LORENZO VILLORESI

Perfumart - logo lorenzo villoresi

Lorenzo Villoresi começou a interessar-se pelo mundo das especiarias e das essências quando fez sua primeira viagem ao Oriente Médio, em 1981. Naquela época, ele também passava longos períodos de tempo no exterior.

Fascinado pelos mercados e pela atmosfera dos lugares que visitava, incluindo suas histórias e culturas, trouxe de volta para a Itália especiarias que ele também usava para cozinhar, bem como essências e substâncias aromáticas que ele costumava usar para presentear alguns amigos.

Durante esses anos, começou a fazer experimentos, destilando plantas aromáticas, produzindo tinturas e criando suas primeiras fórmulas com óleos essenciais, em resposta às demandas e desejos de seus amigos e familiares. Assim, passou a estudar o mundo dos materiais aromáticos e das essências, mais detalhadamente, incluindo métodos de extração e técnicas de composição.

No final da década de 1980 e nos primeiros anos de sua carreira acadêmica, como pesquisador da Filosofia Antiga, o mundo dos perfumes se tornou sua verdadeira paixão. Essa paixão só se tornou uma verdadeira atividade comercial em maio de 1990, quando a casa de moda Fendi lhe encomendou uma gama de essências de quarto, pot-pourris e velas perfumadas.

A partir daí, juntamente com uma série de colaborações com nomes famosos no mercado local e internacional da moda, nasceram os primeiros produtos desenvolvidos sob a marca Lorenzo Villoresi. Foram criadas fragrâncias para a casa, aromatizantes de banheiro e, finalmente, em 1991, a primeira fragrância, chamada Uomo.

Logo após o lançamento de Uomo, vieram as fragrâncias Donna e outras Eau de Toilettes monotemas, que representam a própria interpretação de Villoresi sobre temas de perfumaria clássica, como Sandalo, Patchouli e Vetiver, enquanto outras, como Dilmun, Alamut e Teint de Neige, além de Iperborea e Teseu, foram inspiradas por mundos imaginários, mitos e lendas de diferentes Países e culturas, ou por ambientes e paisagens exóticas e oníricas.

Um dos traços característicos das criações de Lorenzo Villoresi é o uso dos melhores extratos e essências naturais, combinados com seu gosto pessoal por uma rica composição de tons e de diferentes atmosferas. Para Lorenzo, cada fragrância é uma criação artística única, independente de qualquer moda ou tendência, com o único objetivo de incorporar a visão que o inspirou.

Lorenzo Villoresi é autor de várias publicações sobre perfumes, como “Il Profumo” (1995) e “L’Arte del Bagno” (1996). De 1996 a 1999, ele editou e contribuiu para o trabalho intitulado “Il Mondo del Profumo, participando de congressos internacionais como Profumi d’Arabia e realizando conferências no Universidade de Florença sobre os aromas da antiguidade.

Em 2006, ele ganhou o prestigioso prêmio internacional “Prix François Coty Paris”, reconhecido como o prêmio mais importante de reconhecimento na carreira de um perfumista. Em 2010, ele editou e escreveu o prefácio da obra intitulada “Il profumo del mondo antico”, de G. Squillace, a primeira tradução italiana do tratado “De Odoribus” de Theophrastus (Olschki).

Hoje, em seu estúdio situado em Florença, Lorenzo continua a criar perfumes exclusivos, enquanto coleções com seu nome estão presentes em cerca de quarenta países. Suas criações mais recentes incluem uma coleção de amenities, que está disponível nos melhores hotéis do mundo.

Nas instalações do antigo palácio da família, em Florença, está em curso a construção de um Centro-Academia de Arte de Perfumes, onde um verdadeiro “museu de fragrâncias” e um jardim aromático formarão o pano de fundo para uma gama de atividades envolvendo educação, formação e informação sobre o mundo das fragrâncias, permitindo que adultos e crianças descubram o encanto e os segredos de uma arte que é antiga, moderna e virada para o futuro, tudo ao mesmo tempo.

Ao todo, Lorenzo já lançou mais de 25 perfumes comerciais, todos criados por ele próprio, em uma real interpretação da perfumaria tradicional e de nicho, na qual o perfumista ainda é o artista.

SANDALO

 

FACEBOOK >>

Twitter >>

Instagram >>