EUA 2017 – Nova Iorque e Orlando.

Perfumart - Passeios NYC - MiN New York 6Acabei de retornar das minhas férias com muita coisa na bagagem. Não na física, mas na emocional. Minha última viagem internacional havia sido em 2015, quando passei uma semana em Buenos Aires e contei as minhas impressões aqui neste post. Aliás, esse foi o meu destino final de férias, mas isso eu conto em outro post.

Inicialmente, minhas férias tinham outro destino: Europa. Mas questões logísticas e financeiras me fizeram desistir dos planos. As passagens aéreas e hospedagem nos países da Europa estavam impraticáveis. O plano B? EUA, mais precisamente Nova Iorque e Orlando (afinal de contas, férias servem para diversão e não trabalho, certo?). 😉

 

NEW YORK CITY

A minha experiência com Nova Iorque é muito positiva, pois a cidade me oferece segurança em meio ao caos urbano, serviços que funcionam, cultura, arquitetura e, é claro, muitos perfumes. Quando estive lá, em 2012, o blog ainda estava no papel e as ideias borbulhavam na minha cabeça. Além dos pontos turísticos comuns, pude desvendar lugares mais restritos, que só interessam aos amantes da perfumaria. E o resultado dessa jornada eu contei em um Diário de Bordo, com todos os detalhes.

Retornar após cinco anos, agora que o blog tem mais visibilidade e meu nome ganhou mais peso junto às empresas do ramo, tanto no Brasil quanto no exterior, me fez direcionar esforços e criar novas prioridades. Uma delas foi mostrar tudo o que acontecia, em tempo real, para os meus seguidores, levando-os junto comigo em cada passeio, em cada loja, conhecendo cada novidade. E o resultado foi fantástico! Foram feitos inúmeros vídeos nas mídias do blog (stories), além de vídeos ao vivo (live).

Outra prioridade traçada foi facilitar o processo de envio de materiais para resenhas, uma vez que eu estava indo para os Estados Unidos e poderia trazer os produtos comigo, sem perdas durante o envio ou taxas exorbitantes. Então, nos últimos dias antes de embarcar, eu já havia entrado em contato com alguns amigos da indústria, notificando da minha viagem e informando o meu paradeiro.

Ao chegar em Nova Iorque, fui surpreendido com o último lançamento da Olfactive StudioWoody Mood – além de Close Up, fragrância que iniciou o processo de produção dos novos frascos da grife, após a campanha de captação de recursos que, na época, fiz questão de ajudar a divulgar. Sou fã do trabalho e do conceito da casa e, modéstia à parte, fui o primeiro resenhista a falar da grife no Brasil. Para saber mais e ler as análises, basta clicar aqui. Em breve, falarei sobre estas e outras fragrâncias que já estão no cronograma.

Além disso, recebi dois perfumes da grife Lili Bermuda, que também é uma casa do mercado de nicho e que tive o prazer de desvendar, em primeira mão, enquanto blogueiro de perfumes no Brasil. E visando o aniversário do blog, que estava por vir, a proprietária e perfumista Isabelle Ramsay-Brackstone me cedeu, gentilmente, um lindo presente a ser trabalhado com os seguidores em breve (acompanhem as mídias para saber mais). Para conhecer o universo Lili Bermuda, clique aqui

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Falando em prioridades, a primeira obrigação foi conseguir um chip com acesso a dados, a fim de manter contato com meus seguidores, conforme citei antes. Confesso que foi uma das melhores decisões da viagem e indico para todos que estão de malas prontas. A primeira dica é: um chip da AT&T com dados ilimitados, que só reduz a velocidade após o uso de 22 giga (isso mesmo: 22 GIGA BYTES) e que sai configurado da loja – em um processo que dura cerca de 15 minutos – custou 65 dólares, com validade por 30 dias e possibilidade de manter o número, mediante recarga. Sem contar que Nova Iorque tem wi-fi até no metrô, sem aquela burocracia absurda de cadastros gigantes. É entrar, acessar e pronto: seja bem-vindo! Parece bobeira, mas isso ajuda a manter os dados por mais tempo, ainda mais no meu caso, que estava fazendo vídeos a cada minuto.

Outra grande diferença, quando comparo esta viagem à de 2012, é a liberdade no que eu estava disposto a divulgar. Na anterior, preparei uma lista de lojas “indispensáveis” a serem visitadas, graças à ajuda de pessoas que já conheciam o lugar. Na época, tive de inserir cada passo no roteiro das férias, pois é preciso otimizar o que você faz em cada bairro, mesmo com uma malha metroviária extremamente funcional (já disse que amo NYC?). Do contrário, você acaba tendo que retornar ao mesmo lugar várias vezes, por falta de planejamento.

Então, desta vez, eu tinha alguns compromissos pré-agendados, mas decidi que não iria refazer o mesmo roteiro de antes, entrando nas lojas apenas se as mesmas estivessem no caminho e conhecendo outras, conforme elas fossem surgindo. E foi assim que encontrei a loja da Diptyque, no Time Warner Center, localizado na Columbus Circle. Talvez você não esteja lembrando, mas já deve ter ouvido falar do famoso perfume Phylosikos, um dos best-sellers da grife. A loja é muito bonita e os preços são os mesmos praticados no e-commerce: US$155 por um frasco de 75ml EDP.

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Ainda, no 2º pavimento do prédio, me deparei com a loja da The Art of Shaving. É mais uma daquelas empresas que nasceram com foco em produtos de barbear, mas que acabam oferecendo produtos para corpo, cabelo, etc. além de fragrâncias, que são produzidas pela divisão de beleza da P&G. Vale a pena conhecer!

Perfumart - Passeios NYC - Art of Shaving
Em destaque, a fragrância Lemon Essential Oil EDT 100ml, que me custou apenas US$10.

Uma grande surpresa foi conhecer a loja da Penhaligon’s, localizada no Rockefeller Center, perto daquela loja imensa da Lego e da famosa pista de patinação. Ela foi inaugurada em 2015 e não tem como passar pela área sem visitar, já que o cheiro que exala de seu interior é convidativo. A apresentação é belíssima, seguindo o padrão visual da página na internet e focando na Portraits Collection, que é a coleção mais luxuosa da casa, trazendo fragrâncias ricas em frascos adornados com tampas metálicas e representando animais. Além da Portraits Collection, o visitante tem a oportunidade de conhecer os grandes clássicos, como Sartorial e Hammam Bouquet, bem como as novas fragrâncias Agarbathi e Paithani, sem contar nos produtos de barba e nas velas perfumadas.

Perfumart - Passeios NYC - Penhaligon's 1
Vitrine da loja da Penhaligon’s.

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Mas o grande destaque da loja, na minha opinião, foi o atendimento prestado pela equipe, principalmente, pelo Anthony. Enquanto turista, nada é mais prazeroso do que entrar em uma loja de fragrâncias em um outro país, que fala uma língua diferente da sua, e se sentir em casa. Fica claro o treinamento dado aos funcionários, para que o cliente se sinta à vontade a fim de experimentar as fragrâncias, sem receber olhares de reprovação ou pressão na compra. Há uma democracia no luxo! E cada vez mais, esse tipo de atendimento está se tornando raro nas butiques do ramo, mesmo naquelas que trabalham com o mercado de massa. Portanto, se você for a Nova Iorque, não perca a oportunidade de conhecer a loja (e o Anthony). Em breve, a marca terá sua página dedicada no nosso banco de resenhas. 

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Ali perto está a famosa Quinta Avenida e a gigantesca Saks Fifth Avenue. Mas desta vez, eu não entrei nela ou na Bergdorf Goodman, outra luxuosa loja de departamentos da região. A próxima parada foi na conhecida Macy’s, que é visita obrigatória dos turistas na Big Apple. Além das marcas mais famosas do mercado de massa, há algumas mais sofisticadas, como Tom Ford. Com cerca de US$150 dólares é possível comprar uma boa fragrância da grife, ainda mais se a loja estiver fazendo promoções. Para quem é fã, indico uma visita. A loja é famosa por oferecer boas promoções em diversos departamentos, desde vestuário até malas de viagem.

Perfumart - Passeios NYC - Macy's

E como férias em Nova Iorque significa andar até cansar, ali perto tem uma loja da Rituals que encerrou as atividades no Brasil, há alguns meses atrás, por causa da instabilidade política e financeira. É legal passar por lá e conferir as fragrâncias, assim como as velas perfumadas. O kit com quatro velas pequenas da Private Collection Black estava custando US$45.

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E ao final deste dia agitado, acabei encerrando as andanças na Times Square, um dos locais mais movimentados de Nova Iorque e, talvez, do mundo. Lá se encontra a nova loja da Arabian Oud, empresa que possui mais de 800 lojas espalhadas em cerca de 33 países e encabeça o mercado de fragrâncias e incensos no Oriente Médio e África. A loja foi inaugurada em setembro de 2016 e possui uma apresentação imponente, que mistura muita madeira e detalhes dourados. A iluminação é acolhedora, o cheiro de incensos puros é inebriante e os frascos fazem você viajar para um outro lugar, onde luxo e sofisticação são traduzidos através de fragrâncias orientais e ricas em oud.

Perfumart - Passeios NYC - Arabian Oud 8

Eu já havia passado em frente à loja um dia antes, mas ela estava muito cheia, obviamente. A empresa escolheu um ótimo local para atrair turistas e apresentar seus produtos. Desta vez, já no final do dia e próximo do encerramento das atividades, foi mais fácil conhecer o conceito e me apresentar à maravilhosa Maya – gerente da loja –, que possui expertise no mercado de luxo e traz um sorriso constante no rosto. Foi ela quem me mostrou pedaços da madeira de Agar, que é matéria-prima para a produção do famoso óleo essencial utilizado nas fragrâncias da casa. E enquanto a conversa rolava, uma das lascas era queimada no incensório, produzindo uma fumaça perfumada de oud em uma daquelas experiências que não vivenciamos todos os dias.

Perfumart - Passeios NYC - Arabian Oud 1

São tantas opções de perfumes e preços disponíveis, que a única certeza que eu posso deixar aqui para vocês é: Arabian Oud é mais uma daquelas paradas obrigatórias para quem visita Nova Iorque em busca de fragrâncias complexas e exclusivas. Podem procurar pela Maya e falar que leram sobre a loja aqui. Tenho certeza que ela vai se lembrar de mim (foi uma das lives mais movimentadas do meu Instagram nos últimos tempos).

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Um dos meus poucos compromissos pré-agendados era uma visita à loja oficial da Bond No.9, localizada na Bond Street, nº9. Eu já havia visitado a loja em 2012 e foi uma das grandes experiências da época, pois fui um dos três ganhadores de um concurso mundial, realizado em 2011, e havia um contexto emocional envolvido. Além disso, sempre gostei muito das fragrâncias da casa.

Infelizmente, a visita não ocorreu conforme o planejado, já que a pessoa com quem eu tinha acertado os detalhes estava ausente e, para minha surpresa, ninguém estava ciente da minha possível visita durante aquela semana. Ainda por cima, não me deixaram tirar fotos ou gravar vídeos para os meus seguidores, que é algo difícil de entender em tempos de redes sociais, ainda mais quando se trata de uma loja com portas abertas ao público. Foi, literalmente, uma perda de tempo para mim e a impressão que restou não foi das melhores. Contudo, não deixarei de continuar apreciando as fragrâncias por causa de uma possível falha de comunicação (ou interesse).

Perfumart - Passeios NYC - Bond n9

Mas, como dizem por aí, depois da chuva sempre vem o sol (estava chovendo no dia). E toda a decepção de antes deu lugar à uma sensação incrível de alegria e recompensa com o que aconteceu em seguida. Eu estava aguardando um material da nova coleção de perfumes de Rosendo Mateu, que me seria entregue através de uma representante na cidade: MiN New York.

A MiN New York possui a sua própria linha de fragrâncias (absurdamente deliciosas), mas também revende perfumes de diversas marcas, tais como: Amouage, Montale, Jovoy, Heeley, Kerosene, etc. Uma loucura! E já que eu estava pelas redondezas, decidi arriscar e conhecer a loja, antecipando o assunto da encomenda em meu nome e descobrindo novas criações. E foi uma daquelas decisões que mostram que sempre que uma porta se fecha, uma maior ainda se abre. Neste caso, uma maior e mais bonita, me levando para dentro de uma loja acolhedora, extremamente organizada e com uma das pessoas mais educadas que eu pude conhecer durante a viagem: a Nida.

Perfumart - Passeios NYC - MiN New York 7
No fundo, a coleção de fragrâncias MiN New York, que fica em um display magnético, mantendo os frascos suspensos.

Ela me apresentou todas as 16 fragrâncias próprias, contando o conceito de cada uma delas e as suas devidas composições, sem qualquer traço de impaciência ou pressa. Foi uma verdadeira viagem por dentro das ideias do criador da grife, Chad Murawczyk, através da sensibilidade transmitida pela Nida. Inclusive, revelei para ela algumas das fragrâncias que tem tudo para ser sucesso garantido junto aos brasileiros. Fora isso, ainda tive a chance de experimentar todas as fragrâncias disponíveis na loja, matando a minha curiosidade a respeito de algumas (é claro que não consegui experimentar todas, pois o acervo é enorme).

Portanto, segue mais uma dica valiosa: em uma próxima visita à Nova Iorque, separe um tempo para conhecer a MiN New York, localizada na Crosby Street, 117. Garanto que vai valer a pena!

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A etapa de férias em Nova Iorque foi chegando ao final e me restou conhecer uma loja, após algumas mensagens privadas de seguidores entusiasmados: “Não deixe de conhecer a Le Labo”. Lá fui eu, no dia seguinte, rumo à loja mais próxima dentro do meu roteiro. Pelo que me consta, a loja principal fica localizada em outro lugar, na Elizabeth Street. Mas eu acabei passando pela loja localizada na 29th Street, a fim de conhecer os perfumes da marca. A apresentação é bacana, com um estilo de laboratório envelhecido, no qual é possível ver o envasamento das fragrâncias na hora da compra. Além dos perfumes em concentração Eau de Parfum, dá para comprar perfume em óleo, velas aromáticas e outros cosméticos. Particularmente, a grande maioria não me despertou muito interesse. Gostei do Poivre 23, do Patchouli 24, do Cuir 28 e de mais uns dois, que não me recordo agora. O rapaz que nos atendeu foi bastante simpático, embora o outro (que parecia ser o responsável) estava com cara de poucos amigos. Uma pena!

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De toda forma, foi uma semana de grandes descobertas, que me mostraram que a cidade tem muito a fornecer aos que buscam novidades dentro da perfumaria. E acredito que da próxima vez, não será diferente.

Encerro esta parte do post com uma observação importante para quem pretende visitar a cidade: em 2012, não notei a presença tão massiva de pequenas lojas que vendem perfumes de todos os tipos, desde marcas mais conhecidas às de nicho, sejam lacrados ou testers. Desta vez, encontrei várias lojas agrupadas, que me chamaram a atenção por estarem vendendo perfumes da Bond No.9 a apenas algumas quadras da loja oficial, por cerca de US$100 para um frasco de 100ml (tester). Para mim fica muito clara a questão da originalidade, dentro da oferta e do produto em questão. Até porque, as fragrâncias originais (e seus respectivos provadores) só podem ser comercializadas pelas lojas próprias da grife, que estão espalhadas pela cidade. Mas, infelizmente, nem todo mundo se liga nesse detalhe e acaba correndo o risco de comprar um produto que não é legítimo. Fiquem atentos!

 

ORLANDO 2017 

A segunda etapa da viagem pelos Estados Unidos aconteceu em Orlando, pois eu já estava com saudade da diversão nos parques temáticos e nos outlets, também conhecidos como os “parques de diversão para adultos”.

Mas se engana quem pensa que em Orlando não dá para vivenciar grandes experiências na perfumaria. Muito pelo contrário! A diversão começa dentro do próprio aeroporto.

No meu caso, depois de uma semana com muito trabalho misturado ao lazer, conforme contei para vocês, é lógico que o meu foco aqui era diversão e nada mais (tudo bem, umas comprinhas também, confesso). Mas sei que muitos brasileiros viajam para Orlando cheios de encomendas de perfumes. Por isso, vou deixar aqui algumas dicas interessantes:

  • Os outlets ficam abertos até tarde, fechando por volta das 23h. E os estacionamentos são livres, não há cobrança. Isso significa que você pode ir e voltar quantas vezes quiser, inclusive, após se divertir nos parques, que costumam fechar entre 20h e 21h (dependendo da época). Em setembro, alguns fecham às 17h e se preparam para as noites de terror, por conta do Halloween;
  • Existem vários quiosques de perfumes espalhados pelos outlets, além das lojas multimarcas;
  • Fiquem atentos às lojas próprias como Tommy Hilfiger e Calvin Klein, que vendem suas fragrâncias no interior dos estabelecimentos. Às vezes, as ofertas estão mais tentadoras;
  • Se tiver com tempo, não compre no primeiro dia, porque você poderá encontrar algo mais “diferenciado” fora dos outlets, como eu explico abaixo.

Saindo do eixo de compras nos outlets, também há vida perfumada em Orlando. Porém, essa é mais cara e mais interessante para quem quer conhecer produtos de marcas mais específicas. E por incrível que pareça, tem gente que não sabe que é possível encontrá-las por lá ou descobre tarde demais. Então, para quem pretende viajar para Orlando, que é um lugar no qual o aluguel de um carro é item obrigatório, a minha dica valiosa é conhecer o The Florida Mall e o The Mall at Millenia, que são shopping centers.

No primeiro, há uma loja de departamentos muito boa, no mesmo estilo da Saks e da Macy’s, que se chama Dillard’s. Foi lá que pude conhecer o Pi Air, de Givenchy e o Dark Rebel, de John Varvatos, que me impressionou positivamente. No segundo, tem a famosa Bloomingdale’s, que trabalha com algumas linhas mais exclusivas e que tem estandes de L’Artisan Parfumeur, Penhaligon’s, Bond No.9, entre outras de mais prestígio no mercado de massa, como Hermès, Tom Ford, Acqua di Parma, etc. Inclusive, foi lá que pude ver, pela primeira vez, algumas fragrâncias da linha Aerin Lauder, que não eram totalmente desconhecidas por mim, pois a grife foi citada nas minhas listas de lançamentos desde que foi lançada.

Perfumart - Passeios Orlando - Aerin Lauder

Bem pessoal, espero que tenham gostado das dicas e deste “pequeno” relato das minhas férias. Mas calma, pois ainda não acabou. Daqui eu parto para uma semana em Buenos Aires, cidade que eu adoro visitar na América do Sul. Fiquem de olho no próximo post em Passeios Perfumados. Abaixo, algumas aquisições para complementar o meu acervo. 💙

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