shadow

VANILLE DE ZANZIBAR, DE BOUCHERON

Perfumart - resenha do perfume Boucheron - Vanille de Zanzibar

Vanille de Zanzibar presta homenagem à Zanzibar, arquipélago localizado ao longo da Costa da Tanzânia e que era chamado, pelos Árabes, de Zanj-bar (Costa dos Negros).

Dentro da Boucheron La Collection representa a importância do local, que foi uma base para os mercadores Árabes na importação de cerâmicas e exportação de marfim. Os caçadores de pedras estavam sempre atrás do Citrino, pedra cujo brilho reluz como o sol.

A fragrância de Vanille de Zanzibar foi criada por Nathalie Lorson e composta através da união de mandarina, peras e pétalas de jasmim, no topo da pirâmide olfativa, abrindo caminho para notas de baunilha de Bourbon, bálsamo do Peru e absoluto de heliotrópio, no coração, rumo à base de patchouli, sândalo e almíscar branco.

Na pele, Vanille de Zanzibar é uma das fragrâncias com maior projeção dentro dessa coleção exclusiva de Boucheron. E na fita olfativa, fica ainda mais potente. A saída é levemente cítrica e seu efeito é efêmero. Poderia durar mais, mas é apenas o prenúncio de uma fragrância de baunilha, que carrega aquela imagem de várias nuances entre o amarelo e o âmbar. O coração da fragrância (ou corpo, como alguns preferem chamar) é o verdadeiro pilar dessa construção. A baunilha de Bourbon é conhecida por suas facetas licorosas e mais naturais, enquanto outras baunilhas transmitem um aspecto mais gourmand e doce. Para somar, a perfumista utilizou o heliotrópio e seu aroma amendoado, que faz lembrar biscoitos e outros doces de baunilha sendo assados. Da base, o que mais se nota é o lado achocolatado do patchouli, por vezes parecendo um caramelo queimado, bastante conhecido nas fragrâncias de Thierry Mugler, por exemplo.

De acordo com a empresa, as concorrências olfativas seriam Spiritueuse Double Vanille (Guerlain) e Orchidée Vanille (Van Cleef & Arpels).

Na minha humilde opinião, Vanille de Zanzibar não é uma fragrância inovadora. Mas é uma fragrância indispensável – dentro de uma coleção exclusiva com matérias-primas de qualidade – para agradar aos milhões de fãs de perfumes criados com baunilha.


 

The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, crítico de fragrâncias nacionais e internacionais, consultor particular de estilo em perfumaria e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, portal especializado em perfumaria.

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »