shadow

CUIR DE RUSSIE EDP, DE LE JARDIN RETROUVÉ

Perfumart - resenha do perfume Cuir de RussieCuir de Russie, que significa Couro da Rússia, conta uma história que já inspirou inúmeros perfumistas ao longo dos anos. Já foi retratado pelas casas Chanel, Creed, Guerlain e, obviamente, por Yuri Gutsatz, quando foi lançado, originalmente, em 1977.  

Em 1920, a França recebia o balé Russo de Diaghilev, cujos bailarinos vestiam botas de couro macio e maleável. Em destaque, Vaslav Nijinsky, que foi um bailarino e coreógrafo russo, de origem polaca, considerado um dos maiores bailarinos de seu tempo.

Cuir de Russie, em sua nova formulação, carrega notas de ylang-ylang, violetas francesas, patchouli da Indonésia, canela, estoraque e óleo de cade (extraído da madeira do junípero). É considerado um floral-acourado e eu entendo, perfeitamente, o motivo de tal classificação. Na minha pele, o lado floral ficou muito mais forte do que o lado acourado, que eu gostaria de ter vivenciado. As violetas se fundem à canela – não muito picante – e o estoraque, com suas nuances florais, amplifica o resultado ainda mais. O ylang-ylang, normalmente dominante, se apresentou de forma suave. E o único lado mais diferenciado, durante a evolução, foi aquele no qual o patchouli tentou se fazer presente.

Cuir de Russie é um belo perfume de violetas esfumaçadas, perfeitamente unissex e agradável. Porém, não posso esconder a minha decepção pela falta de uma nuance mais seca de couro ou, na pior das hipóteses, já que o conceito fala de botas feitas com couro macio, uma bela faceta de camurça já seria o suficiente.

Aqui, infelizmente, a fragrância não combina com o conceito e devo confessar que foi a fragrância na qual depositei minhas maiores expectativas.

É uma bela fragrância, mas decepciona quem está esperando por um perfume de couro. Possui uma aura nostálgica, boa durabilidade, mas poderia se chamar Violettes de Russie.

*imagem: reprodução / lejardinretrouve.com

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »