ADIDAS

Perfumart - adidas logo

A Adidas é uma marca de vestuário e calçados alemã, fundada em 1948, por Adolf “Adi” Dassler. O nome da empresa é um híbrido de “Adi” e “Dassler”. O logotipo da empresa foi usado, originalmente, por uma empresa de vestuário finlandesa chamada Karhu esportes. A Adidas comprou o logotipo da Karhu em 1951.

O interesse de Adolph Dassler na produção de calçados esportivos começou com seu retorno da I Guerra Mundial. O negócio teve início na lavanderia que pertencia à sua mãe e os calçados foram usados, primeiramente, em um evento de Jogos Olímpicos, em 1928, e foram os primeiros a apresentarem o recurso de travas. Em 1936, os irmãos Dassler levaram amostras para os Jogos Olímpicos de Berlim, onde persuadiram o atleta americano Jesse Owens, a tentar os sapatos. Isto representou, em essência, o primeiro patrocínio de um atleta afro-americano.

As quatro medalhas de ouro que Owens ganhou, melhoraram muito a reputação da empresa e atletas do mundo inteiro passaram a querer um par da criação dos irmãos Dassler. Mas os irmãos tiveram uma briga,  após a segunda guerra mundial e a empresa foi dissolvida. Então, cada um deles passou a ter a sua própria empresa e acabaram se tornando rivais. Rudolf fundou a Puma, também com sede em Herzogenaurach, onde Adolph Dassler registrou a Adidas como empresa, em 1949.

A reputação da Adidas como fabricante de calçados se expandiu ao longo dos anos, como a empresa de calçados de atletas e de equipes vencedoras de esportes, tais como a Copa do mundo de 1954 (Alemanha sobre a Hungria), conhecida como o “milagre de Berna”. Este jogo foi o primeiro em que os jogadores usavam calçados com tachas removíveis.
A empresa começou a produzir calçados, não só para o atletismo ou futebol, mas para tênis, golfe, além das botas de boxe de Muhammad Ali, etc. Ainda, produziu um calçado, a pedido dos atletas, que queriam uma espécie de chinelo de borracha para usarem no vestiário. Em 1960, começou a produzir vestuário esportivo e adicionou equipamentos, como bolas de futebol, em 1963. Desde 1970, a bola oficial em todos os importantes eventos de futebol tem sido da marca Adidas. 

Adolph Dassler faleceu em 1978, mas a empresa continuou sob a liderança de sua esposa Käthe e do filho Horst. Horst faleceu, inesperadamente, em 1987. A Adidas tornou-se uma corporação em 1989 (Adidas AG) e, no mesmo ano, a empresa foi comprada pelo empresário francês Bernard Tapie. Mais tarde, foi vendida para Robert Louis-Dreyfus em 1993. Sob a liderança de Dreyfus, a Adidas expandiu seus negócios e, em 2006, adquiriu a marca Reebok. Hoje, a Adidas AG oferece produtos com as marcas Adidas, Reebok, Taylor-Made Adidas Golf Company e Rockport.

Iniciou uma parceria com a Coty, em 1985, para produzir uma linha de fragrâncias. Eles conseguiram sucesso no mercado e, atualmente, as fragrâncias e produtos corporais são comercializados sob a marca Adidas em mais de 82 países. A marca já tem mais de 60 perfumes lançados e suas fragrâncias foram feitas em colaboração com perfumistas como Ursula Wandel, Jean-Pierre Mary, Jacques Huclier, Philippe Bousseton, Benoit Lapouza, Olivier Pescheux e Maurice Roucel.

Aviso legal: Marcas e logotipos pertencem às empresas e fabricantes e são usados aqui, exclusivamente, para fins de ilustração aos leitores.

FACEBOOK >>

Twitter >>

Instagram >>