O grupo LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy – é o mais recente grupo a entrar na disputa pelo mercado das fragrâncias de nicho, com a aquisição da Maison Francis Kurkdjian.
A aquisição da LVMH é a mais recente mudança na corrida entre as multinacionais para conquistarem rótulos da Alta Perfumaria e Perfumaria de Nicho, à medida que a tendência de compra desses produtos continua crescendo.
O conglomerado de luxo francês confirmou, nesta segunda-feira (20/03/17), que adquiriu uma participação majoritária na empresa criada, em 2009, pelo perfumista Francis Kurkdjian e seu sócio Marc Chaya. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
A notícia vem confirmar os boatos publicados na mídia internacional, em novembro do ano passado, e vai em direção ao que já vem acontecendo na perfumaria mundial, desde o ano passado, depois que a PUIG comprou as casas Penhaligon’s e L’Artisan Parfumeur, em janeiro, seguida pela Estée Lauder, que anunciou a compra da By Kilian em fevereiro, além do anúncio da compra da Atelier Cologne pela L’Oreal, em julho.
“Motivados por uma visão compartilhada do perfume francês e da criatividade que o inspira, a LVMH e a Maison Francis Kurkdjian anunciaram sua associação para buscar, conjuntamente, o desenvolvimento a longo prazo da casa de fragrâncias”, disseram os representantes das empresas em comunicado, acrescentando que o crescimento será perseguido, especialmente, no exterior.
Bernard Arnault, Presidente do grupo LVMH disse, ainda: “Seu espírito de vanguarda e a qualidade das suas criações dão a esta casa de fragrâncias um grande potencial e um futuro promissor”.
A Maison Francis Kurkdjian
A Maison Francis Kurkdjian foi lançada com uma linha de 25 produtos e uma boutique em Paris. A grife tem uma abordagem holística à beleza e, atualmente, a MFK tem duas lojas em Paris, três em Taiwan, uma na Malásia e outra em Dubai. Está presente em mais de 40 países no mundo, com presença em quase 500 lojas, incluindo as luxuosas Bergdorf Goodman, Aedes Perfumery, C.O. Bigelow Apothecary e Neiman Marcus, em Nova Iorque.
O perfumista
Francis Kurkdjian é um dos perfumistas mais conhecidos no mundo, tendo criado fragrâncias campeãs de venda, como Le Male (Jean Paul Gaultier) e Narciso for Her (Narciso Rodriguez). O perfumista também já criou perfumes para algumas das marcas próprias da LVMH, incluindo Acqua di Parma, Christian Dior, Guerlain e Kenzo.
Neste momento de mudança, Francis disse à imprensa: “A LVMH compreende claramente a natureza da nossa casa e a abordagem do grupo garante que a nossa identidade irá prosperar a longo prazo”.
*Imagens: reprodução – MFK website.