shadow

UOMO CASUAL LIFE, DE SALVATORE FERRAGAMO

Perfumart - resenha do perfume Ferragamo Uomo Casual Life

Uomo Casual Life foi lançado em meados de 2017 como a primeira variação (flanker) do perfume Uomo, lançado em 2016. O conceito por trás da criação foi retratar a vida dinâmica do homem moderno e aventureiro, um verdadeiro entusiasta.

Mais uma vez, os perfumistas Alberto Morillas e Aurélien Guichard se uniram, repetindo a dobradinha da fragrância original. E embora alguns usuários não enxerguem a semelhança, eu acho que houve uma certa manutenção do DNA, principalmente, pelo uso da nota de café, que faz a ligação com o tal “acorde doce”, que resultou em um cheiro de Tiramisù (sobremesa italiana) na fragrância original.  

E já que falei do café, me deixem falar da composição de uma vez. Na saída, notas de limão, cardamomo e folhas de violetas; no corpo, notas de gerânio, café e ambroxan; na base, notas de cedro branco, almíscares brancos e madeira de caxemira (que hoje já sabemos se tratar de um composto chamado cashmeran).

Uomo Casual Life me conquistou desde a primeira borrifada! É o tipo de fragrância que une frescor, elegância e um toque adocicado e viciante. Me faz pensar em outono e nas mudanças de temperatura que ocorrem ao longo dos dias. Mas o que mais gosto aqui é, definitivamente, a nota de café. Cansei de testar fragrâncias que carregam tal nota na composição, mas que parece não existir, na prática. É aquela sensação de alma lavada, sabe? Na primeira vez que usei, pensei: “Finalmente, consigo sentir o café com facilidade, mesmo em um perfume que não é essencialmente oriental ou gourmand”.

Uomo Casual Life é um dos poucos perfumes que já testei e que conseguem ser frescos e gourmands, ao mesmo tempo. Assim que a fragrância toca a pele, vem um cheiro de cappuccino delicioso, como se fosse preparado com algumas gotas de limão junto ao leite. Esse frescor camufla a doçura e abre caminho para uma deliciosa nuance de violetas. Entretanto, o cardamomo é bem tímido, só para deixá-los avisados!

Conforme o tempo passa, a fragrância ganha nuances mais doces e ambaradas, graças ao ambroxan (composto que já se tornou famoso por tentar substituir o ambergris e é obtido do esclareol). A partir desse estágio, ela perde força (infelizmente) e começa a se tornar mais sedosa. Na minha opinião, esta é a parte que merecia maior atenção. As notas que foram utilizadas na base ajudam na longevidade da fragrância, mas são suaves demais e acabam com a evolução deste perfume. Talvez uma pitada de ládano ou, quem sabe, a mesma fava tonka da fragrância original poderiam trazer um resultado melhor.

Para Uomo Casual Life deixo uma dica: se for aplicado de leve, o café não será notado com facilidade. Vale exagerar nas borrifadas para sentir o que este perfume tem de melhor. É um daqueles casos em que, nem sempre, menos é mais. A projeção é baixa, mas a fixação é muito boa.

O belíssimo frasco repete a identidade visual de seu antecessor, com o mesmo vidro pesado, borrifador embutido e logotipo lateral em 3D, criado por Lucio Venna.

Por fim, ouso afirmar que Uomo Casual Life é o perfume ideal para quem busca frescor, mas não gosta das fragrâncias tipicamente frescas. É para o homem que gosta de elegância, mas não abre mão de um toque contemporâneo.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

2 comments on “UOMO CASUAL LIFE, DE SALVATORE FERRAGAMO

  1. uedson isaias malovini

    ola Cassiano, ja vinha observando este perfume de perto para comprar, boa resenha me esclareceu muitas coisas, ja tenho o ACQUA ESSENZIALE – SALVATORE FERRAGAMO pra mim por enquanto o melhor perfume fresco, a casa traz muita qualidade olha que tenho o acqua di gio, cool water, 212, e swiss army classic entre outros. qual a sua opiniao?

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »