shadow

Natura lança Ekos Flor do Luar em evento para a mídia especializada.

Perfumart - evento Ekos Flor do Luar (testada)Quem me segue nas redes sociais deve ter acompanhado a cobertura simultânea que foi feita no dia 12 de maio, em um evento de imersão, realizado com a mídia especializada, lá na sede da Natura, em Cajamar. Esse evento marcou o lançamento e a apresentação oficial da nova fragrância da linha Ekos, chamada Flor do Luar.

Mas não é a primeira vez que eu falo do novo Ekos Flor do Luar. Na inauguração da loja da Natura, a perfumista da casa, Verônica Kato, me contou alguns detalhes da nova fragrância, bem como alguns segredos sobre a sua inspiração. E agora, todo o resto foi revelado!

Mas antes de falar do evento e mostrar maiores detalhes, eu resolvi fazer uma pesquisa sobre a tal “flor do luar”, já que a sua história e o seu desabrochar nos fazem lembrar de uma outra flor maravilhosa, a Dama-da-Noite. Pois bem, a Dama-da-Noite que nós conhecemos com maior facilidade é a do tipo arbusto (Cestrum Nocturnum), que também é conhecida como Jasmim-da-Noite e tem o poder de perfumar uma rua inteira, quando está em época de florescimento.

Uma outra flor chamada de Dama-da-Noite é a Ipomoea Alba, que eu nunca vi, mas também é famosa pelo seu perfume. Mas a Dama-da-Noite que eu conheço, desde criança, é mais rara e muito mais bonita e também é muito perfumada. Ela faz parte do gênero Selenicereus, que é o mesmo da Flor do Luar e, por esta razão, tamanha similaridade em sua forma de florescer. O seu nome deriva de duas palavras gregas que significam: a deusa da lua + vela. Daí, a referência à sua floração noturna. Em tempo: é muito comum confundir com as flores do tipo Epyphillum.

A Flor do Luar (Selenicereus Wittii) é encontrada ao longo dos rios de águas escuras, nas florestas de inundação da Amazônia. E como as demais do mesmo gênero, seu perfume é sensual, misterioso e inebriante. Este foi o ponto de partida para a criação de Ekos Flor do Luar.

Perfumart - evento Ekos Flor do Luar (flor)

 Por trás do sucesso

Perfumart - evento Ekos Flor do Luar (Pátio)

Conhecer a sede da Natura, em Cajamar / SP, é uma delícia. A empresa é gigante e muito controlada (muito mesmo). Para dar uma pequena ideia, os veículos não podem trafegar do portão até o interior a mais de 10 km/h. Todos os envolvidos receberam o Programa do Evento, contando com horários, etapas e até dicas de vestuário 😉 .

Após sermos recebidos com um café da manhã e as boas-vindas do staff da Natura, fomos encaminhados para a sala de imprensa, na qual o conceito e os detalhes mais importantes foram compartilhados. Para esse evento, estiveram presentes Marcelo Behar (Dir. de Assuntos Corporativos / Rel. Públicas e Comunicações), Renata Eduardo (Marketing da Natura Brasil), Denise Coutinho (responsável pela perfumaria mundial da Natura) e, é claro, Verônica Kato (perfumista interina da Natura).

(clique nas imagens para ampliar)

Durante a apresentação, Denise Coutinho e Renata Eduardo nos contaram alguns detalhes e curiosidades que envolvem o universo da perfumaria Natura como, por exemplo, o fato de que no Cone Norte da América Latina, a perfumaria feminina da Natura é vendida em formatos de 50ml. Outra curiosidade é que Luna é um grande sucesso de vendas no México e, por isso, irá receber uma versão chamada Luna Floral (que também virá para o Brasil – notícia em 1ª mão para os leitores do Perfumart).

Já com relação ao processo de criação da perfumaria Natura, algumas informações foram reveladas:

  1. Os valores humanos sempre são levados em consideração, pois geram identificação com a marca;
  2. Humor ainda é a principal marca da Natura;
  3. Verônica Kato trabalha com mais quatro avaliadores olfativos (pensem em alguém desejando uma vaga! 🙂 );
  4. Ela possui o sistema integrado das principais casas de perfumaria, permitindo um contato direto com os perfumistas e fabricantes;
  5. A Natura possui, atualmente, 18 óleos essenciais exclusivos em sua paleta.

Ainda, sobre Ekos Flor do Luar, Verônica Kato explicou para os jornalistas convidados a origem de alguns de seus óleos essenciais exclusivos. A Priprioca é da família da Tiririca, que desenvolve um risoma, no mesmo tipo do gengibre; A Copaíba é uma madeira, da qual se extrai a resina que é, então, duplamente destilada para obtenção do óleo essencial; A Pataqueira é uma flor d’água, muito usada pelos indígenas para perfumar suas roupas.

Hoje, o perfume Ekos Flor do Luar já é o mais vendido na loja física, que foi inaugurada há cerca de 1 mês, no Shopping Morumbi. Sua fragrância – criada em parceria com Clément Gavarry, da casa IFF de Nova Iorque – é considerada floral-sensual com base amadeirada e está sendo vendida por R$89,90. Possui, em sua composição, notas de gardênia, jasmim, fava de baunilha, sândalo e óleos essenciais exclusivos, entre outras notas, que serão reveladas na resenha (a ser publicada em breve).

Perfumart - evento Ekos Flor do Luar (Núcleo Olfativo)

Ao final da apresentação, nos foram dadas duas opções: conhecer a fábrica ou conhecer o laboratório olfativo (e fechado à sete chaves) de Verônica Kato. Para minha felicidade, a maioria resolveu escolher a segunda opção e nós fomos levados ao universo secreto da criação de todas as fragrâncias da Natura, não só de perfumaria, mas de todos os produtos da casa.

Para algumas pessoas, pode parecer muito chato ficar vendo um monte de vidrinhos com óleos essenciais e nada de ação. Para mim, imaginar a criadora sentada em seu órgão (como chamamos o espaço de trabalho dos perfumistas) e os bastidores de perfumes que, muitas vezes, levam anos para ficarem prontos, além de mais de 30 versões trabalhadas, foi quase como estar em um parque de diversões.

Perfumart - evento Ekos Flor do Luar (no Laboratório)
Conhecendo o laboratório olfativo da Natura, de onde saem tantas fragrâncias divinas e aclamadas pelo público.

(clique nas imagens para ampliar)

Por dentro do Núcleo olfativo, pudemos sentir uma amostra da nova fragrância feminina que está chegando por aí, mas que não teve seu nome ou linha revelados. Ainda, a própria perfumista nos mostrou como é uma fórmula de criação para perfumes que, por razões éticas, eu não irei publicar a foto. Em seguida, Verônica nos levou ao seu escritório (recheado de óleos e materiais de diversas casas de fragrâncias), onde nos apresentou o sistema integrado e falou um pouco mais dos processos envolvidos.

(clique nas imagens para ampliar)

E para nossa surpresa, no final do evento, além do frasco de Ekos Flor do Luar, cada um de nós recebeu um pequeno frasco contendo uma fragrância exclusiva, criada com flores de laranjeira, reforçando o carinho da Natura com a mídia especializada.

Obrigado Natura, mais uma vez, pela parceria e por acreditar no portal como um canal brasileiro especializado no assunto.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

2 comments on “Natura lança Ekos Flor do Luar em evento para a mídia especializada.

  1. Yvan Krusch

    Fantástica descrição e explicação da fragrância da selenicereus. Bravisimo Cassiano!

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »