shadow

OUD KHASIAN, DE ARTE OLFATTO NICHE LAB

Perfumart - resenha do perfume Arte Olfatto - Oud Khasian

O perfume Oud Khasian foi lançado no ano 2015 e seu conceito fala de uma fragrância complexa, escura e misteriosa. Seu nome presta homenagem à uma das espécies existentes da Aquilaria, neste caso, a Aquilaria Khasiana, que pode ser encontrada em Bangladesh e na Índia.

A fragrância de Oud Khasian é amadeirada-especiada e possui notas de saída de cardamomo, jacarandá e pimenta preta; Notas de corpo de sândalo, vetiver, OUD e acorde de madeiras macias; Notas de fundo de fava tonka, baunilha e ambergris.

Oud Khasian parece ser um relançamento da fragrância OUD Eau de Parfum, da primeira coleção descontinuada da marca, uma vez que a composição atual lista notas de açafrão vermelho e ambergris.

Na pele, é a fragrância que retrata o ingrediente OUD da forma mais suave que já senti. Confesso que fiquei até um pouco decepcionado, tamanha expectativa criada pelo nome que ostenta.

Oud Khasian toca a pele de forma picante e amarga. E durante muito tempo, tudo gira em torno da nota de cardamomo. Inclusive, como é comum em composições que enaltecem tal nota, o cheiro fica rente à pele, sem deixar muito rastro. É uma delícia de cardamomo, sem dúvidas. Mas ainda, neste estágio, sigo esperando todo o poder do OUD indiano.

O tempo passa, a fragrância perde projeção e as madeiras começam a tomar conta da secagem. O sândalo, por exemplo, fica mais discreto, enquanto o jacarandá revela algumas nuances secas e levemente adocicadas. Na minha pele, o vetiver entrega facetas terrosas bastante discretas que exalam ora sim, ora não.

As notas de base ajudam bastante na longevidade da fragrância sobre a pele, especialmente, o âmbar utilizado. O dry down tem um lado cremoso e, ao mesmo tempo, suavemente salgado.

Diferente das demais fragrâncias da marca que avaliei, até o momento, Oud Khasian não tem a performance que o nome promete, pelo menos na questão do rastro. Verdade seja dita, até dura bastante na minha pele, mas fica muito rente e suave. Além disso, requer um número maior de sprays para me deixar satisfeito por estar vestindo um perfume de nicho italiano.

Para mim, Oud Khasian é um nome lindo e forte. Mas se chamasse Wood Cardamom faria mais sentido ao que entrega.


The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *