ZOOLOGIST PERFUMES

Perfumart - zoologist_logo

Esta empresa de perfumes de nicho foi criada e idealizada por Victor Wong, em 2013, e está localizada em Toronto, no Canadá. Victor vem de uma família de Hong Kong e é o mais novo dos nove irmãos. Foi para o Canadá estudar e com 18 anos de idade se apaixonou pelo belo e multicultural país, decidindo permanecer lá após a sua graduação em Ciência da Computação.

Trabalhou para um banco, como programador, por cerca de três meses. Após ter se graduado, sua carreira girou em torno dos jogos, projetando gráficos para máquinas de entalhes, jogos do bingo, etc. Em 2010, ingressou no departamento de arte interativa de uma empresa de brinquedos, como modelador 3D. Durante esse período, conheceu muitos grandes artistas e também uma assistente de marketing, que escrevia ficções de Robin Hood para adolescentes. Atualmente, é ela quem edita o material escrito nos cartões que acompanham as amostras.

Uma manhã, na cozinha da empresa, Victor perguntou à Daisy – uma ilustradora brilhante – se ela o ajudaria a criar obras de arte para os rótulos de seus perfumes. Ela aceitou o desafio e continua usando sua caneta-tinteiro para fazer as ilustrações, que não permitem erros, pois não podem ser desfeitas.

Sempre muito questionado acerca de sua mudança de área, Victor afirma que se uma cartomante lhe dissesse, há 4 anos atrás, que ele iria criar um negócio na área da perfumaria, ele morreria rindo. Os perfumes não faziam parte da sua vida até 2013, quando descobriu uma loção perfumada de Le Labo Rose 31 em um hotel no qual esteve hospedado. Pela primeira vez, uma fragrância lhe chamou a atenção de forma especial. Então, começou a se interessar mais pelo universo dos perfumes, lendo fóruns, escrevendo resenhas sobre perfumes, interagindo em grupos nas redes sociais e comprando diversas fragrâncias.

E por que Zoologist? Você pode pensar que Victor é um louco por animais ou que ele adora visitar safaris, florestas tropicais e santuários de animais em perigo. Não é o caso! Ele gosta de animais, mas não é um aventureiro na vida real. Ele se considera um nerd introvertido, que ama jogos, quadrinhos, fotografia, projetos gráficos, e mais importante, itens colecionáveis. Ele possui diversas coleções, que vão desde jogos de LCD portáteis a canecas da Starbucks. Mas a série colecionável que mais o influenciou se chama Harmony Kingdom Figurines, que fazem figuras animais em formas de caixas, nas quais você pode guardar coisas pequenas. Como conceito, os escultores escolhem animais incomuns para seus súditos e Victor ficou viciado neles, desde a primeira vez que teve contato. Algum tempo depois, ele leu um livro sobre essa empresa, no qual o proprietário falava sobre a experiência de executar um “negócio colecionável”, a importância em descontinuar certos produtos, etc. Neste instante, estava plantada a semente.

Voltando aos perfumes, um dia Victor se viu um pouco frustrado e preocupado com a sua carreira e se perguntou: “E se os perfumes pudessem ser concebidos como itens colecionáveis? Eu poderia fazer uma série de perfumes com esse tema do mundo animal, trazendo os mesmos em forma de bustos e vestindo roupas de estilo Vitoriano (Século XIX – Rainha Vitória)”.  

Então, entrou em um famoso fórum internacional (Basenotes) e deixou uma pergunta pública: “Quem me ajudaria a projetar um perfume com um orçamento abaixo do esperado?” Milagrosamente, dois perfumistas do mercado Indie (Chris Bartlett e Paul Kiler) decidiram ajudá-lo. Nascia então, a Zoologist Perfumes.

Na empresa, o fascínio pelos animais é ilimitado: seus habitats, comportamentos e olhares; suas semelhanças e diferenças com os seres humanos; até mesmo seus cheiros. A coleção de perfumes captura as idiossincrasias do reino animal e as transforma em aromas incomuns, bonitos, divertidos e até chocantes. Mas as fragrâncias não contêm produtos de origem animal. Tais ingredientes tradicionais foram substituídos por sintéticos, por razões éticas.

A Zoologist Perfumes já conta com 10 perfumes no mercado, considerando o novo lançamento de 2017 (Dragonfly). As composições são feitas por perfumistas independentes, como Paul Kiler, Ellen Covey, Tomoo Inaba, Juan M. Perez, etc.

FACEBOOK >>

Twitter >>

Instagram >>