shadow

ROSENDO MATEU 4, DE ROSENDO MATEU OLFACTIVE EXPRESSIONS (2017)

Perfumart - resenha do perfume Rosendo Mateu 04

Rosendo Mateu 4 faz parte da coleção relançada, em 2017, pelo mestre perfumista que já teve seu nome envolvido em inúmeras fragrâncias de sucesso mundial. Ao lançar a sua grife, em 2015, Rosendo se estabeleceu de vez no segmento da Perfumaria de Nicho.

Ao criar a fragrância de número 4, Rosendo Mateu atravessou fronteiras e trouxe uma visão do Oriente para o mercado do Ocidente. Rosendo Mateu 4 é uma espécie de interpretação dos fortes aromas e especiarias dos Emirados Árabes através do olfato de um cidadão de Barcelona. E funciona!

A fragrância possui notas de bergamota da Calábria e flor de laranja amarga, na saída. Então, o corpo chega carregando a intensidade das notas de canela, açafrão, noz-moscada, nozes, raiz de íris e pétalas de jasmim. Mas a base é que dá personalidade a esta criação, graças às notas de Oud, patchouli, sândalo, madeira de guáiaco, vetiver, ládano, benjoim, baunilha, fava tonka, acorde ambarado e fixadores à base de almíscar.

Fala a verdade e me diga se você não ficou curioso(a) só de imaginar essa complexidade Saudita devidamente orquestrada por um nariz como o do Sr. Rosendo, com suas cinco décadas de experiência?

Pois eu posso garantir que Rosendo Mateu 4 é uma fragrância muito bem construída e não deixa nada a desejar para outras que são produzidas por grifes do mercado árabe, com apenas uma pequena diferença: aquele “nivelamento” que eu comentei na resenha da fragrância de número 2 foi mantido e o resultado é um perfume mais contido, ideal para quem adora essas fragrâncias cheias de nuances fortes, mas não consegue usar por questões particulares, como dores de cabeça, excesso de projeção, clima do local onde vive ou trabalha, etc. Mais uma vez, a elegância falou mais alto e a fragrância funciona como um animal selvagem que foi domesticado.

Na minha pele, Rosendo Mateu 4 se revela um perfume amadeirado-cremoso. Basicamente, tudo gira em torno das notas de açafrão, Oud, madeira de guáiaco, ládano e benjoim. O resto, funciona como pano de fundo para uma fragrância cheia de mistério e diversidade cultural. Em alguns momentos, parece que estou dentro de um filme antigo, no qual o protagonista deixa a cidade do Cairo e volta para Londres com especiarias nunca sentidas e uma ideia perigosa de revolucionar a perfumaria existente.

Em termos de evolução, o açafrão e a noz-moscada ditam as regras durante um bom tempo, quando o óleo essencial obtido da madeira de ágar – o famoso Oud – surge com todo seu teor amadeirado (esqueça o Oud medicinal ou aquele mais achocolatado) e se une à rigidez da madeira de guáiaco. Para melhorar, há um cheiro balsâmico, quase verde e fumarento, proveniente do benjoim, além de uma faceta mais docinha e coriácea do ládano. Um primor!

Rosendo Mateu 4 é, sem dúvidas, o meu preferido de toda essa coleção lançada em 2017. Representa masculinidade em toda sua essência e traduz, sem erro, o que se espera de um perfume da família dos amadeirados. Sem contar que, até o presente momento, foi o que apresentou maior projeção na minha pele.

Usando esta fragrância você é transportado para os mais diversos cenários, nos quais dunas, turbantes e cobras escondidas em cestos de palha podem surgir a qualquer momento. Preciso de um frasco!

*imagem: reprodução / www.olfactivexpressions.com


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

2 comments on “ROSENDO MATEU 4, DE ROSENDO MATEU OLFACTIVE EXPRESSIONS (2017)

  1. Felipe

    Qual site vc conseguiu estes perfumes da rosendo mateu ?

    • Eu recebi direto do perfumista, pois ele tinha interesse em descobrir as minhas opiniões. Mas é possível comprar no site da empresa. Basta verificar se eles enviam para o Brasil.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »