shadow

CALANDRE, DE PACO RABANNE

Perfumart - resenha do perfume Paco - CalandreCalandre faz parte dos clássicos da grife. Inclusive, ao acessar a página oficial da empresa, é lá que você irá encontrá-lo. Foi criado em 1969, ou seja, tem quase 50 anos de idade e muita história para contar. Aliás, por falar em história, dizem que seu frasco foi inspirado no edifício Sede das Nações Unidas, com suas amplas janelas sobre colunas retas, reforçando o conceito urbano e arquitetônico de linhas puras, usando vidro e metal.

Mas há controvérsias: há quem diga que Paco se reuniu com Pierre Dinand (criador do frasco) e disse-lhe que queria evocar um casal mantendo relações sexuais em um carro. Na época, Dinand protestou, dizendo que era bastante desconfortável e que precisariam de um carro grande, um Rolls Royce, por exemplo. Então, depois de estudarem o design do carro e o conceito de sexo sobre o capô, eles tomaram como inspiração a grade frontal do radiador, que em Francês se chama Calandre.

O perfumista foi Michel Hy, criador de clássicos de uma era, como Rive Gauche (1971), Mademoiselle Ricci (1967), Ivoire de Balmain (1980), entre outros. Obviamente, depois de quase cinco décadas, já sofreu reformulações e a matéria-prima não é mais a mesma. Inclusive, Calandre era vendido em concentração Eau de Parfum e, atualmente, é fabricado como Eau de Toilette.

Possui aldeídos, bergamota e acorde verde, na saída. No corpo, conta com notas de jasmim, raiz de íris, lírio do vale, rosa, gerânio e jacinto. Por fim, a base traz notas de sândalo, âmbar, almíscar, vetiver e musgo de carvalho.  

Calandre nasceu para quebrar regras: seu frasco era muito inovador para uma fragrância feminina daquela época. E o perfume não poderia ser diferente: uma rosa metalizada, com nuances atalcadas (típicas dos perfumes dos anos 70) e estilo avant-garde, de projeção e fixação absurdas.

Me lembro deste perfume no final dos anos 80 e consigo notar muita semelhança com o que é vendido hoje no mercado. Mas é claro, não dá para comparar a potência absurda de antes com a moderada de hoje. Na pele, abre floral e datado, bem old school, com nuances atalcadas muito presentes. Com o passar do tempo, um teor metalizado se funde à rosa e abre espaço para uma base mais balsâmica e musgosa, que permeia por toda a evolução. A barreira entre feminino e masculino se acaba num piscar de olhos e, por esse motivo, Calandre sempre foi muito elogiado pelos homens ao longo dos anos.

Como a concorrência sempre existiu, em 1971 Michel Hy se envolveu na criação de Rive Gauche, para a casa de YSL. São realmente similares, mas este último é muito mais floral e feminino, na minha opinião.

Calandre resistiu ao tempo, às mudanças na moda e no mercado e se manteve fiel – dentro do possível – ao que sempre representou no universo da perfumaria. E continua lindo, elegante, derrubador de estigmas e gêneros e com projeção razoável e durabilidade alta. Na minha pele, ao menos, dura cerca de dez horas.

Se existe uma faca de dois gumes na perfumaria, que é pontuda, afiada e cortante, ela se chama Calandre.


 

The following two tabs change content below.
BORRIFANDO CONHECIMENTO HÁ ANOS. Crítico de fragrâncias, jurado de premiações nacionais nas categorias de perfumaria fina e cosméticos masculinos, além de consultor particular de estilo em fragrâncias e criador do Perfumart, maior blog especializado no assunto.

Latest posts by Cassiano Silva (see all)

15 comments on “CALANDRE, DE PACO RABANNE

  1. Carla Márcia Macabú Arêas

    Calandre…para sempre Calandre! Ganhei da minha mãe quando eu tinha 15 anos, le Parfum, frasco pequeno; desde então, apesar de conhecer muitos – e ótimos! – da perfumaria francesa, é o meu predileto (não o substituo nem mesmo por Channel N° 5).Calandre,terna e eternamente Calandre.

  2. Silvana terneiro

    Cassiano bom dia.comprei um calandre na sephora.made in espanha.nao dura nada.nem uma hora.e ai deve ser falso?

    • Acho pouco provável que seja falso, porque é uma empresa global pertencente ao grupo LVMH.

  3. Sempre usei o Calandre, vidro pequeno, meu marido me presenteava com esse, Caleche, depois não via mais. O melhor é o perfume que água de perfume? Consentra mais né ?

  4. RICARDO CORREA DE OLIVEIRA

    Oi Cassiano, aqui estou de novo! Tenho 60 anos e desde cedo, lá pelos finais dos anos 60, meu nariz afinadíssimo para as fragâncias da época, se deparou, através de uma colega de escola, que usou o perfume de sua mãe, como este ícone feminino dos anos 60 e 70. Ainda tenho o perfume original em minha memória olfativa, até porque a mesma pessoa foi namorada de meu irmão gêmeo e ela, ofertou-lhe uma lembrança borrifada com este perfume. Indescritível e inesquecível. Até aquela época, 1971, foi a melhor fragância até então sentida. Calandre sempre esteve em primeiro lugar em minha lista, até que nos anos 90, nos primórdios do advento da internet, eu comprei um. Que ódio, que decepção. É um crime o que fizeram com a reputação de um perfume maravilhoso daqueles anos 70. Passaram-se mais de 15 anos e o perfume foi pro lixo. Fiquei envergonhado diante de tanta propaganda para quem eu dei de presente.

    • Sem dúvidas, não é como o original…assim como tantos outros que foram reformulados com o passar das décadas. Mas é um perfume que ainda tem muita qualidade e personalidade, acima de tudo.

  5. marcia

    Gostaria de saber onde comprar , só encontro o EAu de Toillete, o cheiro não é igual.
    Posso ter comprado falsificado. No site do Paco Rabanne não entregam no Brasil

    • Calandre não é mais fabricado em Eau de Parfum há um bom tempo.
      Nas lojas mais conhecidas do mercado (Época, Sephora, Beleza na Web,etc.), que realmente trabalham com a PUIG, não tem como ser falsificado.

  6. glaucia

    como saber quando comprar um perfume realmente original, pois pagamos caro. E onde me sugere comprar em lugar confiável.

    • No Brasil, sugiro sempre as lojas mais “famosas”, pois compram os produtos direto do fornecedor (importadora) oficial das grifes e praticam preços tabelados.

      • Maria Izabel

        Eu amo esse perfume. Ganhei de um grande amor, mas hoje não consigo encontrar igual. Será que na França encontraria?

        • Acho que sim. Às vezes, até em estoques das lojas do Duty Free, dependendo do local.

  7. Isaura

    Olá, amei sua resenha sobre o Calandre. Sou apaixonada por este perfume que pra mim realmente é um clássico ainda mais por ter sido criado no ano do meu nascimento….rsrsrs.
    A primeira vez que tive contato com o perfume foi mágico, não conseguia parar de cheirar. Minha irmã que trabalhava em um Apart Hotel ganhou de uma cliente um vidrinho, sim, era pequeno e na época o perfume era meio que oleoso ( desculpe minha ignorância, não sei bem ao certo o nome correto ), mas era um pouco mais diferente de hoje. Eu pegava escondido dela ( ela não deixava eu usar, falava que era importado e tinha que durar, mas eu usava pra ir a escola e me sentia o máximo ) e lembro que o perfume fixava na roupa, mesmo lavando, ainda conseguia sentir um pouco do cheiro maravilhoso. Enfim, cresci e passei a comprar.
    Hoje compro uma vez no ano, pois o preço aumentou demais e não posso me dar mais a esse luxo ( pra mim é um luxo ter esse perfume maravilhoso). Ano passado consegui comprar e me dei de presente e foi até engraçado pois parcelei em 10 x e o perfume acabou em pouco mais de 30 dias rsrsrs, mas valeu a pena. Infelizmente, não sei quando poderei comprar outro, mas esse é e sempre será “O PERFUME”. Um forte abraço e sucesso, muito sucesso.

    • Obrigado por compartilhar essa história linda Isaura. Calandre é mesmo um perfumão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *