212 Men Heroes foi lançado em março de 2021 e trouxe, como slogan da caixa e trilha sonora da campanha publicitária, a canção Forever Young (Alphaville, 1984). Portanto, aqui já vai uma dica: não precisa citar tudo, como se fosse o nome do perfume. Aliás, no mercado – bem como no site oficial da marca –, ele também está sendo chamado somente de 212 Heroes Eau de Toilette (sem a palavra Men, que significa Homens em inglês).
Tirando o fato de que a campanha reuniu um time de 14 embaixadores, chamados pela grife de “Gangue 212”, sua fragrância traz ingredientes orgânicos certificados pela EVE (Expertise Vegan Europe) e foi composta, em cocriação, por três nomes de peso da indústria: Carlos Benaim, Juliette Karagueuzoglou e Domitille Michalon Bertier.
212 Men Heroes não é um flanker da linha 212 Men VIP, mas da linha 212 Men, cuja fragrância original foi lançada em 1999. O que não está claro, embora seja uma grande possibilidade, é se este lançamento dará início a um novo pilar.
A fragrância de 212 Men Heroes possui notas de elixir de pera, gengibre e Lemon Haze, no topo da pirâmide olfativa. No corpo, foram combinadas notas de óleo de gerânio de Madagascar e sálvia, enquanto a base traz madeiras, couro e almíscar. Nasce um fougère moderno, agora mais frutado.
Na pele, a fragrância tem uma saída deliciosa e fresca, com muito teor cítrico e facetas adocicadas. Desta vez, não é a pera que domina, mas o gengibre e a cannabis Lemon Haze, pois ambas carregam muitas facetas de limão. Para quem não sabe, a Lemon Haze surgiu do cruzamento das espécies Lemon Skunk e Silver Haze. É utilizada para fins medicinais, pois ajuda a reduzir quadros de ansiedade e depressão, bem como para fins culinários, por causa de seu sabor azedinho-doce. É cheia de terpenos, como o limoneno, que é muito comum em frutos cítricos, bem como em ervas aromáticas (alecrim e hortelã, por exemplo).
Em um primeiro instante, a saída de 212 Men Heroes garante a venda com facilidade. O cheiro cítrico, que parece aprisionado por um saco plástico, como se tivéssemos esquecido uma sacola com frutas cítricas sobre a bancada da cozinha, após uma ida ao mercado em um dia quente, tem um lado diferente, que eu ainda não havia sentido em uma fragrância. É um ponto positivo!
A fragrância parte de um estado suculento e cativante e vai em direção a um estágio cítrico-plastificado, que não tem medo de parecer artificial. Até aqui, tudo bem. Como citei antes, me parece intencional e um tanto inovador. Aliás, é uma abordagem completamente diferente da cannabis, caso alguém continue achando que vai sentir uma marola parecida com aquela deixada por quem fuma a erva.
O problema, na minha opinião, está na evolução. 212 Men Heroes vai se tornando adocicado e sem personalidade, como muito do que vem sendo lançado nos últimos anos. A gente vê couro na descrição e não o sente sobre a pele. O que resta é uma secagem cheia de cumarina e almíscar, trazendo uma assinatura quente e mais puxada para o lado oriental, que combina com baladas. Achei a mudança muito brusca, embora entenda que faz parte do público-alvo do produto.
A durabilidade é boa, mas, por incrível que pareça, me decepcionei com a projeção de uma fragrância masculina da marca. 212 Men Heroes perde força rapidamente e fica muito rente à pele.
Dito isso, não poderia encerrar esta análise sem comentar sobre o frasco. Desde que começou a aparecer nas mídias sociais, a palavra que mais ouvi (ou li) a esse respeito foi “brega”. É claro que não posso deixar de lembrar de uma situação muito similar, que ocorreu quando Invictus (Paco Rabanne) foi lançado. Coincidentemente, ambas as grifes são licenciadas pelo grupo PUIG.
Todavia, o que me parece claro não é a falta de gosto do fabricante, uma vez que há inovação no design e a história da perfumaria é marcada por frascos que se destacam, de alguma forma. O problema está na forma em como (e por quem) o produto é avaliado!
212 Men Heroes está coerente com seu conceito, assim como o sapato de Good Girl, o torso de Le Male ou o troféu de Invictus (conforme expliquei na minha resenha). Não é um perfume feito para homens acima dos 30 anos de idade, mas para os jovens entre 15 e 24 anos, aproximadamente, que representam a geração que irá definir o poder aquisitivo dos próximos anos. E verdade seja dita, eu acharia o máximo ter um frasco desses, na minha prateleira, quando ainda pertencia a essa faixa etária.
Moral da história: como crítico de perfumaria e tentando ser imparcial, como é esperado de mim, preciso dizer que 212 Men Heroes é um grande lançamento e se o preço final também for coerente, tem tudo para se tornar um sucesso de vendas.
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