shadow

ROSENDO MATEU 5, DE ROSENDO MATEU OLFACTIVE EXPRESSIONS (2017)

Perfumart - resenha do perfume Rosendo Mateu 05

Rosendo Mateu 5 fecha a coleção relançada, em 2017, pelo mestre perfumista que já teve seu nome envolvido em inúmeras fragrâncias de sucesso mundial.

E para encerrar essa história, o perfumista resolveu criar uma fragrância oriental, cheia de acordes florais e sensualidade. Para tal, utilizou acordes de especiarias e flores exóticas que abrem caminho para as notas de lírio do vale e flor de cravo, além de um fundo mais adocicado com baunilha, âmbar e almíscar sensual.

Rosendo Mateu 5 é um perfume delicioso e envolvente, mas sem qualquer inovação se comparada às demais. Foi a única fragrância da coleção que me deixou com uma sensação clara de “déjà vu”, a ponto de me fazer buscar a referência olfativa no meu acervo, durante um bom tempo, antes de publicar esta resenha.

E por mais que eu não goste de fazer comparações, não posso fugir da responsabilidade de transmitir aos meus leitores/seguidores a verdade. Neste caso, a fragrância vai em direção ao estilo de Au Masculin Eau de Minuit (Lolita Lempicka) e evolui de forma muito similar ao cheiro de Body Kouros (YSL). Aliás, o nome deste último estava na ponta da língua, mas só foi possível decifrá-lo graças à ajuda de um amigo, que sequer titubeou ao sentir esta criação. E foi um momento revelador, como se um raio de sol saísse em meio a nuvens carregadas. Na hora pensei: “putz, é isso mesmo!”.

Não há muito mais a ser dito, a não ser pelo fato de que Rosendo Mateu 5 talvez seja o perfume mais encorpado e o mais envolvente da coleção. E mesmo sem apresentar qualquer novidade, é aquele tipo de perfume que ainda atrai elogios, graças ao entrelace perfeito das especiarias com o âmbar e a baunilha. Também me faz refletir sobre a constante exigência acerca da Perfumaria de Nicho, com a falsa ideia de que tal segmento só nasceu para trazer fragrâncias diferenciadas e exclusivas, o que não é verdade.

Para encerrar, eu diria o seguinte: Rosendo Mateu 5 é como um daqueles livros que você já sabe como será o final, desde o segundo capítulo, e ainda assim faz questão de ler até a última página.

*imagem: reprodução / www.olfactivexpressions.com


 

The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *