GORILLA PERFUME (LUSH)

Perfumart - Logo Gorilla Perfume

A LUSH é uma empresa de cosméticos naturais, na qual tudo gira em torno das fragrâncias. Como afirma Mark Constantine, um dos fundadores e primeiro perfumista da LUSH, são criadas fragrâncias para quase cada produto novo que é lançado pois, muitas vezes, são essas fragrâncias que irão transformar este produto em um campeão de vendas.

E não são apenas os produtos para banho, corpo e/ou cabelo que apresentam fragrâncias exuberantes. Buscando expressar a visão sobre o mundo que os rodeia, além de se forçarem, pessoalmente, ao máximo de sua criatividade em perfumaria, Mark e seu filho Simon Constantine lançaram, em 2003, uma linha de perfumes chamada B Never Too Busy To Be Beautiful. A ideia não foi pra frente e, em 2009, passou a ser uma divisão de produtos dentro da própria LUSH, sob o nome Gorilla Perfumes.

Pai e filho compartilham a mesma bancada e alguns armários cheios de óleos essenciais e trabalham um de frente para o outro. Mark é um perfumista autodidata. Ele precisou aprender a dominar a arte de misturar ingredientes e criar acordes, pois quando a empresa foi criada, eles não tinham dinheiro suficiente para encomendar fragrâncias prontas para seus produtos. Dentre essas fórmulas, uma das primeiras a ser utilizada foi Karma, que ainda é, até os dias de hoje, um dos maiores campeões de venda da casa.

Já Simon iniciou no negócio como uma espécie de compositor das fragrâncias e acabou aprendendo a dominar a perfumaria ao lado de seu pai e de um velho colega, chamado Jeff Brown. Atualmente, Simon é o Diretor de Compras, bem como Perfumista Chefe da empresa. Sendo assim, seu trabalho permite que ele viaje por todo o mundo em busca dos melhores ingredientes, sempre levando em consideração a ética da empresa – que não testa qualquer produto em animais – bem como pelo uso de materiais que não apresentam riscos à natureza. Desta forma, ele garante a qualidade final de suas fragrâncias.

Uma curiosidade na criação de algumas fragrâncias é a inspiração na música, sempre presente na vida de todos os funcionários da LUSH. Tem música nas fábricas, nas lojas, etc. Karma, por exemplo, teve inspirações em Radiohead e Massive Attack. Já Bug Perfume, se inspirou em uma música do Magnetic Man.

Outra informação bacana é a imensa variedade que a LUSH vem trazendo para a sua linha de fragrâncias, em um curto espaço de tempo: 11 perfumes e 2 incensos, só nos últimos dois anos.

Segundo Mark e Simon, a linha de perfumes Gorilla é como uma expressão da arte. A Thousand Kisses Deep, por exemplo, foi criado para a sua esposa; Dear John, para o seu pai, que o abandonou quando era criança; Cocktail foi inspirado em sua mãe, que aplicava spray no cabelo para sair à noite. Euphoria foi criado como um antídoto para os dias escuros, enquanto The Sun evoca o poder e a alegria de encarar o sol.

Recentemente, os frascos passaram por uma mudança de visual, conforme a nova identidade visual da divisão de perfumes. Até 2014 a empresa já contava com quase 70 perfumes em seu banco de dados. O Volume 3 (como são chamadas as linhas de fragrâncias) ainda não chegou às lojas brasileiras, mas não irá demorar muito para que isso aconteça.


 

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