shadow

Mesa Redonda dos autores de blogs e sites especializados (Junho 2014).

Comparando perfumes a pratos de culinária.

No mês passado eu fui convidado por um grupo de escritores sobre perfumaria a ingressar em seu círculo seleto e fazer parte de um projeto chamado mesa redonda. E como funciona isso?

Todos os meses, o grupo vota em um tema e cada especialista escreve algo a respeito, publicando em seu próprio blog/site e com os links para os textos dos demais colegas, criando um círculo de leitura e participação entre os autores e seus leitores. Coisa de apaixonados por fragrâncias mesmo!

Infelizmente, eu não consegui participar da rodada anterior, mas este mês eu arrumei um espaço no cronograma para fazer parte de algo tão bacana. E o tema escolhido pela maioria foi: “Escolha 3 perfumes e os compare a pratos de culinária”.

Como se diz na matemática: “a ordem dos fatores não altera o resultado”, então eu preferi usar da liberdade de expressão e da minha criatividade, partindo do ponto de vista oposto e escolhendo, primeiramente, os pratos para, então, os comparar a algum tipo de perfume. Foi quando me veio à mente as cenas vividas pelas pessoas dos séculos passados, que precisavam trocar de roupa para cada tipo de evento diário: uma troca para o chá da tarde, outra para o jantar. Se recebessem visitas, mais uma troca. Para os homens, distinção entre terno simples, fraque e smoking. Para as mulheres, o uso de luvas ou não.

E como se diz em Inglês, perfume a gente veste, não usa. A mesma coisa serve para óculos, por exemplo. Tudo o que vai sobre a pele, teoricamente, você veste. É um acessório da beleza, uma extensão da sua vestimenta, que deve combinar, principalmente, com o momento. Foi pensando nisso que imaginei uma refeição completa, com 3 pratos: entrada, prato principal e sobremesa. E neste conceito, me foi possível imaginar quais fragrâncias poderiam se relacionar com tais pratos ou, pelo menos, as que eu escolheria. Vamos ao menu:

Para a entrada, uma salada no melhor estilo italiano: a salada Caprese (de Capri).
É rica em folhas verdes, azeite extra virgem, mussarela de búfala, manjericão, pimenta branca e uma pitada de sal. E para um prato leve, uma fragrância leve: 4711 Original Eau de Cologne, com suas nuances refrescantes de limão, bergamota e manjericão.

Perfumart - mesa redonda comida e perfumes 1

Para o prato principal, escolhi costela de cordeiro com risoto de aspargos.
É um prato gourmet, rico em ervas e especiarias como coentro, tomilho, sálvia, alecrim e pimenta, além de queijo, azeite, vinho, etc. Para degustá-lo, eu estaria vestindo Jaguar for Men, que é uma fragrância complexa e distinta, atributos que eu enxergo neste tipo de refeição.

Perfumart - mesa redonda comida e perfumes 2

E para encerrar, um delicioso Tiramisu de sobremesa.
O Tiramisu é feito com café, cacau, ovos, biscoito inglês, vinho marsala (ou vinho do porto), etc. Para acompanhar esta deliciosa tentação, eu só consigo pensar em um perfume, que ganhei há pouco tempo e, ao resenhar, só conseguia pensar nesta sobremesa: Valentino Uomo, com suas notas de licor, café tostado, creme de gianduia, entre outras.

Perfumart - mesa redonda comida e perfumes 3

Espero que tenham apreciado esta refeição perfumada. Comentem, divulguem, participem!

Para ler os artigos dos demais colegas, basta acessar os links abaixo:

• 1 Nariz, do Dênis;
• Estante Perfumada, da Mariana;
• A Louca dos Perfumes, da Diana;
• Le Monde est Beau, da Juliana;
• O Templo dos Perfumes, da Cris;
• Parfums et Poésie, da Lily;
• Perfume Bighouse, da Elizabeth;
• Pimenta Vanilla, da Carla;
• Van Mulherzinha, da Vanessa;
• Village Beauté, da Dâmaris.

*Texto: Perfumart / Imagens: reprodução


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

11 comments on “Mesa Redonda dos autores de blogs e sites especializados (Junho 2014).

  1. Cris Nobre

    Nossa, quanta criatividade! adorei, adorei…Bastante inesperado, e muito agradável surpresa. adorei a ideia de um perfume “a se vestir” nas sagradas horas das refeições
    parabens querido cassiano. e adorei saber mais sobre os dois perfumes masculinos citados.

    • Obrigado Cris e demais colegas autores. Foi um prazer dividir esta refeição com vocês! :o)

  2. Carla Biscaglia

    Mas que banquete Cassiano!
    Dá para imaginar exatamente os aromas descritos, mais interessante ainda observar que não são perfumes necessariamente gourmands.
    Mas é claro, Valentino Uomo agregou ultimamente na minha lista de masculinos “tem que ter”. Vc só reforçou ainda mais!
    Bjxxx

    • Confesso que fiquei com muita vontade do prato principal, enquanto escrevia o texto Carla…risos

  3. Dênis

    ha! muito bom! tem hora para tudo, inclusive perfume. li outro dia um perfumista comentando que o sucesso dos chypres era porque iam bem com comida e bebida. aí vc olha para o Angel e… haha.

  4. Li

    Ótimo raciocínio na elaboração do post. Gostei demais do resultado original!
    Salada caprese, ainda ontem estava pensando nela! E o que é esse Valentino aí? Os perfumes da grife já me são muito simpáticos desde que me apaixonei pelo fabuloso Vendetta, e agora leio que este tem essas notas fascinantes? Coisa mais linda é perfume masculino doce! Terei que conferir.
    Bjus
    Li

  5. Beth

    Cassiano adorei esta refeição.Você trilhou muito bem o caminho olfativo dos pratos apresentados. Particularmente atraente a salada Caprese e a colônia 4771. Muita elegância. Se um dia a nossa Távola perfumada sair do virtual para o espaço físico a escolha do cardápio, ou da mesa, poderá ficar a seu cargo, tranquilamente.Beijocas de Elisabeth

  6. Diana

    Que criativo seu post! Adorei estar nesse banquete de sentidos, meticulosamente selecionado! E esse Valentino Uomo me tira o sono cada vez mais…

    • hauhauhauha Diana. Valentino Uomo é mesmo de tirar o sono, não pela “inovação”, mas pelo que oferece. E o frasco é lindo!

  7. Vanessa

    Criativo e elegante! Fantásticas suas associações!

  8. Dâmaris

    Olha só…. que criativo!
    Muito bom teres pensado nessa sequência elegante do que vestir enquanto saboreia os pratos! 🙂 Gostei.
    bjs

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »