shadow

OUD DE CARTHAGE, DE BOUCHERON

Perfumart - resenha do perfume Boucheron - OUD de CarthageOud de Carthage retrata um pouco da história de Cartago (como chamamos em Língua Portuguesa), que foi uma antiga cidade colonizada pelos Fenícios e que disputou com Roma o controle pelo Mar Mediterrâneo. Mais tarde, foi refundada como colônia Romana e fez riqueza no comércio de tecidos tingidos para os nobres.

Dentro da Boucheron La Collection representa a importância de Carthage no trecho de passagem para terras da Tunísia, envolvendo o comércio de especiarias, incensos e pedras preciosas. Os caçadores de pedras estavam sempre atrás do quartz fumê, pedra de brilho enigmático, assim como o cheiro do oud.

A fragrância de Oud de Carthage foi criada por Dominique Ropion e composta através da união de incenso e mel, no topo da pirâmide olfativa, abrindo caminho para notas de fava tonka e absoluto de ládano, no coração, rumo à base de oud e couro.

Na pele, Oud de Carthage carrega menos oud do que a gente espera e mais qualidade do que a gente acredita. Assim que o perfume é aplicado, parece exalar um cheiro de camurça. O incenso é sutil e o resultado da sua união com mel é mais sedoso do que esfumaçado (ou fumarento, como alguns gostam de chamar). Quando a fava tonka se faz presente, traz aquela cremosidade já conhecida no universo dos perfumes. É quando a fragrância ganha jeito de oriental e o aspecto acourado do ládano começa a desenhar o rumo final da evolução. Por fim, Oud de Carthage traz uma base mais seca, na qual o couro tem mais destaque do que o próprio oud, que deveria ser a estrela da composição.

Para quem espera o cheiro animálico e medicinal do oud ou aquela faceta mais amadeirada e achocolatada de algumas espécies, a decepção pode ser grande. Em termos de oud, na minha pele a nuance mais proeminente é mesmo a amadeirada, mas nada que seja extravagante ao ponto de dizer: “uau, que Oud fantástico”. Na minha opinião, é um perfume oriental e mais focado no couro do que na nota de Oud. Mas, sinceramente, a qualidade da fragrância é muito perceptível. Não é uma bomba, mas possui projeção moderada, refletindo o conceito de elegância da casa, e a fixação é muito boa.  

De acordo com a empresa, as concorrências olfativas seriam Oud Wood (Tom Ford), Oud Ispahan (Dior) e Oud Royal (Armani Privé).

Siga o meu conselho e faça um favor a si mesmo: esqueça o oud e imagine que este perfume se chama Leather (ou Cuir) de Carthage. Tenho certeza que o efeito vai ser mais positivo desta maneira.


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, avaliador olfativo, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

2 comments on “OUD DE CARTHAGE, DE BOUCHERON

  1. Bruno Dias

    Na sua opinião ele realmente parece com o out wood de tom ford?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *