shadow

NATURA ILÍA, DE NATURA

Perfumart - resenha do perfume Natura - ilíaMuita gente pensa que a Natura, empresa essencialmente brasileira, só fabrica produtos para o mercado nacional e que todos eles são lançados, primeiramente, no Brasil. Mas a verdade é que a empresa possui imensa aceitação em outros países como México, Colômbia e Argentina e que alguns produtos chegam por lá antes de serem comercializados aqui. Este é o caso de Ilía, a nova fragrância que acaba de ser lançada no Brasil, mas que já possui até uma variação no mercado internacional, chamada Ilía Florescer.

Natura Ilía faz parte de uma linha que se inspira na força e na delicadeza das mulheres. É mais uma criação conjunta envolvendo Verônica Kato e outros perfumistas de Casas de Fragrâncias. Desta vez, Christophe Raynaud e Alexandra Kosink, da Givaudan.

A composição oficial enumera as seguintes notas: frutas vermelhas, pomelo rosa, flor de laranjeira e bergamota, no topo; Frésia, muguet, jasmim Sambac, gardênia e rosa, no corpo; Fava tonka, baunilha, almíscar e âmbar, na base.

Na pele, a fragrância de Ilía parece abaunilhada desde os primeiros instantes. Há uma luminosidade proveniente da flor de laranjeira e um toque de frutas vermelhas, que não perdura por muito tempo. Se você está esperando por um cheiro azedinho-doce, esqueça! O acorde floral é delicado e a gardênia se destaca, a ponto de parecer uma criação da casa Cartier. Porém, o conceito de delicadeza foi levado muito a sério e a fragrância perde potência em cerca de vinte minutos, o que me decepcionou bastante. Todavia, a fixação é muito boa, permanecendo por mais de oito horas na minha pele, ainda que de forma sutil. Da base, o destaque fica por conta da baunilha, que é a nota mais perceptível.

Dito isso, acho que a Natura poderia ter repensado o mercado brasileiro antes de trazer esse perfume para cá. Me lembro de uma apresentação na empresa, na qual foi citada essa questão dos mercados internacionais e das diferenças culturais, de temperatura, umidade do ar, etc. Pouca gente sabe, mas tudo isso entra no briefing de criação. Portanto, era preciso lembrar que o(a) brasileiro(a), culturalmente, gosta de perfumes fortes e marcantes.

O outro aspecto importante a ser esclarecido é o seguinte: não é porque é deo parfum (nome dado à eau de parfum no Brasil), que precisa ser mais forte do que uma deo colônia (equivalente à eau de toilette). O que determina a classificação de uma fragrância é a concentração de essência, não a sua projeção ou fixação. Existem inúmeros casos de perfumes EDT que projetam bem mais do que os EDP. Não dá para criticar tudo que chega ao mercado, sem conhecimento de causa.

Natura Ilía exala qualidade, só que exala pouco. Se projetasse por umas duas horas, pelo menos, seria perfeita. Mas não há dúvidas de que irá saciar o gosto de muitas mulheres que só usam fragrâncias suaves e discretas.

Por fim, o frasco é uma graça, com acabamentos arredondados e tamanho que engana. Contém 50ml, mas parece que tem 30ml. Ótimo para levar na bolsa.

*imagem: reprodução / natura.com.br


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

6 comments on “NATURA ILÍA, DE NATURA

  1. Jeane

    Concordo. Comprei e nao gostei. O cheiro some rápido na minha pele. Deveria ter experimentado uma amostra antes. Fiquei com a mesma expectativa de Elise da Boticário que na verdade, esse sim faz jus a ser um ser um deo parfum que diferente do Ilia, tem uma excelente fixação.

  2. diana

    amei esse perfume ótimo estou dentro

  3. Lu Oliveira

    Ganhei uma amostra ontem! Tem uma saída muito agradável, uma boa fixação, mas o que me desagradou bastante foi que vai sumindo na minha pele, criando uma suavidade quase que de inexistência…e tem um amarguinho no final que o torna bem enjoativo! Enfim, teria td pra ser bom, mas no fim não gostei! Reprovado!

    • Pois é, também achei que perde potência muito rápido. Na minha opinião, este é o grande defeito desse perfume.

  4. juliana alves

    Amei! Fragancia discreta? To dentro!

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »