shadow

KOKORICO FOR MEN, DE JEAN PAUL GAULTIER

Perfumart - resenha do perfume Gaultier - kokoricoEsta fragrância foi lançada em 2011 e teve, como inspiração, o penacho negro utilizado nas roupas da coleção de Gaultier, apresentadas no Fashion Show de Alta Costura de 2006/2007. Com resultado dramático e de certa forma arrogante, também serviu de inspiração para a embalagem e a campanha. Já o nome da fragrância, veio do canto matinal do galo, que na cabeça de Gaultier representa o choro do animal, como o choro da conquista de um jovem guerreiro ou de um jovem rapaz repleto de prazer…viagem total!

E antes de falar sobre a fragrância, prefiro aproveitar o embalo da escolha do nome para comentar sobre o frasco. Embora eu saiba que gosto é algo muito pessoal, eu não curti a escolha. Esta cabeça careca e preta me remete a algo mais sombrio, que poderia ser a inspiração para a campanha e cairia muito melhor com outro nome: “Voodoo” (vudú) seria uma ótima opção. E ainda vem dentro de uma lata vermelha, intensificando a ideia de algo que precisa ficar muito bem guardado.

A única coisa que admiro, com relação ao frasco, é o fato de que, se visto de lado, temos a identidade visual com as fragrâncias de Gaultier e o famoso dorso masculino. E poucas pessoas já notaram isso!

A fragrância, por sua vez, é muito boa. Segundo o fabricante, abre com sementes de cacau (levemente amargas) e folhas de figo, trazendo um misto de energia com um toque afrodisíaco. Em seguida, notas de patchouli (coração) e, por fim, nuances amadeiradas de cedro e vetiver. Inúmeras são as comparações feitas com este perfume, que vão desde L’instant de Guerlain Extreme a CK One Shock for Him. Na minha pele, assim que aplicada, a fragrância possui muita semelhança com Very Irrèsistible for Men, de Givenchy. Mas quando o patchouli – com suas nuances que podem ser amargas, terrosas e/ou levemente achocolatas – surge, o que me vem à mente é o aroma de Spirit for Men, de Antonio Banderas.

Kokorico é, na minha opinião, um perfume de poucas surpresas, no estilo gourmand, mas que não é doce graças às notas de fundo, que conferem um tom mais seco ao aroma final. Cai muito bem em climas mais frios ou eventos noturnos.

Tanto a projeção quanto a longevidade são típicas dos Gaultier. Mas não espere uma bomba de rastro como Gaultier² ou Fleur du Male, porque você poderá se decepcionar.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »