A Givaudan, empresa suíça líder no mercado de aromas, fragrâncias e ingredientes cosméticos, anunciou na segunda-feira, dia 08 de fevereiro de 2021, a compra da Myrissi, empresa francesa que desenvolveu uma tecnologia de IA (Inteligência Artificial) capaz de revelar fragrâncias com base em padrões de cores e imagens relevantes para o consumidor.
A Myrissi foi fundada em 2014 por Muriel Jacquot e é a responsável por projetar um Tradutor Sensorial Inteligente (Intelligent Sensory Translator) voltado para o desenvolvimento de produtos cosméticos.
Que sabor tem um suco de cor roxa? E um donut de cobertura marrom?
Qual cor representa a paixão ardente? Qual a sensação térmica representada pela cor azul?
A sinestesia – relação entre sensações diversas, como uma imagem que lembra uma canção ou um cheiro que evoca certa cor – já vem sendo debatida e trabalhada na indústria de fragrâncias e cosméticos, bem como na alimentícia, há alguns anos. E o algoritmo do tradutor criado pela Myrissi revela essa relação com cerca de 60% de acuracidade, que foi obtida através de mais de 25 mil testes realizados com diversos consumidores.
Esse tradutor trabalha, basicamente, com dois bancos de dados, no qual um prevê a representação colorida de qualquer cheiro, enquanto o outro combina mais de 60 dimensões emocionais, prevendo a resposta do consumidor final.
Na prática, essa tecnologia irá ajudar no desenvolvimento de novas fragrâncias que traduzam aquilo que é apresentado nos briefings dos clientes (marcas), conversando emocionalmente com o consumidor final que, cada vez mais, compra pela internet e não pode sentir o cheiro do produto.
A aquisição permanece sujeita às aprovações formais das autoridades regulatórias e a transação deve ser concluída ainda no primeiro trimestre de 2021.
Imagens: Free – Pexels / Textos traduzidos e editados: Perfumart
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