como: gel de barbear com lâmina, creme para o corpo, cotonetes, lixa de unha, chocolates, etc.

Pensando nisso, as empresas mais renomadas do ramo de cosméticos e perfumes estão investindo pesado nesta fatia de mercado. Mas isso não vem de agora, muito pelo contrário, já existe há um bom tempo, só que era apenas do conhecimento do cliente que podia pagar bem mais caro para se hospedar em um hotel de luxo.

Outro fator de peso para essa mudança é a crescente procura por produtos de tamanhos menores, que cabem na bolsa da academia, no porta-luvas do carro ou na nécessaire. E isso já vem sendo comercializado há um tempo, inclusive, em lojas físicas. Mas agora, esses produtos também já começam a integrar catálogos e kits fechados para presente.

A L’Occitane en Provence, por exemplo, já possui uma linha de amenities oferecidos desde 1996, que acabou inspirando a aposta da L’Occitane au Brésil. A marca francesa está presente em cerca de 100 hotéis no país, com as linhas Aromacologia, Verbena, Citrus Verbena e Karité. É comum encontrar tais produtos nas suítes de luxo da rede Royal Palm Plaza, por exemplo.

Perfumart - post sobre amenities - L'occitane

Já a Natura está presente no segmento de amenities há menos tempo, desde 2004. A empresa decidiu investir neste segmento com o intuito de fortalecer o conceito da marca (branding) e também para alcançar um público consumidor que, eventualmente, não tivesse contato com os produtos. Assim, ela promove a experimentação dos mesmos e potencializa as vendas nos canais mais usuais.

Segundo Herlan Paiva, gerente de novos negócios da Natura: “hospedar-se é uma experiência e, por isso, cada hotel dá o tom à experiência que será vivenciada, por meio de suas instalações, serviços, produtos e marcas. Acreditamos que a associação entre esses produtos e marcas contribui para que o hóspede se encante e seja fiel ao momento vivido no hotel”. É comum encontrar os mimos da linha Ekos em algumas suítes da rede Pestana.

Perfumart - post sobre amenities - Natura

Marcas de prestígio internacional também investem nesse mercado há tempos e isso serve para reforçar a teoria de que uma cortesia dada, em um momento inoportuno, pode não transmitir uma boa imagem, ao contrário de quando o produto é experimentado com mais calma, durante um momento de relaxamento, no qual o consumidor pode estar atento com relação à fragrância, embalagem e qualidade. Dentro deste grupo, podemos citar empresas como Bvlgari, Hermès, Acqua di Parma, Molton Brown,etc.

Recentemente, fazendo frente à concorrente Natura, a empresa O Boticário entrou no mercado de cosméticos para hotéis, através da sua linha Nativa SPA. Vale lembrar que muito do que é realizado neste aspecto, vem da empresa Realgem’s, a maior marca do segmento de amenities do país, que tem parcerias com marcas como a OX, Alexandre Herchcovitch, Ibis, etc.

Agora, fala a verdade: só de olhar para estas fotos já deu vontade de viajar e escolher o próximo hotel, não é mesmo?

 

*Fonte: Revista H&C / Imagens: reprodução


 

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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

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