shadow

XOCOATL, DE FUEGUIA 1833

Perfumart resenha Xocoatl

É uma fragrância descrita como floral, no catálogo oficial da marca, mas que na minha opinião possui um aspecto floral-gourmand.

Esta resenha irá tratar da versão Parfum, que é a que eu possuo, cujo resultado é fabuloso na pele. Embora unissex, eu a considero bem mais masculina do que feminina. Ainda assim, acredito que na pele feminina pode vir a apresentar uma outra faceta.

Composta por notas de orquídea e baunilha, na saída; cacau, no coração e rum, na base, esta fragrância foi criada para relembrar uma bebida feita pelos Astecas para os guerreiros e nobres, chamada Xocoatl.

Ainda, segundo a história da civilização americana, as árvores de cacau eram cultivadas pelos Maias e, posteriormente, por outros povos, entre eles os Astecas, e a palavra chocolate é derivada da palavra “xocolatl”, original da língua Nahuatl, que é um dialeto Asteca, e que significa água amarga.

Voltando ao que nos interessa, o perfume bate na pele de forma intensa, levemente frutal e alcoólica nos primeiros instantes. Quase que imediatamente, o amargo do cacau toma conta e, por diversas vezes, esta nuance, em conjunto com o rum, chega a passar a ideia de algo mais rascante, que me levou a pensar em couro. Sobre a baunilha, esqueça o aspecto cremoso de sempre. Aqui, temos um aspecto levemente amargoso, embora rico e de qualidade.

Além de exótico, o aroma é delicioso e projeta, com consistência, por mais de 4 horas. Isso me fez receber vários elogios e ver pessoas ao redor comentando sobre o perfume que sentiam no ar (2 horas depois de aplicado, eu fui jantar em um restaurante e havia uma mesa ao lado com muitas pessoas comemorando um aniversário e pude perceber 2 homens e 1 mulher falando sobre o aroma). A fixação ultrapassou 10 horas na pele e a 1ª impressão não poderia ter sido melhor.

É um grande perfume, de uma marca que traz consciência ecológica e uma bela história como pano de fundo.


The following two tabs change content below.
Publicitário, amante da comunicação, blogueiro, apaixonado por fragrâncias e cosméticos em geral. É colecionador de perfumes, resenhista nacional e internacional, consultor particular de fragrâncias e dono de um grupo no Facebook voltado apenas para os homens. Criador e proprietário do Perfumart, site especializado em perfumaria.

Latest posts by Cassiano Silva (see all)

Fique à vontade para deixar o seu comentário!

Translate »