O perfume Argentium foi lançado em 2017 e faz parte da The Mémoire Collection, que reúne fragrâncias que retratam as jornadas imóveis, as viagens olfativas e suas sensações ilimitadas. O nome completo do produto é Argentium Halo de Lune, cujo sobrenome significa, em Língua Portuguesa, Auréola da Lua.
O conceito criativo fala do prateado dos cabelos, da experiência vivida, do retorno às raízes. Aqui, temos o retrato de Maître de Claude sob o brilho prateado da lua para as costas da sua terra francesa.
A fragrância de Argentium foi criada pelo perfumista Julien Rasquinet, que já deu vida a fragrâncias de sucesso para marcas como Amouage, Histoires de Parfums, Masque Milano etc. Ela traz notas de saída de laranja, cardamomo e artemísia, seguidas por notas de noz-moscada, açafrão e OUD, no coração, enquanto a base carrega notas de almíscar, sândalo e madeiras ambaradas.
Argentium é uma fragrância amadeirada e com nuances especiadas. Assim que atinge a pele, traz um efeito seco e um acorde que me faz pensar em camurça. E apesar da presença da artemísia, não há nada amargo ou herbal em excesso. Da mesma forma, a laranja também não traz grande apelo cítrico, tampouco suculento. Aqui, é o cardamomo que dita as regras.
Sem muita demora, o coração de madeira se mostra mais macio e vivo do que nunca. A noz-moscada de Argentium confere nuances mais secas do que aquelas que costumamos sentir em fragrâncias mais voltadas para o mercado de massa, enquanto a nota de OUD emprega luxo, facetas densas e muito teor amadeirado. Nessa fase, o açafrão vermelho emerge e revela suas nuances coriáceas e me explica, sem usar palavras, porque eu havia sentido um cheiro de camurça, lá atrás.
Embora a evolução seja sutil, a secagem de Argentium Halo de Lune acaba revelando uma fragrância cremosa, quando o sândalo entra em ação e personifica o lado mais brando da lua, deixando para trás a dureza das madeiras.
Envolvente e cheio de confiança, Argentium é unissex, porém, percebo maior identificação com o público masculino, pelo menos no mercado brasileiro. Possui excelente performance e um dos frascos mais bonitos da coleção.
A propósito, vale dizer que os frascos da L’Arc Parfums foram criados pela empresa francesa de design ANHA, que já se envolveu em projetos para grifes como By Kilian, Histoires de Parfums e Diesel.
Latest posts by Cassiano Silva (see all)
- Parceria entre Coach e Interparfums segue até 2031. - 22/03/2025
- L’Oréal adquire participação na Amouage – O que vem por aí? - 02/03/2025
- PORTINARI ABSOLUTO, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025
- STYLETTO ELEGANCE, DE O BOTICÁRIO - 17/01/2025