shadow

811 ABSOLUTO, DE GIOVANNA ANTONELLI

Perfumart - resenha do perfume Giovanna Antonelli - 811 AbsolutoA fragrância de 811 Absoluto teve, como inspiração, a energia infinita de São Paulo, considerada a cidade mais dinâmica do Brasil, a nossa Nova Iorque. A perfumista responsável foi Mathilde Bijaoui, que já esteve envolvida com diversas criações para grifes de peso internacional, como Etat Libre d’Orange, Jo Malone, Jacomo, Penhaligon’s, etc. O nome (cada fragrância traz um número na frente) não tem um conceito estabelecido, a não ser pelo fato de que uma das exigências foi a utilização do 11, que possui grande significado pessoal para Giovanna. 

O perfume 811 Absoluto é classificado, pelo fabricante, como oriental-picante (ou especiado) e, cá entre nós, tal classificação não poderia ser mais perfeita. Possui notas de lavanda, bergamota, pimenta e cravo-da-índia, na saída. Então, o corpo da fragrância chega trazendo notas de jasmim, mel, acorde verde e acorde balsâmico, que repousam sobre uma base de patchouli, âmbar, almíscar e baunilha.

Ao tocar a pele, a fragrância de 811 Absoluto reforça a intenção de Giovanna Antonelli em deixar a sua marca registrada no “Hall da Fama” das grandes grifes do mercado de nicho. De imediato, me fez lembrar de outras criações orientais e resinosas, cheias de teor alcóolico e nuances de cravo, de casas como Serge Lutens, Histoires de Parfum, Frapin, entre outras.

Na minha opinião, é a fragrância que possui maior apelo masculino – dentro da coleção inicial –, além de representar muito bem o conceito e a cidade de São Paulo. Como carioca de nascimento e morador de São Paulo, há alguns anos, consigo enxergar bem a diferença de estilos entre os cidadãos de ambos os sexos, inclusive, na perfumaria. São Paulo, de forma geral, possui um clima mais ameno, pessoas mais preocupadas com a moda (roupa/maquiagem/acessórios) e um estilo mais cosmopolita e arriscado de se perfumar. No Rio de Janeiro o clima é mais quente, as pessoas se preocupam mais com o corpo (alimentação/físico) e a maneira de se vestir é mais litorânea, o que reflete na maneira como se perfumam, buscando fragrâncias mais refrescantes.

811 Absoluto evolui como uma espécie de calda, que é preparada em fogo baixo, na qual a pimenta e os cravos vão liberando seu teor picante no mel, enquanto a bergamota é utilizada apenas para deixar raspas de sua casca, cortando a doçura extrema. Durante o tempo de cozimento, notas balsâmicas (bálsamo de tolú e benjoim) são adicionadas e o aroma muda, ganhando nuances que fazem lembrar amêndoas flambadas em conhaque. Mexendo de forma constante, essa calda começa a engrossar. Aqui, entram as notas de âmbar e patchouli, dando uma tonalidade mais escura, como se fosse caramelo. E antes de apagar o fogo, são adicionadas pitadas de baunilha e almíscar e recomenda-se tampar a panela, deixando repousar por algumas horas.

Se você conseguiu imaginar o cheiro desta calda, você chegou perto da fragrância de 811 Absoluto, que exala bem por cerca de três horas e dura por mais de oito horas sobre a pele. É sensual, sedutora, semigourmand e, ao mesmo tempo, confortável. Sem dúvidas, é a minha favorita até o momento.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »