shadow

Natura e o empoderamento feminino.

Post - Natura Empoderamento Feminino

Natura adere aos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres e do Pacto Global

No dia 8 de março de 2016, Dia Internacional da Mulher, a Natura assinou a sua adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em Inglês), promovidos pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.

Ao tornar-se signatária dos sete princípios empresariais que buscam delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade, a Natura reforça o seu compromisso com a equidade de gêneros. A multinacional brasileira já possui uma estratégia corporativa para o tema, com a meta pública de ter 50% dos cargos de liderança (Diretoria e acima) ocupados por mulheres até 2020. O índice atual está em 32% no Brasil e em 27% considerando todas as operações da marca Natura.

Para garantir que o percentual seja alcançado, os processos de seleção e promoção foram revistos de modo que toda seleção para os cargos de liderança sempre tenha, ao menos, uma mulher entre os candidatos finalistas. A equidade salarial entre gêneros também é uma meta assumida pela empresa.

Na Natura, estabelecemos compromissos públicos para o empoderamento feminino, chancelados pela alta liderança da empresa. Isso é fundamental para que a cultura corporativa avance no tema e assegure que as políticas da empresa sejam sensíveis às questões de gênero”, diz Fatima Rossetto, Diretora de Desenvolvimento e Educação da companhia.

Assinatura do documento reforça o compromisso da companhia com a equidade de gêneros.
Meta é ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2020

A Natura é uma das poucas empresas brasileiras a publicar uma série de indicadores segmentados por gênero, como dados sobre o número de colaboradores homens e mulheres, divididos por nível hierárquico, bem como a proporção dos salários das mulheres em relação aos homens, por categoria funcional.

Para as mulheres que desejam ser mães, a Natura tem uma série de iniciativas que buscam facilitar a adaptação da mulher ao local de trabalho e a conciliação de sua vida particular com a profissional. Há 25 anos, a empresa oferece berçário para filhos de colaboradoras, em parceria com a CEDUC. Crianças de até 3 anos são acolhidas no espaço, onde recebem todo o cuidado necessário e participam de atividades educativas. A companhia também oferece licença maternidade estendida, de 6 meses, prática adotada hoje por somente 10% das empresas brasileiras, segundo dados da Receita Federal.

Líder no setor de venda direta no Brasil, a Natura reúne hoje 1,9 milhão de Consultoras, em oito países. Cerca de 97% das consultoras são do sexo feminino e, ao comercializar os produtos e serviços da marca, essas mulheres geram uma importante renda para suas famílias. O rendimento das Consultoras é um importante fator de autonomia e autoestima para elas, ampliando sua voz na sociedade. Em sua parceria com a Natura, as consultoras recebem treinamentos e desenvolvem suas habilidades de relacionamento e empreendedorismo.

Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;

2: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;

3: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;

4: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;

5: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;

6: Promover a igualdade através de iniciativas comunitáras e de defesa;

7: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.


O Perfumart apoia essa ideia!

 

*Fonte (textos e imagem): Ass.Com. da Natura / Imagem: reprodução


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »