shadow

TOKYO, DE GALLIVANT

Perfumart - resenha do perfume Gallivant - Tokyo

A fragrância de Tokyo retrata, através de seu conceito criativo, a arte japonesa de apreciar o incenso, conhecida como Kōdō. Ela é uma das três artes clássicas japonesas de grande refinamento, embora seja uma atividade praticamente desconhecida no Japão, nos dias de hoje.

De acordo com Nick Steward, Diretor-criativo da empresa: “A umidade da terra nos vasos de plantas fora dos santuários e templos de madeira…tudo é refinado, espiritual – sândalo e fumaça de incenso – uma elegância calma em meio à grande energia da cidade de neon”.

Tokyo possui notas de yuzu, bergamota, pimenta preta e cardamomo, além de uma pitada de wasabi, no topo da composição. Em seguida, o corpo da fragrância traz o amadeirado das notas de hinoki e cedro, além de raiz de íris, noz-moscada, rosa e incenso, sobre uma base de âmbar, sândalo, patchouli e vetiver.

Na pele, Tokyo nos mostra um lado completamente diferente daquele que estamos acostumados quando pensamos em fragrâncias de origem japonesa e cheias de teor cítrico. É indispensável entender o conceito desta criação a fim de aproveitarmos cada nuance desta cerimônia do incenso, criada pelo jovem e talentoso perfumista Nicolas Bonneville. Isso porque Tokyo é, praticamente, um perfume incensado, do início ao fim.

Para entender Tokyo, é preciso imaginar o incenso queimando sobre a brasa, como se esta fosse feita com as notas de base, sempre quentes. Agora, imagine algumas pitadas de pimenta sendo salpicadas junto com sementes de cardamomo e uma pasta amarga de wasabi, que faz um som baixo, enquanto derrete. Para manter a fumaça mais forte durante a cerimônia, lascas de hinoki (cipreste de origem japonesa e de perfume amadeirado e limonesco) são adicionadas, reforçando um cheiro refrescante no ar. As preces ganham força, enquanto gotas de óleo essencial de rosas caem sobre as brasas. Por fim, uma cremosidade surge, enquanto a fumaça se dissipa no ar e o vermelho flamejante dá lugar às cinzas brancas.

Em termos de projeção, a fragrância de Tokyo não é tão explosiva quanto Tel Aviv ou London, mas exala sem parar e sem incomodar outras pessoas ao redor. Não evolui muito, mas possui boa fixação. Para encerrar, acredito que irá agradar mais ao público masculino do que ao feminino, mas é um daqueles itens indispensáveis para quem curte perfumes incensados.

*imagem: reprodução / www.gallivant-perfumes.com


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Latest posts by Cassiano Silva (see all)

1 comments on “TOKYO, DE GALLIVANT

  1. FABIANO RIBEIRO DE SOUZA CARVALHO

    Fiquei muito apaixonado por essa fragrância, obrigado Perfumart por apresentar mais uma obra lindíssima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *