shadow

ESSENCIAL EXCLUSIVO MASCULINO, DE NATURA

Perfumart - resenha do perfume Natura - Essencial Exclusivo MasculinoFoi lançado em 2010, em mais uma criação conjunta, desta vez envolvendo a perfumista da Natura, Verônica Kato, e a perfumista da Givaudan, Marion Costero, que já ganhou prêmios na indústria e assina várias fragrâncias para casas como O Boticário, Jequiti e, obviamente, Natura.

Essencial Exclusivo Masculino é um amadeirado-aromático que, na pele, se revela muito mais um oriental-aromático, cheio de presença e sensualidade. Hoje, não é considerado um perfume inovador. Mas quando foi lançado, chegou junto com outros “baladeiros”, termo que passou a representar fragrâncias que, até então, eram chamadas de noturnas, sensuais ou ideais para encontros.

Na sua composição constam notas de cardamomo, conhaque, maçã, gengibre, manjericão, gerânio, artemísia, lavanda, pimenta rosa, cedro, madeira de guáiaco, musgos e patchouli.

Particularmente, não acho que lembra a versão original. Sendo o primeiro flanker lançado, 15 anos depois, este é um ponto negativo. Mas a verdade é que o perfume impressiona! É um daqueles casos raros, nos quais a Natura lança uma bomba a fim de combater a concorrência sem piedade.

Na minha pele, o conjunto da obra se resume ao mix de conhaque e maçã, que perdura por toda a evolução e vai de encontro às facetas picantes do gerânio e esfumaçadas da madeira de guáiaco. O patchouli confere uma doçura que, depois de algumas horas, faz você acreditar que a fragrância contém notas de fava tonka.

Quem curte fragrâncias com notas suculentas de maçã, que se misturam com nuances alcoólicas ou gourmands, tem tudo para gostar deste perfume. A projeção é grandiosa e a fixação alcança dez horas.

O frasco segue a identidade visual da linha, todo na cor preta, reforçando o apelo noturno. Aliás, se o nome fosse Essencial Noite Masculino (como já aconteceu com Sintonia Noite), acho que seria mais coerente.

Por fim, quando comparo esta fragrância às demais da linha, acho que algo não encaixa. A impressão que tenho é que o produto ganhou vida própria, durante o envase, e decidiu que queria ser da família Essencial.

*imagem: reprodução / natura.com.br


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »