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Natura inaugura loja física em SP.

Perfumart - Nova loja Natura testadaEm dezembro de 2015, nós comentamos, aqui no portal, sobre os planos da Natura em abrir lojas físicas no Brasil. O mercado está aquecido e a empresa resolveu diversificar canais, fortalecendo a venda direta.

Em 1969, a Natura inaugurava a sua primeira loja, convidando o público a conhecer uma empresa que “fabricava beleza”. Agora, 47 anos mais tarde, após conquistar o mercado das vendas através de catálogos e revendedoras (hoje chamadas de Consultoras), a Natura inaugura sua nova loja física em São Paulo, no Shopping Morumbi, reforçando o seu pacto com a beleza. É claro que o Perfumart esteve lá conferindo todas as novidades de perto!

EXPERIMENTAÇÃO é a palavra de ordem no novo espaço próprio da Natura. O consumidor que sai de casa para conhecer produtos de uso pessoal, especialmente cosméticos, precisa sentir na pele sua textura, sua fragrância e sua qualidade. Do contrário, não há razão de tamanho investimento.

Perfumart - Nova loja Natura EKOS
A linha EKOS e seus produtos ao alcance das mãos.

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Na nova loja, a Natura se preocupou em ofertar essa experiência aos clientes, através de uma disposição fácil de produtos para corpo, cabelos e rosto, além de maquiagens e perfumes. E apesar de ter muitos produtos expostos, a loja só conta com 40% do portfolio total da empresa, já que algumas categorias funcionam melhor do que outras, quando o assunto é experimentação. As Consultoras envolvidas no processo de pesquisa também tiveram papel fundamental nessa escolha. E, ainda, existem casos de produtos que entraram ou ficaram de fora da loja, por decisão da própria área comercial. É o exemplo da Linha Faces, que não está à venda na loja. Questões como posicionamento da marca, público-alvo e preço foram levados em consideração para tais escolhas.

De acordo com a Diretora de Marketing da Natura, Andrea Eboli, qualquer novo produto que for escalado para venda na loja, será apresentado de maneira simultânea às campanhas, ou seja, a partir do momento em que entrar na revista, vai estar à venda na loja, mesmo que ainda não esteja nas mãos de todas as Consultoras.

Perfumart - Nova loja Natura discurso
Andrea Eboli (Diretora de Marketing) e João Paulo Ferreira (Vice-Presidente Comercial), discursam para jornalistas e blogueiros selecionados.

A nova loja possui 68m² e a criação foi assinada pelo arquiteto Ricardo Campos. Mas quem “bateu o martelo” na decisão final sobre o conceito e o interior da loja foram os clientes, pois a Natura montou dois modelos de lojas na sua sede e convidou cerca de 500 consumidores, a fim de entender suas necessidades e ouvir suas críticas e sugestões.

Uma vez que a escolha foi feita, restou decidir os materiais que seriam aplicados no interior do espaço, já que a Natura é pioneira na defesa da flora e fauna do Brasil, além de projetos sustentáveis em todas as suas linhas de produção. Para as paredes, foram reutilizadas madeiras oriundas de trabalhos de outros artistas, enquanto o piso foi feito com madeira de demolição. A iluminação é toda feita com leds, que emitem menos calor e consomem menos energia. Além disso, vale lembrar que a Natura é uma empresa Carbono Neutro, ou seja, produz emitindo menos poluentes para o meio ambiente. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

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Na nova loja, o ambiente ficou clean, aconchegante e bastante transitável, mesmo com duas bancadas centrais, que parecem flutuar e possuem acabamento impecável. Além disso, o(a) consumidor(a) irá se sentir dentro do universo Natura, pois as cores e a tipologia utilizadas respeitam a identidade visual dos produtos, da revista e do site. E a loja ainda conta com projeções das campanhas atuais, direto nas paredes, reduzindo o uso de papel, como mostra o vídeo abaixo.

Com relação à Perfumaria, nosso assunto predileto, a nova loja traz uma área dedicada à experimentação, no padrão de grandes lojas do ramo em todo o mundo. Em uma das bancadas, é possível sentir as fragrâncias através de bulbos de vidro, que conservam o cheiro por mais tempo, trazendo economia, beleza e praticidade. Os perfumes podem (e devem) ser testados na pele do cliente, que também conta com as fitas olfativas, indispensáveis em qualquer perfumaria.

Perfumart - Nova loja Natura Perfumes bancada
Destaque para a área de perfumaria e o padrão mundial de experimentação.

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Perfumart - Nova loja Natura perfumaria
Destaque para a área de perfumes femininos, com diversas opções e a mesma cara da revista.

Uma das novidades em perfumes já se encontra à venda na loja: Flor do Luar. A perfumista da Natura, Verônica Kato, me explicou que trata-se de uma fragrância concebida para transmitir o perfume de uma flor misteriosa, que se abre à noite e apenas uma vez por ano, às margens do rio. E antes que alguém me pergunte, não é a Dama-da-Noite! Foi a primeira pergunta que eu fiz à Verônica.

Perfumart - Nova loja Natura Flor do Luar

Ela me explicou que para chegar ao resultado final, foi feita uma pesquisa com os nativos da região, sobre o perfume da tal flor. Então, de posse das informações, trabalhou com nuances diversas, que vão desde jasmim e baunilha à uma base amadeirada com priprioca e copaíba. Verônica afirma, ainda, que a nova fragrância é uma espécie de replicação do que foi descrito pelos que conhecem o cheiro da flor e não uma cópia obtida através de compostos sintéticos, como os que imitam certas flores. Se eu posso adiantar algo a respeito, diria que Flor do Luar vai chamar atenção não só das mulheres, mas também de muitos homens.

E mais: em breve, teremos novidades nas linhas Esta Flor e #Urbano. Fiquem ligados(as)!

Perfumart - Nova loja Natura Verônica Kato
Ao meu lado, a simpática e talentosa Verônica Kato, perfumista da Natura.

Para encerrar, ainda não se fala em franquias, pois a loja foi criada para ser um modelo de negócio próprio e está, nesse primeiro estágio, focada no aprendizado e buscando aprender com o público e o mercado, que muda constantemente.

Com certeza, essa é apenas a primeira loja, de muitas que virão por todo o Brasil. Parabéns Natura!


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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

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