shadow

JOHN VARVATOS VINTAGE FOR MEN, DE JOHN VARVATOS 

Perfumart - resenha do perfume Varvatos VintageDois anos após o sucesso da versão clássica, que foi a primeira criação da casa (em 2004), foi lançado Vintage, um perfume feito para agradar aos fãs dos clássicos, sem perder, contudo, a modernidade. O frasco mantém o mesmo padrão do seu antecessor, porém em tons que eu vou chamar de sépia, algo entre o marrom e o dourado.

Trata-se de um chipre-aromático, com notas de saída de absinto prata, lavanda, santolina (também conhecida como lavender cotton, limonete ou Roquete-dos-jardins), folhas de canela, pimenta e zimbro. O coração da fragrância possui notas de patchouli, jasmim do Egito e bálsamo de abeto, enquanto que a base traz notas de musgo de carvalho, camurça, tabaco da Turquia, fava tonka e madeiras. Há quem diga que possui marmelo na composição, mas não é nada oficial.

Ao tocar na pele, a fragrância é frutada e cítrica, levemente adocicada e com nuances picantes. Mas isso se acaba rápido quando o corpo da fragrância se faz presente (e é a parte mais duradoura da evolução), resultando em um aroma mais herbal, lembrando raízes e plantas verdes, com o absinto mais presente e muito teor balsâmico do abeto. Durante esta parte evolutiva, é mais fácil compreender o aspecto datado e o porquê do nome. Então, depois de 1 hora, aproximadamente, a base começa a dar o ar da graça e uma camurça cremosa, aliada à madeiras e tabaco macerado surgem, finalizando a obra.

Assim como em Varvatos Classic, a projeção não é o ponto alto, mas a fixação é excelente! Na minha opinião, Vintage foi feito para quem não se prende à idade, mas ao padrão de elegância das fragrâncias mais antigas.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

8 comments on “JOHN VARVATOS VINTAGE FOR MEN, DE JOHN VARVATOS 

  1. Claudionor Filho

    Boa noite, pela sua experiência o que leva a queda de preço desse perfume, antes era vendido na faixa de 300 reais e agora encontra-se por 100 reais na promoção ?

    • Poder de negociação.
      O preço de um perfume cair não está ligado com a qualidade. Muito pelo contrário: nós é que pagamos muito caro por tudo.

  2. Silas Henrique

    Otima resenha amigo, ele esta com o preço.Gostaria que vc me dissesse se se parece com clássicos tipo Kouros ou Azzarro, porque se for parecido vou desistir dele rsrsrs ou se se parece com algum outro que conhecemos, pode me ajudar?

  3. Luís Gustavo

    Muito boa resenha. Ando bem curioso a respeito desse perfume, que está com preço ótimo e me ajudou. Por acaso você conhece o Black? Em caso positivo qual dos dois você prefere?

    • O Black eu não tenho no meu acervo, mas sei que possui um lado mais aberto e refrescante.
      Na minha opinião, todos os Varvatos são fáceis de agradar.

      O vintage é uma delícia, porque tem cheiro de loja de roupas…sabe aquele cheirinho da Vila Romana, por exemplo?
      Ele tem um pouco dessa pegada, misturada ao aroma de barbearia de perfumes dos anos 90.

  4. Jbbarbosa

    Muito boa a resenha, descreve perfeitamente esse perfume maravilhoso.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »