shadow

CARNAL FLOWER, DE FREDERIC MALLE 

Perfumart - resenha do perfume Frederic Malle - Carnal flowerAtenção: se você não gosta de perfumes florais, então é melhor parar por aqui mesmo. Carnal Flower, ao contrário do que muitos pensam, não tem este nome por causa da nota central trabalhada, a tuberosa. O perfume recebeu este nome porque o perfumista Dominique Ropion (criador de inúmeros sucessos de Cacharel, Calvin Klein, Boucheron, Armani, Givenchy, etc.) se inspirou em sua sobrinha, a atriz Candice Bergen que, ao lado de Jack Nicholson, estrelou o filme Carnal Knowledge, em 1971.

O perfume conta com notas de bergamota, melão e essência de eucalipto, na saída; jasmim, ylang-ylang, tuberosa, salicílicos (salycilates – compostos químicos que podem ser do tipo methyl, benzyl, amyl), no corpo da fragrância; absoluto de tuberosa, absoluto de flor de laranjeira, coco e almíscar, na base.

Mas por que razão a tuberosa é a estrela absoluta desta composição? Porque consta que esta fragrância contém o mais alto teor natural de tuberosa já utilizado em qualquer perfume criado até hoje. E como em qualquer perfume floral, balancear as notas é imprescindível, já que existe um limite muito pequeno entre o vulgar e o elegante. Neste caso, é ainda pior, porque a fragrância foi concebida para ser unissex.

Por conta disso, a maneira encontrada para “quebrar” o aspecto feminino da tuberosa, foi utilizar a essência de eucalipto, deixando a fragrância com um aspecto mais canforado, assim que atinge a pele. Em seguida, foi necessário explorar a nuance mais fresca da flor e, por isso, o toque de melão. Mas é claro que o clímax aparece quando as notas de coração surgem. Nesta parte, grandes mudanças podem acontecer. Na pele feminina, há quem perceba a sensualidade do ylang-ylang. Na minha pele, o jasmim reinou soberano, como se a fragrância tivesse sido concebida sobre ele, não sobre a tuberosa. E assim o perfume permaneceu por horas, sem muita evolução. Então, horas depois, um lado mais animálico e cremoso encerrou o ciclo de vida desta flor carnal: era o almíscar branco de mãos dadas com o coco.

A projeção é bem forte durante umas 3 horas, suavizando com o tempo, mas sempre presente. Quando se pensa que ele não está mais exalando, ele sorri sobre a pele, incansavelmente. E como levou 18 meses para ficar pronto, ele não tem pressa para ir embora, ou seja, permanece na pele de forma irrepreensível.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »