No ano de 1909, Gabrielle Chanel (carinhosamente chamada de “Coco”, por seus amigos) abriu uma loja no piso térreo do apartamento Balsan em Paris. Este foi o marco inicial do que viria a se tornar um dos maiores impérios da moda no mundo. A região da Balsan era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e suas amadas, uma excelente oportunidade para Coco vender seus famosos chapéus decorados.
Durante este período, Coco se relacionou com Arthur Capel, um membro da elite parisiense. Ele viu em Coco uma futura mulher de negócios e a ajudou a adquirir um imóvel na Rue Cambon, n° 31, no ano de 1910. Já havendo uma alfaiataria no local, Coco não pode produzir vestidos de alta costura. Então, em 1913, começou a produzir roupas esportivas femininas nas novas filiais nas cidades de Deauville e Biarritz.
O carvão estava escasso na época da Primeira Guerra Mundial e as operárias precisavam de roupas de qualidade, que se encaixassem nas condições de trabalho. Os desenhos de Chanel, naquela época, foram afetados pelo novo conceito de desporto feminino. Ainda no período da I Guerra, Coco abriu uma loja maior em frente ao Hotel Ritz Paris e pode desenvolver seus casacos e saias.
A moda de Coco se tornou famosa, mundialmente, a partir de 1915, por causa de sua simplicidade ao desenhar. Entre 1915 e 1917, a revista Harper’s Bazaar listou a Chanel como uma das marcas mais vendidas da época. Coco criou sua reputação como uma estilista meticulosa.
Seguindo as tendências da década de 1920, ela produziu seus primeiros vestidos e introduziu os ternos de três peças que, até hoje, ditam moda em Londres. Em 1921, foi criado o perfume Chanel nº 5, um verdadeiro sucesso, considerado por muitos estudantes de moda como um dos motivos da ascensão de Coco. Ao longo da década de 1930, Elsa Schiaparelli competiu de forma acirrada com Chanel, mas foi uma rivalidade de curta duração. Em 1932, Chanel lançou uma exposição de jóias dedicada, especialmente, ao diamante. Várias das peças, incluindo os colares chamados “Cometa” e “Fountain”, foram reintroduzidos pela Chanel, em 1939.
Os vestidos da Chanel se envolveram com o estilo alongado feminino. Os que foram desenhados por Coco, em 1937, possuíam contrastes na cor e na forma. Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Coco se aposentou e instalou-se no Hotel Ritz Paris com seu novo parceiro, o oficial alemão Hans Gunther von Dincklage. Somente seus perfumes e acessórios foram vendidos durante essa época.
Durante o período em que a França ficou sob o controle de Adolf Hitler, em 1940, os nazistas fizeram do Hotel Ritz seu quartel-general. Pierre Wertheimer e sua família fugiram para os Estados Unidos e antes que Coco pudesse reassumir a diretoria da empresa, Wertheimer fez uma procuração “ariana” na empresa. Rumores históricos confirmam que Coco foi uma aliada dos alemães. Ela foi presa, logo após a libertação da França do nazismo, sob a acusação de cumplicidade com os alemães, mas Churchill interveio em nome dela e a libertou. Depois disso, Coco foi rejeitada pelos políticos franceses e fugiu para a Suíça.
Na ausência de Coco, Pierre Wertheimer voltou a Paris para controlar os negócios da família e Coco criou sua própria coleção de perfumes. Wertheimer sentiu seus direitos legais violados e teve de indenizar cerca de 400 mil dólares a Coco, o equivalente a 2% dos produtos da empresa. Coco, então, parou de fazer perfumes após o acordo. Ela voltou a Paris, em 1953, e descobriu que Christian Dior já dominara o mercado da alta costura. Pierre colaborou muito com Coco para reerguer a companhia e juntos, introduziram as famosas bolsas de couro e os seus primeiros perfumes masculinos. A marca Chanel recebeu o Fashion Oscar de 1957 pela sua coleção de primavera. O herdeiro de Pierre, Jacques Wertheimer, tomou o lugar do pai, em 1965.
Gabrielle “Coco” Chanel morreu em 10 de janeiro de 1971, com 87 anos de idade, ainda confeccionando roupas para a sua empresa. Seu último trabalho famoso foram os uniformes para a Olympic Airlines, em 1969. Após sua morte, a liderança da empresa foi conferida a Yvonne Dudel, Cazaubon Guibourge Jean e Philippe.
A Casa Chanel continuou o sucesso de moda e Jacques Wertheimer comprou toda a empresa. Em 1974, a Chanel lançou a linha Cristalle, que foi desenhada quando Coco Chanel ainda era viva.
Enquanto Alain Wertheimer permanece o presidente da Chanel, a empresa passou por uma modernização na produção. Em 2002, foi lançado o relógio unissex J12, considerado revolucionário, seguido pela fragrância Chance (2003), com cheiro de glamour.
Para agradar aos seus seguidores mais jovens, a Chanel introduziu o “In-Between Wear“, em 2003. Neste mesmo ano, com imensa popularidade, a Chanel criou uma nova grande filial no centro de Paris e abriu novas lojas em Hong Kong e Tóquio. Em novembro de 2009, foi lançado no Brasil o filme “Coco Antes de Chanel”, que conta a história de Coco Chanel, desde a juventude pobre até a nobreza, como uma importante estilista européia.
Com relação às fragrâncias, a Chanel possui mais de 100 perfumes catalogados, que são respeitados, no mundo inteiro, tanto por sua tradição, quanto pela qualidade. Algumas das famosas criações foram feitas com a ajuda de Jacques Polge, Henri Robert, Ernest Beaux e Christopher Sheldrake.
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