COMME DES GARÇONS

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A marca COMME des GARÇONS (que traduzida do francês, significa “Como os meninos”), foi criada pela estilista japonesa Rei Kawakubo, que traz em seu DNA um estilo de reinventar e transformar as roupas. Ficou conhecida como uma estilista/designer avant-garde, com coleções cheias de elementos “anti-fashion”.

Provavelmente, essa proposta conceitual é fruto de suas formações, já que ela estudou filosofia, arte e iniciou a sua carreira em uma tecelagem. Em 1967, começou a trabalhar como estilista e chamou a atenção da crítica especializada, principalmente, por causa de sua personalidade e seu estilo de trabalho.

Dois anos depois, em 1969, ela criou as primeiras peças femininas de uma coleção e fundou, em 1973, a COMME des GARÇONS Co. Ltd.

Não demorou muito para a ousada estilista transformar, totalmente, os códigos estabelecidos no universo das roupas. A marca virou um enorme sucesso no Japão, nos anos 70 e teve sua primeira loja aberta, oficialmente, em 1975. Pouco tempo depois, em 1978, lançou sua linha masculina.

Na medida em que a marca se tornava referência, a estilista começou a fazer acordos com franquias que operariam sob o nome da COMME des GARÇONS. No começo da década de 1980, a marca já vendia cerca de US$ 30 milhões por ano, em 150 lojas multimarcas.

Em 1981, apresentou sua primeira coleção na semana de moda de Paris e os críticos reagiram, positivamente, chamando a sua coleção desconstruída de “Hiroshima Chic”. Na época, a imprensa especializada não entendeu suas roupas rasgadas e cheias de furos, mas o público se identificou e aderiu ao estilo. No ano seguinte a COMME des GARÇONS inaugurou a sua primeira loja em Paris.

Os anos 90 foram marcados pela expansão internacional da marca e pela diversificação de seu portfólio, com o lançamento de sua primeira fragrância homônima e unissex, em 1994.

Em 1998, a marca surpreendeu ao lançar um “anti-perfume” chamado Odeur 53, que trouxe 53 notas/acordes nada comuns no mundo da perfumaria, como: oxigênio, metal, roupas secando ao vento, carbono mineral, esmalte, celulose, borracha queimada, etc.

Na última década a COMME des GARÇONS expandiu sua linha de produtos com o lançamento de moda praia e até roupas íntimas.

Desde o lançamento de sua primeira fragrância, a empresa já fabricou mais de 80 perfumes e contou com a colaboração de inúmeros perfumistas do mercado, como Antoine Lie, Mark Buxton, Bertrand Duchaufour, entre outros. Atualmente, suas fragrâncias são licenciadas pela gigante PUIG.

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