shadow

IRIS GANACHE FOR WOMEN, DE GUERLAIN

Perfumart - resenha do perfume Guerlain - iris ganacheLançada em 2007, esta fragrância faz parte da coleção exclusiva “L’Art et la Matière” (arte e material) da Guerlain que, na minha opinião, é uma verdadeira fábrica de excelentes fragrâncias. Esta não é a sua única coleção exclusiva. Tem também Les Élixirs Charnels (elixires carnais), Les Parisiennes (o parisiense), Une Ville, Un Parfum (uma cidade, um perfume), Les Déserts D’orient (os desertos do leste), entre outras.

Iris Ganache é composta por notas de canela, bergamota e ganache de chocolate branco (creme feito de chocolate com creme de leite e que pode ser acrescido de mel, ervas aromáticas, especiarias e licores para ganhar outras nuances) na saída; íris, patchouli e cedro, no coração; e, por fim, baunilha, âmbar e almíscar branco, na base. O resultado, na minha pele, foi uma fragrância de 2 fases distintas e característica gourmet (gourmand).

Inicialmente, o aroma é medicinal, quase plástico e, ao mesmo tempo, meio terroso. O mais curioso é que esta nuance não representa o que existe na sua saída. Muito pelo contrário: eu não consegui reconhecer, em momento algum, a presença da bergamota ou da canela. Mas o tom medicinal da íris, junto ao terroso do patchouli (similar ao patchouli da Cia. da Terra) são gritantes! E o patchouli, quando mais terroso e amargo, consegue ter, às vezes, uma nuance de chocolate que só veio a somar com a nota de ganache.

Durante esta fase de cerca de 30 minutos, a fragrância se comportou mais unissex e com um aspecto típico dos perfumes de nicho. Com o passar do tempo, ao ingressar na parte mais funda da composição, com suas notas de base, a baunilha toma conta, abraçada pelo âmbar e sempre acompanhada pelo tom do ganache, que perdura por toda a evolução. Esta 2ª fase é a que permanece, por horas a fio, na pele e dá o aspecto gourmand à fragrância. Porém, nesta fase, já não o considero mais um perfume tão diferenciado e compartilhável e, por isso, talvez seja direcionado apenas para o público feminino.

Para finalizar, vale ratificar a projeção e a excelente fixação deste perfume, qualidade ímpar dos perfumes Guerlain.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »