shadow

PATCHOULI, DE CIA. DA TERRA 

Perfumart - resenha do perfume Cia. Terra - PATCHOULIEsta resenha foi feita após 3 tentativas distintas na pele, sendo que a 1ª vez que usei este perfume, ainda morava no RJ. Agora, como estou em SP, o clima é outro e, obviamente, a percepção é outra.

O óleo de patchouli foi muito utilizado nas décadas de 60 e 70 (principalmente, entre os “hippies”) e está presente em cerca de um terço dos perfumes produzidos atualmente sendo, a maioria, perfumes para homens.

Sobre o perfume, o que posso dizer é o seguinte: ele é bem difícil de ser usado. É muito ame ou odeie!

Aliás, como eu sempre cito nos perfumes da Cia. da Terra, são fragrâncias bem naturais, que eu chamaria de “nicho” da perfumaria nacional. E como acontece com muitos nichos, alguns são tão excêntricos que são odiados por muitos e amados por outros.

Neste caso, principalmente em climas mais quentes, ele pode assustar. Foi o que eu tive como 1ª impressão. Ainda assim, a saída dele é fortíssima, mesmo em climas mais amenos.

A impressão que eu tenho é a seguinte: da mesma forma que os especialistas em massas e pizzas dizem que o modo certo de aplicar o orégano é esfregando nas mãos para ativar o cheiro e o sabor, ao invés de, simplesmente, salpicá-lo por cima, assim ocorreu com as folhas de patchouli deste perfume. Me dá a ideia de que as folhas foram esfregadas nas mãos e depois amassadas (quase feita por índios para rituais de cura) deixando aquele aroma fortíssimo de planta viva, com forte odor. É um aroma herbal e terroso.

Depois de um bom tempo (como a maioria dos perfumes da casa, a evolução é lenta e a durabilidade é imensa), o aroma fica mais ameno e começa a surgir um patchouli mais “requintado” (esta é a palavra, já que “natural” ele é desde o início), com um tom de chocolate amargo.

Para muitas pessoas, este perfume é ou foi uma verdadeira “assinatura” durante anos. E a empresa ainda comercializa, além do perfume, o hidratante corporal e óleo essencial.

*imagem: reprodução / Google


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

One comment on “PATCHOULI, DE CIA. DA TERRA 

  1. Mônica Freitas

    Adoro esse perfume. Custei a achar. Sou de BH e compro na Essence. Pena que nem sempre encontro o produto. Parece que o fornecedor não é mto pontual com os revendedores. E a compra p loja virtual tem mtas reclamações.
    Uma pena! Os perfumes da Companhia da Terra são maravilhosos. Recomendo mais comprometimento com os clientes.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »