shadow

ARGENTIUM, DE L’ARC PARFUMS

Perfumart - resenha do perfume ArgentiumO perfume Argentium foi lançado em 2017 e faz parte da The Mémoire Collection, que reúne fragrâncias que retratam as jornadas imóveis, as viagens olfativas e suas sensações ilimitadas. O nome completo do produto é Argentium Halo de Lune, cujo sobrenome significa, em Língua Portuguesa, Auréola da Lua.

O conceito criativo fala do prateado dos cabelos, da experiência vivida, do retorno às raízes. Aqui, temos o retrato de Maître de Claude sob o brilho prateado da lua para as costas da sua terra francesa.

A fragrância de Argentium foi criada pelo perfumista Julien Rasquinet, que já deu vida a fragrâncias de sucesso para marcas como Amouage, Histoires de Parfums, Masque Milano etc. Ela traz notas de saída de laranja, cardamomo e artemísia, seguidas por notas de noz-moscada, açafrão e OUD, no coração, enquanto a base carrega notas de almíscar, sândalo e madeiras ambaradas.

Argentium é uma fragrância amadeirada e com nuances especiadas. Assim que atinge a pele, traz um efeito seco e um acorde que me faz pensar em camurça. E apesar da presença da artemísia, não há nada amargo ou herbal em excesso. Da mesma forma, a laranja também não traz grande apelo cítrico, tampouco suculento. Aqui, é o cardamomo que dita as regras.

Sem muita demora, o coração de madeira se mostra mais macio e vivo do que nunca. A noz-moscada de Argentium confere nuances mais secas do que aquelas que costumamos sentir em fragrâncias mais voltadas para o mercado de massa, enquanto a nota de OUD emprega luxo, facetas densas e muito teor amadeirado. Nessa fase, o açafrão vermelho emerge e revela suas nuances coriáceas e me explica, sem usar palavras, porque eu havia sentido um cheiro de camurça, lá atrás.

Embora a evolução seja sutil, a secagem de Argentium Halo de Lune acaba revelando uma fragrância cremosa, quando o sândalo entra em ação e personifica o lado mais brando da lua, deixando para trás a dureza das madeiras.

Envolvente e cheio de confiança, Argentium é unissex, porém, percebo maior identificação com o público masculino, pelo menos no mercado brasileiro. Possui excelente performance e um dos frascos mais bonitos da coleção.

A propósito, vale dizer que os frascos da L’Arc Parfums foram criados pela empresa francesa de design ANHA, que já se envolveu em projetos para grifes como By Kilian, Histoires de Parfums e Diesel.


The following two tabs change content below.
𝘽𝙤𝙧𝙧𝙞𝙛𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙝𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: