Fundada em 1827 pelo Sr. Violet, a perfumaria Violet marcou a indústria francesa de cosméticos. Titular de várias patentes, incluindo uma para o Sabão Real de Thridace, a empresa ganhou vários prêmios durante a sua existência. Com sede em Paris e vários endereços, se tornou especialmente famosa pela butique localizada no Nº 12, da Boulevard des Capucines. Não demorou muito para a marca se destacar e chamar a atenção da concorrência.
Em 1842, a Maison Violet se tornou, oficialmente, fornecedora da Imperatriz Eugênia e da Rainha Isabella II da Espanha.
Em 1858, a loja recebeu o nome de “À la Reine des Abéilles – Maison Violet” (A Rainha das Abelhas), a fim de estabelecer a sua legitimidade. O comitê da Feira Mundial de 1867 destacou o trabalho de Louis Claye, então diretor da Violet, recompensando os produtos da casa.
Quando Louis Claye faleceu, a Maison Violet já era uma das dez maiores casas de perfume francesas. Mas foi após 1885, quando Aaron-Marc Rehns foi nomeado chefe da empresa, que a mesma passou a ser listada no mercado de ações e entrou na era da exportação.
Seus produtos podiam ser encontrados nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e em vários países europeus como Alemanha, Espanha ou Portugal. Tornou-se uma indústria que empregava mais de 250 trabalhadores em suas fábricas. Porém, as guerras mundiais, a crise econômica de 1929 nos Estados Unidos e a complicada gestão de parceiros representaram o fim da casa, por volta de 1955.
Foi nos bancos da École Supérieure du Parfum (Escola Superior de Perfumes), em Paris, que três amigos – Paul, Anthony e Victorien – decidiram restaurar a tradição dessa antiga perfumaria francesa. Eles se tornaram os sucessores da Maison Violet.
Trazer esta casa de volta à vida, dando-lhe um novo respiro, foi um grande momento. Seus perfis, embora diferentes, eram movidos pela mesma paixão, envolvendo a perfumaria e sua história. Amigos e com personalidades distintas, seus pontos de vista complementares permitiram reconstruir uma marca moderna, respeitando o passado clássico da Maison.
Atualmente, a Violet é uma marca que une história e modernidade, brilhando com um forte conceito baseado na troca de experiências. A grife tem uma loja com sede no Nº. 31 da Rue Etienne Marcel e se vangloria de ter um público bastante variado.
Em 2017, em parceria com a perfumista Nathalie Lorson, a Violet revisitou e recriou três fragrâncias antológicas que fizeram a beleza e a história da perfumaria francesa: Sketch, Un Air d’Apogée e Pourpre d’Automne. No ano seguinte, a produção continuou crescendo e mais três perfumes foram lançados (sendo um deles o ponto de partida para uma nova coleção de fragrâncias recarregáveis), além de uma linha de sabonetes em barra.
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