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JIMMY CHOO MAN ICE, DE JIMMY CHOO

Perfumart - resenha do perfume Jimmy Choo Man IceJimmy Choo Man Ice foi lançado em 2017, dando seguimento à linha de perfumes masculinos da grife, após o lançamento da versão tradicional, em 2014, e da versão Intense, dois anos depois.

O conceito criativo da fragrância é transmitir confiança e atitude, sem esforço, como a grife define o homem Jimmy Choo: um homem de atitude rebelde e masculinidade temperamental. As campanhas publicitárias das três fragrâncias masculinas deixam claro que o público-alvo são os homens mais jovens, no auge de seus trinta e poucos anos.

Jimmy Choo Man Ice possui notas de mandarina, bergamota e cidra, sobre um corpo amadeirado com notas de vetiver, patchouli, cedro e maçã verde, que evoluem para uma base de almíscar, ambroxan e musgo. É um perfume cítrico-aromático que carrega várias nuances amadeiradas.

Desta vez, a grife decidiu deixar de lado o combo lavanda+melão+patchouli, presente nas versões anteriores, e investiu em uma fragrância ácida e refrescante. Aliás, o visual da campanha sugere branco e azul, mas a fragrância é verde e luminosa. Quando toca a pele, é como um banho de citrinos. Além da suculência da mandarina e da elegância refrescante da bergamota, a cidra brilha com todo seu azedume, fazendo o cérebro pensar, imediatamente, em limão…muito limão.

Vale explicar que a cidra é uma fruta pouco suculenta, que não costuma ser consumida de forma natural. É mais utilizada para doces cristalizados, por exemplo. Seu óleo essencial é obtido através de pressão a frio das cascas.

Verdade seja dita, Jimmy Choo Man Ice não é um perfume inovador! Tem muita semelhança (em vários aspectos) com a fragrância de Dior Homme Cologne (versão de 2013). Mas é possível notar algumas diferenças importantes, conforme relato abaixo.

A saída de Jimmy Choo Man Ice, embora cheia de notas voláteis, parece durar mais, dando mais tempo à sensação de refrescância. Também achei a projeção um pouco maior (pelo menos na minha pele), o que vejo como outro ponto positivo. Enquanto na fragrância da outra grife, a evolução é mais frutada e caminha para uma base mais cremosa, aqui a evolução é mais seca e aromática, passando por uma fase amadeirada (que dá uma cansada no olfato) e terminando de forma levemente verde e musgosa. Na outra, parece que colocaram gengibre; nesta aqui, parece que colocaram pimenta.

Na questão visual, Jimmy Choo Man Ice tenta retratar seu nome, através de um frasco glaceado e em tons de branco, simbolizando o gelo. O padrão foi mantido, trazendo o acabamento em borracha, que imita couro de crocodilo e faz ligação com a linha de calçados e acessórios da marca. Em mãos, é muito bonito!

Aproveito para chamar a atenção para um fato muito comum: alguns brasileiros buscam informações em fóruns/canais internacionais e acabam replicando aquilo que descobrem, mesmo antes de conhecerem a fragrância. Li muitos relatos de estrangeiros criticando este perfume por parecer com desinfetante de banheiro. Trata-se de mais uma questão local/cultural. É normal entrar nos banheiros públicos em alguns lugares dos Estados Unidos e sentir um forte cheiro cítrico, pois é o tipo de aroma que disfarça odores desagradáveis. É como no Brasil, quando ligamos o cheiro de eucalipto à sauna. É compreensível tal crítica, no caso de quem mora lá. Mas é importante maior cuidado na interpretação. Para nós, este tipo de fragrância é garantia de elogios.

Para encerrar, confesso que gosto do nome que foi dado. Podia ter se chamado Jimmy Choo Man Sport ou Jimmy Choo Man Cologne, mas ganhou um toque de originalidade no batismo. Vale a pena conhecer!


 

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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

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