shadow

BOHEMIAN LIME, DE GOLDFIELD & BANKS AUSTRALIA

Perfumart - resenha do perfume Goldfield&Banks - Bohemian Lime

Bohemian Lime chegou ao mercado em meados de 2020 e sua fragrância foi criada em parceria com a perfumista Carine Certain Boin (Givaudan). A inspiração foi a região de Byron Bay, uma cidade litorânea da Austrália que é conhecida por ser um lugar lindíssimo e descontraído. Byron Bay é rodeada de parques e reservas nacionais e se tornou ponto turístico dos mochileiros de várias partes do mundo e daqueles que buscam praias para surfar e se divertir.

Bohemian Lime é classificado, pela empresa, como um perfume cítrico, energético e despreocupado, capaz de evocar a imagem das árvores cítricas e nativas da Austrália. Para tal, foram combinadas notas de lima-caviar, coentro, vetiver do Haiti, madeira de cedro Atlas do Marrocos e sândalo australiano.

Mas o que é essa tal de lima-caviar? É a Citrus Australasica – uma planta com frutos cítricos, de formato peculiar e polpa totalmente diferenciada, que parece caviar, mas tem sabor cítrico. Pode ter várias cores e também é conhecida por lima-dedo (do Inglês Finger Lime). Para mim, não é algo totalmente novo. A primeira vez que me deparei com esse ingrediente foi na fragrância de 212 VIP Men (Carolina Herrera), de 2011. Mas é claro que aqui, por se tratar de uma matéria-prima nativa da floresta tropical das regiões de Queensland e New South Wales, tudo ganha um novo olhar.

Bohemian Lime toca a pele de forma esplêndida. Não dá para simplificar a sensação dizendo apenas: “olha, quem gosta de fragrâncias com bastante cheiro de limão, vai adorar essa”. Não é a mesma coisa! Parece o suco de um limão naturalmente doce, e de menor acidez, misturado com lascas de gengibre e todo aquele seu teor cítrico, assim que cortadas. Esse é o cheiro da lima-caviar.

Bohemian Lime traz aquele frescor revigorante que, por inúmeras vezes, já tentou ser replicado em fragrâncias esportivas, porém, sem o sucesso desta criação, uma vez que a matéria-prima aqui é outra, de maior qualidade. Esse cheiro suculento persiste por muitas horas, mas não segue exalando por muito tempo, ficando mais rente à pele.

Esse Limão Boêmio (que seria a melhor tradução para o nosso idioma) tem a leveza do suco de limão diluído naquela bebida conhecida por gin tônica que, na verdade, é uma adaptação para a Lime Rickey. E a secagem revela um vetiver cremoso, que parece ter sido embebido em um chá de verbena.

Bohemian Lime é um belo perfume cítrico, perfeitamente unissex e versátil, que não caminha em direção às colônias de estilo alemão, geralmente cheias de petitgrain. E isso é ótimo! Particularmente, também não achei genérico, porque desenvolver uma composição partindo de um ingrediente cítrico e pouco explorado, sem inserir doses imensas de toranja ou bergamota a fim de compensar o resultado, é um exemplo de inovação e, na minha opinião, merece elogios.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *