CARON

Perfumart - Logo CARON

Fundada, em 1904, por Ernest Daltroff, a Parfums Caron tem uma rica herança em perfumaria e ainda é considerada uma verdadeira casa de fragrâncias, uma distinção que raras empresas conseguem deter. A Caron é um das grandes empresas de Paris que ainda permanecem inteiramente dedicadas ao mundo da perfumaria e uma das últimas que ainda possuem seu próprio perfumista (in-house perfumer), que é Monsieur Fraysse.

A história da empresa conta que mesmo sem treinamento formal como perfumista, mas com um imenso amor por perfumes, incutido por sua mãe, além de um nariz muito talentoso, Daltroff começou a criar o que viria a ser uma das mais tradicionais e queridas empresas na história da indústria dos perfumes. Mas esta história de amor não para por aí: Daltroff contratou um ex-costureira, Felicie Wanpouille, para ser sua conselheira artística. Ela supervisionou o design dos frascos e embalagens da empresa e desempenhou um papel fundamental no sucesso da mesma. Dizem que foi a musa de Ernest Daltroff, mas que ele nunca declarou seu amor por ela. E graças à ambição e às correntes emocionais desta relação pessoal e profissional, nasceram alguns dos perfumes mais inovadores e amados do século 20.

Narcisse Noir (1911) foi o primeiro perfume da casa a ganhar notoriedade. Esta fragrância icônica foi imortalizada no filme “Sunset Boulevard” e é dita, por alguns, como uma expressão secreta de afeto entre Daltroff e Felicie. Já o perfume Tabac Blond, de 1919, foi projetado para o novo estilo de mulher que surgia no momento, aquela que não tinha medo de ostentar as convenções sociais, como fumar cigarros em público, em plena luz do dia, por exemplo.

Com a Segunda Guerra Mundial e o nazismo se aproximando, Daltroff, que era judeu, fugiu para os Estados Unidos para escapar da perseguição, deixando a empresa nas mãos de Felicie Wanpouille. Ele nunca mais voltou para a Europa e faleceu em 1947. Felicie manteve a empresa, introduzindo novos perfumes e supervisionando as operações até sua própria morte, em 1967.

A Caron é a segunda casa parisiense de perfumes mais antiga da história, com mais de 100 anos de tradição e em pleno funcionamento. E é a única que continua a oferecer as criações originais de Ernest Daltroff, muitas das quais ainda são produzidos na mesma embalagem (ou similar) até hoje, com cerca de 50 perfumes comercializados na sua base de dados.

EAUX PURE
default-divider
L’ANARCHISTE
default-divider
POUR UN HOMME

 

FACEBOOK >>

Twitter >>

Instagram >>