shadow

BAS DE SOIE, DE SERGE LUTENS

Perfumart - resenha do perfume Bas de Soie

Bas de Soie foi lançado em 2010 e seu nome significa, em Português, “Meias de Seda”. Serge fala de uma missa, com vozes em tom baixo, suaves como a seda. Não me parece uma memória da sua vida no Marrocos, mas de sua infância na França.

Serge define o conceito de criação dizendo: “Um ritual, uma imagem: dedos finos deslizam a meia pela perna, cuidadosamente, do tornozelo à coxa…a mulher solitária, perfumada com uma mistura de íris atalcada e jacinto, chama a nossa atenção. A iridescência da asa de uma libélula”.

Bas de Soie possui notas de gálbano, jacinto, notas picantes, íris e almíscar. Perto dos demais perfumes da casa, chega a parecer simples, em termos de pirâmide olfativa. Mas não se enganem, pois a fragrância é muito boa.

De cara, a gente pensa logo em uma fragrância super atalcada, com aquela íris seca que lembra maquiagem, como ficou conhecida nos perfumes da linha Dior Homme. Mas vale lembrar que uma mesma flor pode apresentar diversas nuances e tudo depende de como ela é trabalhada, inclusive, de acordo com a espécie escolhida.

Bas de Soie foi concebido sobre a imagem de uma mulher vestindo suas meias, mas está longe de ser um perfume feminino. A saída é floral e forte e, por algum motivo, me faz pensar em flores de cor púpura, embora o cheiro seja verde. O gálbano confere um aroma balsâmico e, felizmente, sem amargor, reforçando as nuances do jacinto. A íris é levemente atalcada e exala mais nuances de violetas do que nuances terrosas. Por fim, o almíscar chega com suas facetas saponáceas e encerra a evolução, que parece acompanhar o desenrolar das meias sobre as pernas.

Li inúmeras comparações deste perfume com Chanel Nº 19, mas não concordo com elas. Na minha pele, este último é ainda mais verde e amargo, sem contar que possui inúmeras flores em sua composição, como jasmim, narcisos, etc. Contudo, acho seu resultado mais elegante. Já Bas de Soie é mais neutro, beirando o unissex. Se é para comparar com algum outro perfume, eu diria que, após algumas horas na pele, me fez lembrar de Prada Amber Pour Homme, só que com esteroides.

A projeção é muito boa e a fixação é satisfatória. Na minha opinião, Bas de Soie é um ótimo perfume para para quem não abre mão de sofisticação e busca uma fragrância para uso diário e constante.

*Abaixo, a imagem de um frasco de edição limitada, trazendo pernas femininas cruzadas e vestidas com meias de seda.

Perfumart - frasco Bas de Soie Eds. Limitada


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »