shadow

PACO RABANNE POUR HOMME, DE PACO RABANNE

Perfumart - resenha do perfume Paco - Paco Rabanne pour HommePaco Rabanne Pour Homme faz parte da seleção de clássicos do universo da perfumaria. É como se fosse um time de futebol com os melhores jogadores de todos os tempos. Neste caso, o time seria composto por Quorum, Tsar, Jaguar for Men, Azzaro pour Homme, Givenchy Gentleman, etc. Mas se você não curte nada antigo e o “cheiro de tiozão” te incomoda, então essa partida você não precisa assistir.

Paco Rabanne Pour Homme foi lançado em 1973 e criado por Jean Martel, que assinou clássicos como Jules, para Dior (em 1980) e Azzaro for Women, para Azzaro (em 1975). Obviamente, depois de mais de 40 anos, só conseguiu sobreviver com reformulações e atualizações visuais. O frasco atual é esse da foto acima.

Com relação à composição original, possuía notas de sálvia esclareia, alecrim, folhas de louro e jacarandá, na saída. O corpo era composto por notas de gerânio, lavanda e fava tonka, enquanto a base trazia notas de mel, âmbar, almíscar e musgo de carvalho. Na composição atual, a fragrância conta com notas de bergamota, tomilho e lavanda, seguidas por um coração de gerânio e cravo da Índia, com um fundo de tabaco e musgo de carvalho.

Na pele, a mudança não foi grosseira, mas a fragrância mudou de forma considerável. Na minha opinião, para melhor! Quando conheci esse perfume, nos anos 90, ele tinha uma característica muito forte de barbearia, cheio de nuances balsâmicas e canforadas. Demorava muito tempo para acalmar e mostrar a lavanda e a base musgosa, adocicada pelo mel. Hoje, está mais cítrico e verde na saída. No lugar do louro, o tomilho – mais aromático – faz toda a diferença. A base ficou um pouco mais esfumaçada e seca, por causa do tabaco.

Resumindo, a versão original se comportava mais como um puro fougère, enquanto a atual funciona como um aromático-fougère. Em termos de projeção e fixação, Paco Rabanne Pour Homme continua exalando muito e durando o suficiente. E como eu sempre digo com relação aos clássicos, acho que todo homem deveria ter um frasco desses em sua coleção. Não precisa usar todos os dias, mas vale a pena visitar vez ou outra.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

One comment on “PACO RABANNE POUR HOMME, DE PACO RABANNE

  1. Olá Cassiano,
    Esse foi um dos meus preferidos perfumes na década de 70, junto com o Captain e Givenchy. Tem uns 40 anos +ou- (estou com 56) que não o via 🙂
    Hoje, por acaso, numa loja “degustei” um e bateu a saudade, resolvi buscar na net para comprar quando encontrei o blog, tuas informações me animaram ainda mais na minha decisão de compra do Paco. Bacana!!
    Abs
    Marco

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »