shadow

PACO EDT, DE PACO RABANNE

Perfumart - resenha do perfume Paco - Paco by Paco RabanneEm 1995, o perfumista Rosendo Mateu (Casa Puig) criou esta fragrância que competia, diretamente, com o recém-lançado CK One (Calvin Klein). A questão é que este perfume nunca foi tão difundido como o da marca norte-americana e, como resultado, ele acabou sumindo das prateleiras e muitos achavam até que havia sido descontinuado. Mas a distribuição voltou a ocorrer para lojas de aeroportos e, atualmente, ocorreu uma alteração na embalagem, antes toda prateada e hoje preta. Outra característica incomum é que este perfume não traz tampa. Ele vem em uma lata e a sua embalagem é de alumínio.

É composto por coentro, limão, mandarina e pinho, na saída; lavanda, jasmim, abacaxi, ciclâmen e chá, no coração; fava tonka, almíscar, sândalo e cedro, na base.

Ao ser borrifado, me fez lembrar de Déclaration (Cartier), com suas notas de coentro e mandarina, também na saída, como se fosse uma versão summer deste. Mas essa sensação se esvai, quase que imediatamente, e as semelhanças com CK One começam a surgir. Porém, na minha opinião, este aqui é um pouco mais masculino do que o outro, que é mais frutado. Ainda assim, é comercializado como unissex.

Acredito, ainda, que o sucesso de Azzaro Chrome (1996) tenha muito mais a ver com este seu conterrâneo, do que com o de procedência americana. Mas como Paco chegou e saiu sem muito alarde, a comparação feita no mundo inteiro envolve, somente, os outros 2 citados.

No quesito longevidade, este aqui ganha disparado. Me pergunto o que houve de errado na época, já que este poderia ter sido um dos maiores casos de sucesso da marca, assim como aconteceu com o concorrente.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »