shadow

JACKIE PARFUM EXTRAIT, DE GENTLEMAN’S NOD

Perfumart - resenha do perfume Gentleman's Nod - Jackie

O perfume Jackie foi relançado em 2022, em concentração de Parfum Extrait, após a parceria de produção firmada entre a Gentleman’s Nod e a Casa de Fragrâncias Mane. Porém, Jackie foi uma das primeiras fragrâncias comercializadas pela marca com a coleção Legado (junto com ERNEST, GEORGE e JOHNNY), através do trabalho iniciado pelo fundador com fragrâncias aplicadas em produtos de barbear, não para o corpo.

Seu nome presta homenagem a Jackie Robinson, primeiro afro-americano a jogar na Liga Principal de Beisebol (MLB) na era moderna, eternizando seu uniforme de Nº 42. A nova formulação foi criada pelo perfumista Vincent Kuczinski e contém 27% de concentração. É classificada como fougère-aromática e possui notas de topo de abacaxi, limão, notas verdes e hortelã-pimenta. No corpo, estão listadas notas de gerânio, lavanda, jasmim e flor de laranjeira, enquanto a base traz notas de sândalo, tabaco, almíscares e madeiras ambaradas.

Temos aqui um exemplo “remasterizado” de um fougère. É quando percebo que minhas reações com relação a algumas fragrâncias atuais, classificadas como fougères-modernas, não são exageradas ou fruto de preconceito. É pura e verdadeiramente uma questão de qualidade na entrega!

Pegar o tradicional fougère masculino – que atravessou gerações com seu combo de bergamota, lavanda e musgo de carvalho – e transformá-lo em um fougère contemporâneo, prazeroso de ser usado, e que ainda exala virilidade, transmite o estilo das barbearias e carrega citrinos, lavanda e madeiras, em um universo tão dominado por especiarias sintéticas e muito OUD composto, é tarefa árdua e merece o meu respeito. E Jackie é um belo exemplo!

Com Jackie, aquela acidez cítrica do passado, que sentíamos com as notas de bergamota, limão, cominho e petitgrain dão espaço para uma saída mais leve e suculenta, na qual o abacaxi faz uma enorme diferença. O corpo continua a fase mais floral da fragrância, mas aqui ganhou toques delicados de jasmim e flor de laranjeira, conferindo um toque unissex e atual. A base foi a parte que mais evoluiu: saem as notas de cumarina e musgo de carvalho e entram as madeiras mais quentes e cremosas, além de um delicioso tabaco, ingrediente presente na maioria dos perfumes da marca.

Não é à toa que é uma das favoritas dos clientes da Gentleman’s Nod, uma vez que estamos falando de uma empresa que teve início no mercado de produtos para o barbear. É uma pena que as gerações mais novas, que hoje ditam muito sobre as tendências de mercado, não fizeram uso – e não gostam – das fragrâncias mais clássicas, fazendo com que a família dos fougères sofresse um imenso declínio. De toda forma, se você é como eu, nascido antes da geração Z, há uma grande chance de se apaixonar novamente por um perfume fougère-aromático. E o nome dele é Jackie!


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *