O trabalho de consultoria que eu desenvolvo é muito mais intenso e delicado do que se pensa. As pessoas, em geral, vão às lojas e pedem ajuda para as vendedoras – que não são consultoras – sobre perfumes. Porém, na maioria das vezes, a intenção delas é vender. E só!
O trabalho de consultoria vai muito além. Assim como no trabalho de um personal stylist ou personal trainer, é necessário adequar o perfume ideal com o gosto pessoal do cliente e isso, por diversas vezes, leva tempo e demora a acontecer.
Para traçar o perfil aromático de um cliente, eu estudo o tipo de pele, a alimentação, os hábitos diários, o tipo de perfume que deseja, o que agrada e o que não agrada e, sobretudo, é importante saber se a pessoa está disposta a abrir seus horizontes. Por que isso? Porque a maioria dos clientes possui uma “noção” do que gosta no mundo da perfumaria, mas não sabe, de verdade, que pode gostar de outras famílias olfativas. Isto é muito comum no público masculino, por exemplo! A maioria dos meus clientes sempre fala: “só gosto de amadeirados”. Depois de um tempo, descobrem que também gostam de orientais, especiarados, até mesmo alguns florais masculinos. Uns concordam em experimentar novas fragrâncias e outros não, o que pode ser um limitador.
Às vezes, o perfil aromático sugere fragrâncias de marcas mais populares, mais fáceis de encontrar; outras vezes (dependendo do perfil profissional e do nível de exigência do cliente) são sugeridos perfumes mais diferenciados, de grifes mais exclusivas como: Tom Ford, Serge Lutens, Amouage, etc. que vão desde marcas próprias do mercado europeu, até aqueles de composição árabe. Estes perfumes, em geral, são muito mais caros do que os de marcas mais famosas, mas possuem fragrâncias singulares e, por isso, se paga o valor agregado.
É importante enaltecer o poder que uma fragrância possui nas nossas vidas e que, no dia a dia, normalmente, não damos o devido valor. Quem não se lembra do cheiro do pai ou da avó? Quem não se lembra do aroma que vinha da cozinha, quando a mãe assava biscoitos ou bolos durante a infância? Quantas vezes nos lembramos de alguém específico (uma chefe, um amigo, uma situação ou um amor) por conta de uma fragrância que começou a perfumar o ambiente?
Assim como a nossa aparência e o nosso comportamento, em geral a fragrância traz ilusão, sensação, sonho e comunica algo. Por exemplo: se eu usar um desinfetante perfumado e um outro sem fragrância para limpar dois ambientes diferentes, no final das contas, ambos estarão limpos, mas o que indicará limpeza, imediatamente, será o perfumado. Este é o poder de uma fragrância, do perfume certo e da ligação que o nosso olfato faz com o nosso cérebro. Por isso, a importância de ter aquela ideal, que pode vir a se tornar a sua própria assinatura (signature scent).
Com base nisso tudo, eu traço o perfil aromático do cliente e sugiro, pelo menos, três fragrâncias diferentes. A intenção é inserir um perfume para o uso diário, outro mais encorpado (para festas e eventos especiais) e um outro “curinga”, que se adapte a qualquer ambiente, situação e temperatura. Mas lembre-se: o foco não é indicar perfumes, mas revelar o seu perfil olfativo!
Se você se interessou pelo processo, entre em contato através do endereço de e-mail consultoria@perfumart.com.br.
DEPOIMENTOS:
Por anos, pensei ter um perfume assinatura, aquele que me representava. Hoje, entendo que várias fragrâncias são capazes de representar as diversas facetas da minha personalidade, dependendo da ocasião e até do meu estado de espírito.
Sem dúvidas, um trabalho único e encantador. Não conheço nada parecido no mercado!Lola Kassis - SP