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SCUDERIA FERRARI FORTE FOR MEN, DE FERRARI

Perfumart - resenha do perfume Ferrari - Scuderia Ferrari ForteScuderia Ferrari Forte foi anunciado em junho deste ano e já chegou às principais lojas brasileiras, para alegria dos amantes da marca, em especial do famoso Scuderia Ferrari Black. Apesar de ter sido lançado em 1999 e relançado em 2013, já com novo nome e repackaging, este perfume ainda vende milhares de unidades por mês, de acordo com informações que recebi da própria gerente da marca no Brasil.

Esse tipo de informação ratifica que o mercado consumidor não se restringe ao que se vê por aí em fóruns e redes sociais. Apesar de muitos torcerem o nariz para as fragrâncias da marca, ainda há uma imensa parcela de usuários que se identificam com o prestígio da grife e com as suas fragrâncias. E não se deixem enganar, pois eu mesmo conheço pessoas com bom poder aquisitivo e que não abrem mão de um frasco da versão Black em suas coleções.

O novo Scuderia Ferrari Forte chega em um momento no qual a Ferrari já está reposicionada no mercado com as suas divisões bem estabelecidas: a Scuderia – que simboliza a presença dentro do mundo da Fórmula 1 – e a Cavallino – que explora a paixão pela elegância e luxo dos carros esportivos Ferrari, com fragrâncias inspiradas no estilo de vida Gran Turismo, e que ganhou reconhecimento através da Essence Collection.

A maior novidade desta vez, deve-se ao fato de ser o primeiro perfume da linha Scuderia em concentração Eau de Parfum, uma nova realidade que tem ganhado força, principalmente, no mercado da América Latina.

Scuderia Ferrari Forte tem um conceito amplo e a palavra Forte ganhou outras proporções na campanha publicitária, que foi filmada em Fortaleza, justamente pelo peso que o mercado brasileiro representa para a grife em volume de vendas. No filme para veiculação, os principais pontos turísticos da cidade serviram de locação para cada momento representado através do termo Forte, a saber: Free, Original, Real, Tenacious e Emotional.

A fragrância foi criada por Maurice Roucel, que dispensa comentários, e possui notas de maçã crocante, limão Italiano e abacaxi, na cabeça. Em seguida, canela do Ceilão, flor de laranjeira e ameixa compõem o corpo, que caminha para uma base de cedro, baunilha de Madagascar e patchouli caramelizado.

O resultado é um perfume de saída frutada e suculenta, que não se torna enjoativa graças à presença do limão. Por incrível que pareça, a maçã e o abacaxi estão perfeitamente balanceados e trazem um ar de modernidade. Conforme evolui, a ameixa cobre o teor efervescente da flor de laranjeira, como se fosse uma camada suave de veludo. Sem ela, provavelmente teríamos uma fragrância que caminharia rumo à mesma proposta de Silver Scent, por exemplo. Contudo, a nota de canela não ficou muito perceptível em mim. Por fim, a base demora para aparecer, mas quando surge traz um lado mais denso e encorpado, no qual percebo bem o cedro e o patchouli, não a baunilha. A propósito, me perguntaram se esse perfume tinha algo de caramelo, ou seja, a tal nota de patchouli caramelizado está surtindo efeito.

Scuderia Ferrari Forte não é, na minha opinião, uma espécie de flanker do Black, embora possa parecer. É uma nova fragrância, que segue o mercado atual de perfumes compartilháveis, frutados e adocicados, que fazem sucesso na noite, mas também podem ser usados durante o dia. E cá entre nós, em um mercado de variações completamente descabidas, além do fato de utilizar o mesmo frasco, eu não estranharia se viesse com o nome de Scuderia Ferrari Black Forte. Nesse aspecto, sou obrigado a elogiar a grife, mais uma vez, por não ter seguido a tendência de outras marcas. 

Para encerrar esta análise, resta falar que a fragrância não possui uma projeção absurda, mesmo sendo Eau de Parfum. Ela ganhou força e sinto que exala bem, mas só em mim e para quem está perto, realmente perto. Não é um perfume que deixa rastro. Em contrapartida, perto das demais fragrâncias da linha Scuderia, a fixação melhorou muito, durando mais de nove horas na pele.


 

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Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

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