shadow

ROSENDO MATEU 1, DE ROSENDO MATEU OLFACTIVE EXPRESSIONS (2017)

Perfumart - resenha do perfume Rosendo Mateu 01

Rosendo Mateu 1 faz parte da coleção relançada, em 2017, pelo mestre perfumista que já teve seu nome envolvido em inúmeras fragrâncias de sucesso mundial. Entretanto, com o nascimento da sua grife própria, em 2015, Rosendo se estabeleceu como mais um criador de perfumes de nicho, ao trabalhar com os princípios básicos desse segmento, dentre os quais o poder criativo é ilimitado e departamentos de marketing não ditam regras.

Rosendo Mateu 1 teve, como inspiração, a brisa que vem do mar em paisagens únicas como as da Costa da Espanha, a da Croácia, da Itália e a da Grécia. Mas não é tarefa fácil engarrafar a sua ideia de frescor do Mediterrâneo, de maneira que diversas pessoas ao redor do mundo consigam captá-la com a mesma percepção.

Para tal, Rosendo uniu notas cítricas e florais em um perfume cheio de brilho, frescor e suculência. Na primeira borrifada que dei sobre a pele, meu pensamento foi: “uau, o dia vai ser ensolarado”.

A fragrância possui notas de saída de tomilho, sálvia, lavanda e flores de alecrim de maio. Ainda no topo da pirâmide olfativa, foram utilizados óleos essenciais das cascas de citrinos como a bergamota da Calábria, a lima da Espanha e a mandarina verde da Sicília. No corpo da fragrância, um buquê floral com notas de jasmim, óleo da flor de laranja amarga, pimenta verde, cardamomo, folhas de chá e muguet. Por fim, o perfumista garantiu que a base fosse trabalhada para não neutralizar o frescor da fragrância. Ele usou notas de sândalo, raiz da íris e almíscar branco.

O resultado é uma fragrância que foge do lugar comum daquelas que são extremamente cítricas e cheias de nuances amargas de petitgrain, provenientes das antigas colônias alemãs, bem como das marinhas e cheias de acordes oceânicos, que tentam retratar a água salgada do mar, por exemplo.

A maneira mais fácil de tentar descrever a sensação é a seguinte: imagine tomar um banho, no qual o néroli é como a água, que cai e lava todo o corpo; as cascas das frutas cítricas representam o sabonete, como se fosse uma barra esfoliante com alguns pedaços de cardamomo e folhas de chá. Por fim, após o banho, você hidrata a pele com uma loção corporal de textura leve e cheiro de almíscar. Tudo isso, depois de um passeio de barco sobre o mar cristalino e tendo as paisagens que serviram de inspiração para o perfumista.

Consegue imaginar? Se a resposta foi positiva, então a fragrância de Rosendo Mateu 1 te levou para uma viagem única, de primeira classe, sem precisar sair de casa. E isso, meus amigos, é um talento que poucos perfumistas (no mundo inteiro) possuem. Vale dizer que a projeção é moderada, mas a durabilidade é altíssima.

Como dizem que a primeira impressão é a que fica, então a minha foi muito positiva. Belo trabalho!

*imagem: reprodução / www.olfactivexpressions.com


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »